quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Blogagem Coletiva - Minha Idéia é Meu Pincel



Bom dia!


Antonio Poteiro - Bumba Meu Boi


De cara, essa me lembrou uma música de Luiz Gonzaga que diz assim:

A Feira de Caruaru,
Faz gosto a gente vê.
De tudo que há no mundo,
Nela tem pra vendê,
Na feira de Caruaru.
Tem massa de mandioca,
Batata assada, tem ovo cru,
Banana, laranja, manga,
Batata, doce, queijo e caju,
Cenoura, jabuticaba,
Guiné, galinha, pato e peru,
Tem bode, carneiro, porco,
Se duvidá... inté cururu.
Tem cesto, balaio, corda,
Tamanco, gréia, tem cuêi-tatu,
Tem fumo, tem tabaqueiro,
Feito de chifre de boi zebu,
Caneco acuvitêro,
Penêra boa e mé de uruçú,
Tem carça de arvorada,
Que é pra matuto não andá nú.

Tem rêde, tem balieira,
Mode minino caçá nambu,
Maxixe, cebola verde,
Tomate, cuento, couve e chuchu,
Armoço feito nas cordas,
Pirão mixido que nem angu,
Mubia de tamburête,
Feita do tronco do mulungú.
Tem louiça, tem ferro véio,
Sorvete de raspa que faz jaú,
Gelada, cardo de cana,
Fruta de paima e mandacaru.
Bunecos de Vitalino,
Que são cunhecidos inté no Sul,
De tudo que há no mundo,
Tem na Feira de Caruaru.

Porém analisando melhor e lendo o título, penso logo na festa do interior que tem parque de diversão, tem alegria, tem brincadeiras de roda entre tantas outras. 
Ai como era bom balançar na "Barca"!
E o Bumba Meu Boi é uma brincadeira muito boa, o homem por debaixo da fantasia, eu tinha até medo!
Ai!
Não quero ver.
(risos)
Era assim, mas hoje é só curtição.
E por falar em curtição, mesmo curtindo as outras telas, essa eu curti mais ainda.
Por que será?
Por que achei parecido com as "coisas" daqui?
Ou o colorido?
Ou a alegria?
É o Bumba Meu Boi do meu País.
Viva!

Essa blogagem coletiva promovida pela Glorinha do Café com Bolo

XEROS!!!


23 comentários:

  1. Fico lendo as postagens das pessoas do Brasil e percebo que nós aqui em Portugal não temos nada parecido. O mais próximo que temos é demasiado violento e aqui chama-se: 'largada de touros' e só acontece em certas zonas do país. Não é boi, é touro. Gostei do que li e aproveito para me despedir da blogagem coletiva. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Participando desta Blogagem coletiva, vim até aqui conhecer o seu blog e a sua participação.
    Muito bom ter lembrado de Luiz Gonzaga, muito boa a sua participação que é também uma homenagem a este cantor que muitas alegrias trouxe para todos.
    Gostei de tudo por aqui e se me permite passo a segui-la.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. ANTÓNIO, agradeço sua presença aqui e vamos nos despedindo dessa blogagem que puxou pelos neurônios. (risos)

    -Obrigada DANI!

    -ÉLYS, fico muito alegre com sua visita e dou-lhe as boas vindas. A permissão tem toda, claro.

    XEROS

    ResponderExcluir
  4. Linda Xerosa!
    Ah como eu queria um dia ver de perto estes folguedos do Norte/Nordeste!
    Você é uma privilegiada, vê isso desde pequenina e deve mesmo botar medo nas criancinhas, mas com o tempo, vão aprendendo e amando as tradições desse povo tão alegre e verdadeiro que é o nordestino.
    Linda sua participação!
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  5. -BETH, seu post mais parece que conheces o Norte/Nordeste na palma da mão. Adorei e obrigada.

    -ALÊ, então "vemtimbora" menino, vem logo conhecer essas coisas arretadas daqui. (risos). Obrigada querido.

    XEROS

    ResponderExcluir
  6. Tive a chance de ter um pouco disto que descreve da sua terra. Amo essa diversidade brasileira.Gostei da sua vibração e me somo ao su coro: É o Bumba Meu Boi do meu País.
    Viva!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  7. Ana Karla, boa mesmo a lembrança do grande Luiz Gonzaga, que tanto amou e divulgou a cultura nordestina.
    Aqui em Minas também faz-se a festa do bumba-meu-boi, principalmente no interior.
    Nosso folclore é rico e colorido.
    E qeu bom que perpetuado em telas, lindas, como esta.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Minha querida Xerosa! Esta tela e esta última blogagem me encheu de alegria!
    Quantas coisas lindas despertou! Que encanto fazer as amigas e amigos lembrarem-se de sua infância, de seus folguedos, e colocar a sensibilidade e a emoção para fora. Estou muito emocionada hj, a tela e a despedida desta coletiva me leva às lágrimas. Lindo, xerosa, lindo demais, falar em Luís Gionzaga, outro patrimônio da nossa terra e da nosa gente! Amo muito tudo isso! Beijo enorme, obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Ana, lindo!
    Nada como uma boa festa com uma boa brincadeira.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  10. Ficou linda essa "bumbada",rssr beijos,chica

    ResponderExcluir
  11. Sensacional seu post Karla.
    Quem mora aí é mesmo privilegiado com festas folclóricas como diz a Beth.
    Luíz Gonzaga representa muito bem o cantar do Nordestino e esta alegria das festas.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  12. OI, querida Karla
    Que encanto!!! Também festejei como vc!!! Vivemos bons momentos cada uma numa parte do Brasil... Legal!!!
    Amanhã passa no meu Blog IDADE que tem sorteio pra quem participou dessa Coletiva tão preciosa. Vou esperar vc, tá?
    Abraços fraternos e bjs de paz.

    ResponderExcluir
  13. Ana
    que delícia
    fui lendo devagarinho e vendo quanta coisa daí que eu nem imagino o que é.
    muito legal né.
    gostei de montão da sua participação.
    até rimou
    rsrs
    beijo

    ResponderExcluir
  14. Aninha, linda
    amei o comentário na brincadeira do sonhar e ser
    posso editar a parte que vc falou do Aninha?
    ou coloco do jeito que está?
    devo colocar hoje tá
    aqui
    no toc de menina, to pensando em fazer a novena de natal, vamo fzer?
    estou pensando em fazer algo que não foque a igreja catolica e nem a evangelica
    algo meio ecumenico
    o que acha?
    beijos
    ou melhor
    xeros
    kkkk

    ResponderExcluir
  15. Olá Ana Karla,
    Esse seu pedaço de chão tem muita HISTÓRIA BONITA que vale a pena ser compartilhada!!
    Nunca vi BUMBA MEU BOI, mas se Deus quiser ainda vou brincar com esse Boi...
    LUIZ GONZAGA, tesouro do cancioneiro brasileiro, quanta saudade desse "nordestino porreta" e de seu filho GONZAGUINHA...
    Parabéns pelo seu POST!!
    Com beijinhos mineiros agradeço sua simpática visita desejando-lhe um agrdável final de semana.
    Regina Coeli

    ResponderExcluir
  16. Olá amiga,
    Mas que sensacional inspiração! Gostei muito do poema, assim escrito de forma mais popular, embora uma palavra ou outra me escape!
    Festas populares sempre me agradam, as pessoas ficam diferentes, mais desinibidas! Aqui na cidade onde moro o mais conhecido e já cartaz turístico é mesmo o S. João que aqui se festeja de forma especial, mas já não tão pitoresco como era.
    Beijinhos,
    Manú

    ResponderExcluir
  17. Oi Ana
    Muito bom seu texto desta blogagem coletiva, muito a cara do Nordeste.
    Bjo

    ResponderExcluir
  18. Essa tela também foi a que mais gostei. Talvez seja pela alegria contida nela que parece nos contagiar.
    Adorei a sua festa!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  19. Linda postagem, Ana Karla!! É linda a tela mesmo pois lembra o Bumba meu boi daqui!! Parabéns!! Um grande beijo, boa noite :)

    ResponderExcluir
  20. Oi Ana Karla!

    Você fechou a Blogagem Coletiva com chave de ouro!
    Lembrar o maravilhoso Luiz Gonzaga foi perfeito!

    Parabéns!

    Beijos
    Lia
    Blog Reticências...

    ResponderExcluir
  21. Linda participação Ana Karla!
    Estou chegando agora, pois fiquei sem net de dia e sem poder ligar o PC de noite por conta de um temporal.
    Resumindo...não deu!!!rssss
    Mas não esqueci e estou aqui para deixar meu testemunho...adorei seu post!
    Beijo grande e xeroso
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  22. -Valeu NORMA, obrigada pela parceria.

    -LÚCIA, Luiz Gonzaga era do povo, do Brasil. Cultura abundante nessa tela.

    -Realmente GLORINHA, eu também senti muita emoção ao relembrar a minha primeira infância. Foi muito bom.

    -JUSSARA, e que brincadeira maravilhosa, que nos faz até emocionar.

    -CHICA e vamos bumbazar...rs

    -Imagina NILCE, aqui é para todos, de todos. Obrigada.

    -Claro ROSÉLIA, vou lá. Obrigada

    -Pois LILI, a gente quando vai lendo conseguimos imaginar e viver um pouquinho, não é verdade? Obrigada.

    -REGINA fico feliz que tenha vindo pra essa festa do Bumba meu Boi, assim mostrou que gostou. Obrigada.

    -MANÚ posso imaginar o São João por aí. Esse poema aqui, Luiz Gonzaga retrata nada mais do que a realidade da feira. Obrigada por ter vindo.

    -Valeu CÉLIA, obrigada

    -Também gostei muito ISADORA, uma festa essa tela.

    -SUZILEY essa tela é mesmo muito animada.

    -ASTRID, já disse que você nunca se atrasa. O importante e que sempre vem.

    XEROS

    ResponderExcluir