domingo, 26 de junho de 2011

Domingo pé de...




"Hoje é domingo 
pé de cachimbo
Cachimbo é de barro,
bate no jarro.
O jarro é de ouro,
bate no touro.
O touro é valente,
bate na gente.
A gente é fraco,
cai o buraco.
O buraco é fundo,
acabou-se o mundo."


Eu aprendi assim:


"Hoje é domingo,
pé de cachimbo.
Cachimbo é de ouro,
bate no touro.
O touro é valente,
bate na gente.
A gente é fraco,
cai no buraco.
O buraco é fundo
Acabou-se o mundo."

Me lembro quando aprendi essa rima, quando ainda era criança. Por muitos domingos, meses, anos eu rimava esta aos domingos.
Acordei a pouco e meu filho perguntou se o irmão não iria ao colégio hoje, achado que era segunda-feira. E eu respondi para ele com essa rima.
Ele então, que já conhecia a rima, correu para buscar um livrinho dele onde tem muitas outras rimas e parlendas.
E está aqui ao meu lado lendo algumas para mim.
Poucas crianças aprendem ou tem interesse por essas parlendas.
Poderia sugerir aos professores, pais ou responsáveis que apresentassem, indicassem, incluíssem essas maravilhas para elas curtirem com a imaginação de cada verso.


Outra muito legal é:


"Um dois, feijão com arroz.
Três, quatro, feijão no prato.
Cinco, seis, galinha pêdres.
Sete, oito, comer biscoito.
Nove, dez, lavar os pés."

Outra:


"Batatinha quando nasce,
se esparrama pelo chão.
A menina quando nasce,
põe a mão  no coração."

Outra:


"Se liga me ligasse,
eu também ligava a liga.
Mas como liga não liga,
eu também não ligo a liga."

Essas foram da forma em que aprendi, porém ela pode mudar uma palavra ou outra, não importa. O sentido e a brincadeira é a mesma.


Estou passando para dar um alozinho.
Meu São João foi arretado.
E agora vou me concentrar para finalizar um trabalho. Portanto essa semana estarei ausente, mas não é abandono. Estarei aqui na medida do possível.


Bom domingo para todos!


Xeros


Imagem desse post retirada do Google

15 comentários:

  1. Legal , eu ad0ro isso! Aprndi assim( na minha ERA,srsr)

    Hoje é domingo
    teu pai é um gringo
    na porta da frente
    fumando cachimbo!


    Um beijo,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Ana Karla, que delícia vir aqui e começar o domingo relembrando as parlendas.Acho que vc é muito amorosa e muito professra com seus filhos. Suas palavras transpiram isso! Quando lecionava eu ajudava cada aluno a construir um álbum de folclore e para cada uma das parlendas, rimas, quadrinhas, etc, fazíamos a ilustração com retalhos, cascas, o que tivesse e numa dessas pesquisas eu descobri que não é pé de cacachimbo e sim "Hoje é domingo
    pede cachimbo. Quer dizer que o domingo pede um cachimbo para fumar. Tem a da batatinha quando nasce se esparrama pelo chão... e é assim... "batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão", bem eu falo como aprendi, rápido e foi ficando assim. Ana Karla, eu passei para vc fazer um post. Eu gostei tanto que o meu virou um "postão" como disse a Lucinha. Passa lá, não é imposto, não tem regras. Fique livre, tá? Lucinha e eu ganhamos de Felipa que mora em Portugal. Belo domingo! Bjbjbjbj!

    ResponderExcluir
  3. Adoro estas cantilenas que me fizeram lembrar outras quando andava na escola.. "Roubei" algumas daqui para contar ás "minhas" crianças que vão delirar! São deliciosas!
    Beijocas e bom domingo!
    Graça

    ResponderExcluir
  4. Bons tempos,adorei a lembrança
    bom domingo minha amiga!
    beijão

    ResponderExcluir
  5. Bom dia...Tenho um livrinho de parlendas e sempre que posso, ensino aos meus aluninhos de 3 anos...as vezzes, eles ate completam com dizeres estranhos aprendidos com irmãos mais velhos, ou primos, amigos, sei la...No final, sempre adicionam:...acabou-se o mundo, vai trabalhhar seu vagabundo! E por ai vai...Mas como tudo e aprendizado e sabemos que, depois da familia, parentes e amigos, eles aprendem com a Escola e com o mundo....então, faço sempre a minha parte e depois, eles irão se aventurar em outras, aprendizagens...La em cima do piano, tem um copo de veneno, quem bebeu morreu, o culpado nao fui eu!...Bjin e bom domingo pra ti...estarei aqui sempre te esperando!

    ResponderExcluir
  6. Oi Karlinha!
    Que delicia poder relembrar essas parlendas do nosso tempo de criança.
    O Matheus aprendeu elas a pouco tempo.Veio na coleção dos livros do Itáu um só de Parlendas.
    Tenho um cd de ciranda da Bahia cantado por crianças que tem essa rima.
    Fiquei muito feliz em receber a sua visita lá no nosso cantinho!
    Um bom domingo para vcs!
    beijos,
    Danny e Matheus

    ResponderExcluir
  7. Oi Karla
    Meu desafio era com o trava-línguas, principalmente pra mim que tenho dificuldades com algumas palavras com r.
    sempre que posso vou guardando essas coisas pra mostrar aos meus pequenos no futuro.

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  8. Engraçado que hoje eu rimei o do domingo para minha neta. É tão bom lembrar!
    Eu conheço essa assim:

    "Um dois, feijão com arroz.
    Três, quatro, feijão no prato.
    Cinco, seis, biscoito inglês.
    Sete, oito, comer biscoito.
    Nove, dez, lavar os pés."

    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  9. Muito legal lembrar destas rimas...traz em si uma inocência infantil, boa demais de sentir.
    Bom domingo....linda semana...beijos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  10. Todas essas palavras tenho na lembrança. Musiquinhas que cantava quando criança e que me parece estão perdidas, infelizmente.
    Estou em falta com meus amigos, pois não tenho tido tempo para todas as visitas que gostaria de fazer. Mas saiba que tem sempre meu carinho.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Ei Ana Karla, tudo bem?
    Na escola que minhas filhas estudaram era bem comum estas parlendas, e elas adoravam.
    Obrigada pelo carinho lá no blog, já estou bem melhor.
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Eu tb aprendi assim: da segunda forma, Ana. Valeu pela bela lembrança de velhos tempos...
    Boa semana, abrçs.

    ResponderExcluir
  13. Vim te convidar para um São João atrasado.
    http://anabelanacasadavovo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá Karla
    Viajei no tempo agora. Conheço todas essas brincadeiras. Hoje essa ingenuidade não existe mais.
    Bjux

    ResponderExcluir
  15. Oi Karla, eu lembrei de uma que eu adorava:
    "Teresinha de jesus
    Deu a queda foi ao chão
    Acodiram-lhe três cavaleiros
    Todos três chápeu na mão."
    Obrigada por este momento.
    Bju

    ResponderExcluir