sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Educação Inclusiva







Para a maioria que me lê, sabe bem do que se trata, mas há quem ainda não saiba, ou quem não queira enxergar a nova realidade da Educação.
Educação Inclusiva é o basta no preconceito, pois todos tem os mesmos direitos e todas as escolas tem que estarem preparadas a receber o aluno, seja ele como for.
Estou vindo do blog da amiga Kekel, que tem como título: Escolas Inclusivas: sonho ou realidade?
Ela trata desse assunto de forma real, mostrando a realidade da inclusão.
Dá dicas de outros sites.


Mas é isso, como podemos deixar de sonhar com a realidade tão próxima nesse aspecto?
Vamos abrir os olhos e vamos apoiar. Que parta do educador, a família, os amigos, entre outras pessoas.


Quem quiser saber mais sobre esse assunto, pode ler a partir do Wikipédia e tantos outros sites, buscando no Google.


Imagem desse post retirado do Google

26 comentários:

  1. Ola. Vim somente me despedir, pois estou saindo de viagem com a familia! Otimas festas de final de ano pra você! Ate 2011!

    Passa la no blog! =DD

    ResponderExcluir
  2. No dia em que o poder público assumir a responsabilidade constitucional e a educação deixar de ser tratada como mercadoria , onde se vende ensino (e não educação) , acho que o problema da inclusão estará resolvido. Vou lá dar uma lida no link que você indicou, Ana Karla. Abraços. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  3. Ana
    eu acho que inclusão aqui no Brasil precisa sair do papel e entrar na escola.
    Como?
    Formando todos os profissionais da educação para atenderem esta necessidade.
    Fui lá conhecer a Kekel, excelente informação.
    gostei muito mesmo.
    Vamos juntas, fazendo a nossa parte, divulgando e conversando vamos encontrando novos horizontes.
    beijos.
    ah. postei o selo que eu ganhei de você hoje.
    valeu1

    ResponderExcluir
  4. Alá Ana Karla
    Trabalho em uma escola inclusiva,e lá as coisas felizmente funcionam.Os alunos de inclusão, têm um estagiário a sua disposição para um atendimento mais próximo e imediato. A escola inclusiva é possível, basta toda comunidade assumir.
    Bjux

    ResponderExcluir
  5. Concordo que falta preparo profissional. Na escola pública, com tantos alunos em sala, nenhum professor poderá facilmente incluir alguém, pois não há espaço físico e nem psíquico para tamanha demanda. a escola tem que ser repensada com o um todo.

    ResponderExcluir
  6. Ana Karla,

    Legal esse post, nos faz refletir, penso que grande parte do problema está na dificuldade de trabalhar a inclusão como algo natural, o grande preconceito ainda está dentro da escola e no seu corpo docente. Mas creio que mudanças estão acontecendo e acho que num futuro bem próximo teremos maiores avanços. Obrigada pelas felicitações pelo meu aniversário.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não tenho uma opinião totalmente formada a esse respeito. Tenho minhas dúvidas e meus questionamentos.
    Gosto muito de ler sobre o assunto para tentar montar meu quebra-cabeça interno.
    Obrigada por compartilhar....

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post, Ana!

    Sou professora e vejo que tudo é consequência de uma boa base educativa.

    Quando temos a oportunidade de inclusão em diversos aspectos, formamos um cidadão mais consciente da realidade a sua volta.
    Isso é fantástico!

    ótimo post, meeesmo!

    Beijo grande, tem brincadeira pra voc/e lá no meu blog!

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma amiga que o filho é especial e ela penou muito até encontrar uma escola que "aceitasse" o filho como ele é. Infelizmente o sentimento de compaixão só passa perto do ser humano quando o destino o coloca em uma situação de dificuldade - daí sim ele se compadece daquele que tem o mesmo problema. Afora isto, o Estado tem que capacitar as escolas com ambiente e bons profissionais. Como a Liliane bem escreveu, precisa sair do papel e ser "bem" praticada!
    Ana Karla, deixei um cartão de natal no "Luz" para você! Vamos espalhar o espírito do natal, que ele seja iluminado e que o menino Jesus abençoe todos os lares. Bom fim de semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  10. Educação no Brasil é sempre um tema polêmico.
    Sou professo mas dei aulas por apenas 2 anos, pois me desencantei.
    Na época se ganhava pouquíssimo (mesmo que hoje ainda se ganhe, era menos ainda) e o cenário, na escola estadual em que trabalhei, era de um desinteresse que intui que nunca mudaria...
    Tomara que um dia levemos a sério a mais linda profissão que existe.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Um Natal de muita Paz e um ano novo repleto de realizações.
    Que as luzes que enfeitam esta data iluminem sua vida o ano de 2011 inteiro.

    Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

    Renata

    ResponderExcluir
  12. Oi Ana Karla...obrigada por estar passando o meu blog. Ele foi criado em meu curso de especialização como atividade de uma disciplina. Ao contrário de minhas outras colegas, resolvi continuar com ele, mesmo porque trabalho com educação inclusiva.
    Lendo o Wanderley, fiquei muito feliz em saber que em sua escola a inclusão funciona. Em minha pesquisa para o TCC, tb vivenciei muitas experiencias de sucesso. Tb trabalho numa escola que tem inclusão, funciona, mas nem todos os profissionais têm a coragem de viver.
    É claro que existem muitos profissionais empenhados em fazer uma escola inclusiva, mas falta muito para chegarmos no ideal.
    A responsabilidade é de todos: governo, família, professores...

    Abraços fraternos a todos

    Beijão para vc Ana Karla

    ResponderExcluir
  13. Ana, pelo que acompanho desse tema, e vejo nas escolas, percebo que ainda há muito a se fazer no Brasil.
    Mesmo escolas que se dizem preparadas, por vezes ficam apenas nas boas intenções.
    Uma sociedade inclusiva requer uma mudança gigante de pensamentos e sentimentos.
    Não adianta a inclusão parar nas escolas e, da porta pra fora, ser tudo tão desigual.
    Mas, de passinho em passinho, vamos progredindo.
    Todo trabalho sério nesse sentido merece o maior respeito.
    Beijão

    ResponderExcluir
  14. Ana Karla, queridona!
    Educação é o que queremos e precisamos de verdade.
    O resto poderá vir com tranquilidade, mas isso é o ponto crucial de todos os governos e até agora, nada foi feito com vontade política verdadeira.
    Torçamos para que isso mude, precisamos de um futuro melhor para nossas crianças.
    beijos e ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  15. Karlinha, esse mês fiz várias viagens, inclusive pelo interior da Bahia, onde fiquei vários dias sem acesso a internet. Por isso, andava sem visitar o seu blog. E agora, que surpresa boa! Está ainda mais bonito! Parabéns! E, como sempre abordando temas de extrema importância para a educação. Beijo!

    ResponderExcluir
  16. Como será bom, se der certo e se prosperar. Será como antigamente. Nas escolas estudavam havia alunos de todas as classes sociais, eram educados e convivíamos muito bem. Funcionava

    ResponderExcluir
  17. Esqueci de concluir.
    Beijos
    Maria luiza (lulú)

    ResponderExcluir
  18. Oiee!!
    Por incrível que pareça eu no ginásio estudei em uma escola inclusiva, é do Estado e é considerada até hj uma das melhores na minha cidade em Mogi das Cruzes....tempo bom demais.Tds os alunos e professores sem execeção sabiam a linguagem dos sinais pra se comunicar melhor.
    Bjss♥ e ótima semana pra ti!!

    ResponderExcluir
  19. PS:O novo template com suas fotos está um show de arrasar!!!

    ResponderExcluir
  20. Ana muito legal isso!
    Agora eu achei show o comentário do José Cláudio, ele disse exatamente o que penso!
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Ana Karla antes de mais nada seu blog ficou lindo!!!
    Este tema me faz pensar que se fala muito e pouco se faz...

    Apesar de eu ter me concedido uns dias para descansar da rotina dos blogs, estou passando de casa em casa para deixar um beijo e desejar que o seu Natal seja do jeito que sonhou!!! Feliz Natal também para todos os seus!
    Antes do final do Ano estarei de volta!!!
    Inté lá!
    Um beijo grandão minha querida amiga!
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  22. Eu acho que esse papel de tornar a Educação Inclusiva funcional, cabe ao todo.

    AMIGOS, obrigada pela interação num assunto tão importante e em breve quero falar mais sobre esse assunto.
    E agradeço os elogios a parte.

    Xeros

    ResponderExcluir
  23. Olá, amiga
    Hoje, Domingo, está postado o meu cartão virtual para você que me acompanha com tanto carinho e amizade nesse ano de 2010...
    Obrigado pela amizade e que Deus recompense seu incentivo ao meu Blog!!!
    BOAS FESTAS!!!
    Abraços e bjs festivos
    Roselia

    ResponderExcluir
  24. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    COMPARTIENDO ILUSION
    MISTURACAO

    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...


    AFECTUOSAMENTE : OS DESEO UNAS FIESTAS ENTRAÑABLES 2010- Y FELIZ AÑO 2011 CON TODO MI CORAZON….


    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE ACEBO CUMBRES BORRASCOSAS, ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER Y CHOCOLATE.

    José
    Ramón...

    ResponderExcluir