sexta-feira, 6 de maio de 2011

Professor conectado





Nosso ensino está totalmente ultrapassado, pois o tradicional já estacionou há muito tempo.


O professor precisa se atualizar e fazer de suas aulas algo mais dinâmico e interessante para despertar a curiosidade dos alunos a buscarem sempre mais.


O professor que está conectado é aquele que vai usar a sua imaginação e transformar a sala de aula num local agradável e estimulante para muito mais.


É preciso lembrar que as crianças de hoje já nascem conectadas e o fato de ir a escola é para aprender mais, ou melhor dizendo, compreender melhor com com o que o profissional tem a passar e sendo assim, é preciso lançar novidades.


Após ler no Facebook da minha irmã, fui direcionada a um site que tem tudo, exatamente como queria dizer.


O blog é Acerto de Contas, lá o professor da UFPE, Pierre Lucena, fala dos novos universitários, mas na minha opinião cabe principalmente as crianças do Ensino Fundamental I:


A cabeça do pessoal que está chegando agora na Universidade é completamente diferente das turmas de 5 anos atrás. A cabeça deles é multitarefa. A concentração é algo muito mais complicado de conseguir do que antes.


Acredito que os professores, e eu me incluo nessa, é que estão completamente sem condições didáticas para encarar este novo desafio. Não é raro encontrar colegas cada vez mais estressados com a dificuldade de aprendizagem dos nossos alunos.


Errada está a forma com que estamos dando nossas aulas, que em sua grande maioria são feitas através da forma tradicional, onde o professor passa um certo tempo à frente do quadro, tagarelando e cuspindo a teoria de um livro didático, ou então com seminários em excesso, que ajudam na verdade a esconder um problema de falta de conteúdo do professor, mas que servem para que o aluno desenvolva o mínimo de capacidade de apresentação em público.


A matéria completa você encontra no blog Acerto de Contas.


Vale a pena ler todo.


A todos um ótimo dia!


Xeros!




A imagem desse post foi retirada daqui

25 comentários:

  1. Olá Ana Karla
    O problema é que os alunos , na maioria, estão mais por dentro que os professores, que muitas vezes tendo que trabalhar em várias escolas para sobreviverem, não têm tempo para reciclarem.
    Bjux

    ResponderExcluir
  2. Karla,

    Um assunto muito importante.
    As coisas estão mudando muito e rápido demais.
    Outro dia a minha sobrinha que é super estudiosa, escreveu uma frase no Facebook. "Não entendo porque preciso ir para a escola se existe o Google". Rs
    Apesar de entender que tudo precisa ser atualizado, prefiro a forma tradicional de ensino. Bons tempos!
    Muito bem recomendado, vou acessar esse site e passar pro meu irmão e minhas filhas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Um lindo dia pra ti e que possamos ver professores bem conectados sempre, mas também respeitados...beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Futura pedagoga sempre antenada.
    obrigada pelas palavras de carinho.Desejo a você ,sua mãe ,seus filhotes lindos e abençoados um dia das mães em paz e harmonia,vocês merecem
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Karla, eu vivo esta necessidade de mudanças em duas posições distintas, como você: sinto na sala de aula, com alunos adultos, que vem com muita deficiência de debate, pelo costume de aulas expositivas, onde o professor é detentor do saber. Não sou este tipo de professora, mas por vezes tenho dificuldades de fazer o aluno participar (quando acontece é uma satisfação tremenda!). Mas principalmente como mãe de um menino deste grupo multitarefa em buscar uma escola preparada para esta nova realidade. Está difícil, hein? É só uma carga de informações gigantesca, boa parte inócua, em tarefas muitas vezes repetitivas e desinteressantes. O Bê estuda em uma escola construtivista, com bastante reciprocidade. Mas o que será dele após o 5º ano? Quando terei que procurar outra escola? Não quero que ele viva esta "educação para o enem/vestibular". É para odiar escola/ estudo... Vou visitar o link. Nossa! Me empolguei! rsrs Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Uma reflexão sobre a neccessidade de reciclagem de atualização, que é fundamental para as nossas vidas. Um abraço, Karlinha!

    ResponderExcluir
  7. A educação tem que tomar um caminho diferente...o país tem que valorizar mais o mestre e rever alguns valores!!

    Tenha um ótimo Fim de Semana!!!
    Paz e Luz!!!

    ResponderExcluir
  8. Concordo de verdade com isso, acho que os professores tem que mudar suas posturas diante das novas tecnologias, afinal as crianças de hoje não aprendem mais como nós aprendemos na nossa época, se tem dúvidas recorrem logo a internet e não mais aos livros...

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. Imagino o quanto seja dificil acompanhar essa loucura. Pq as crianças hoje recebem milhões de informações desde que nascem.
    E sinceramente não sei a qual preço isso irá custar.
    Mas o governo, os donos de escola precisam primeiro aprender a valorizar os professores.
    Não sei em que linha do tempo eles passaram de mestres para funcionários poucos valorizados.
    Bom fim de semana!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oiee Karla....gostei do post, bem voltei a estudar ano passado, e neste ultimo módulo infelizmente tinha um prof que usava método antigo pra ensinar, tinham pessoas que evitavam ao máximo ficar dentro da sala durante sua aula, pq era massante e cansativo, enquanto que outros se desdobravam com dinâmica, seminários e apresentações diversas aonde nós alunos nos envolvíamos com os projetos possibilitando a partir de então conhecer e vivenciar o trabalho em equipe....é fantástico!!

    Bom fds

    Bjs♥

    ResponderExcluir
  11. Sou professor de escolas públicas. Obviamente, discordo dessa teoria - e de tantas outras - que joga nas costas do professor a culpa pelo estado atual das coisas. Nas escolas em que eu trabalho, estamos super conectados, trabalhamos com diversos tipos de tecnologias para diversificar a aula, mas os alunos, de maneira geral, não enxergam mais a escola como algo importante. As escolas que têm os IDEB's mais altos são escolas em que o quesito “indisciplina” é tratado como item fundamental para o bom andamento da aula. Por que no Colégio Militar as notas são altas? Lá o professor é respeitado, não é agredido, não é afrontado. Se as escolas públicas resolverem o problema da violência e da indisciplina, o aproveitamento escolar será elevado. Sem respeito ao professor não se consegue nada, apenas discursos estéreis que nascem, invariavelmente, em gabinetes nos computadores de teóricos que não conhecem a dureza da sala.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Ana, não imagino a dificuldade que os professores estão tendo para acompanhar toda essa tecnologia que distraiu os jovens da realidade.
    Eu me daria pessimamente nessa hora, como professora.
    Tem muita coisa errada acontecendo, nossa escola é deficitária há anos e a cada mês apenas piora.
    Muito bom o texto, sua chamada, sua percepção.
    Todos os pais e os professores da atualidade devem estar completamente aturdidos com o momento.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  13. -WANDERLEY, penso que o fato dos professores trabalharem em mais de uma escola, não quer dizer que ele não deve estar por dentro do mundo da internet. Pelo contrário, por ele mesmo seria importante. Lógico que o tempo é escasso.

    -Também LUCINHA, o método antigo é mais eficiente, mas temos que acompanhar.

    - Isso sim CHICA, sempre respeitados.

    -Obrigada YASMINE.

    -É TATI está difícil sim. Fazer com que o aluno se empolgue não é mesmo tarefa muito fácil, por isso que temos que buscar novidades para a idade deles pela internet. Esse é o mundo de agora.

    -Obrigada SUELY!

    -Penso assim também ROBERTA, o professor tem que ter mais valor e por assim sendo a educação por outro caminho.

    -É isso CYNTHIA, o aluno já está condicionado a buscar na interne.

    -Isso é muito importante ANA, a valorização dos professores, mas não somente da parte do governo, como principalmente dos pais e responsáveis.

    -É isso que chamo de professor antenado CRISTINA, lança desafios aos alunos.

    -ED, como você disse, óbvio que seria pra discordar se assim você percebeu que a culpa é do professor. Veja bem, o que quis dizer, não é que o professor é culpado por essa educação, não, de forma alguma. Quis dizer que o professor precisa está antenado no pensamento on line de seus alunos para tentar prender a atenção deles durante uma aula. No momento é a única forma que vejo de um aluno verdadeiramente se interessar na fala do professor.
    O que tem acontecido demais, são professores entrarem na sala de aula e ler o livro para o aluno. Tenho um filho no 7ºano e ele mesmo se queixa dessa atitude que muitos professores estão tendo. No caso do meu filho, ele aprende apenas com uma boa explicação na sala de aula, então o professor tem que expor de todas as formas a sua sabedoria com sua criatividade.
    E lógico que concordo com você, quando fala da dureza da sala de aula de escolas públicas. Tenho visto de perto essa realidade, violência e indisciplina.

    -LÚCIA a colocação foi muito boa, a internet está distraindo o aluno e assim ele vai perdendo o interesse na sala de aula.

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho sobrinho que é professor também e me contou que ensina numa sala onde todos os professores detestam ir.
    Ele disse que com ele é diferente, ele gosta de estar com esses alunos e os mesmos lamentam quando a aula acaba. O professores costumam perguntar o que ele faz e ele simplesmente começa com um assunto nada haver da aula, mas de interesse deles e vai introduzindo o assunto de forma que os alunos ficam curiosos em saber mais.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Ana! Quão pertinente é esse seu texto! De fato é bem isso que anda acontecendo, alguns professores, ou a sua maioria, não tem conseguido acompanhar o ritmo de informação dos alunos, métodos clássicos não mais interessam ou prendem a atenção, algo é preciso ser feito com urgência, caso contrário o ensino vai ficar ainda pior no Brasil.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi, Karlinha! Bom dia!!!! Se nós não nos atualizarmos sempre, fica difícil seguir o ritmo... E isso, não somente nos bancos escolares, não acha? A realidade das salas de aula, hoje, é bem outra... Entendo isso, ao ver o ritmo de estudos e compreensão dos meus filhos. Algumas vezes, sinto que sou ultrapassada ou mesmo, "antiga", como a minha filha falou outro dia para sua professora de matemática. Pode? Ela disse para a professora que eu não pude ajudá-la a entender um dos exercícios porque eu era antiga e na minha época não havia esse "tipo" de raciocínio... Me senti uma burra orelhuda!KKKKKKKKK Beijo e tenha um ótimo final de semana... LÜ

    ResponderExcluir
  17. Olá Ana, passei para desejar um lindo dia das mães, beijos

    ResponderExcluir
  18. Minha mãe E sua Mãe
    Que ao dar a benção da vida, entregou a sua...
    Que ao lutar por seus filhos, esqueceu-se de si mesma...
    Que ao desejar o sucesso deles, abandonou seus anseios...
    Que ao vibrar com suas vitórias, esqueceu seu próprio mérito...
    Que ao receber injustiças, respondeu com seu amor...
    E que, ao relembrar o passado, só tem um pedido:
    DEUS, PROTEJA MEUS FILHOS, POR TODA A VIDA!
    Para você mãe, um mais que merecido:
    Feliz Dia das Mães!
    Você merece!!!
    Meu abraço meu carinho para você

    Feliz Dia Das Mães.
    beijos e beijos com infinita
    ternura,Evanir.
    www.aviagem1.blogspot.com

    Nosso Dia Das Mães..Brasil

    ResponderExcluir
  19. Ana,
    Estou passando por aqui para desejar-lhe um excelente e feliz dia das mães.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  20. Olá Aninha,olha eu novamente,rs!!!
    Vim desejar um Lindo Dia das Mães!!!

    Muita Luz!!!

    ResponderExcluir
  21. Ana Karla, concordo plenamente com o que diz este professor, pois vejo que alunos hoje em dia estão desestimulados diante da inércia e caduquice de nosso ensino, por isso não vibram com a escola e escola tem que ter vibração, senão o vídeo game e computador em casa são os itens de maior importância para os alunos.

    Querida, feliz dia das mães com seus lindos filhotes ao seu lado, parabéns!
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  22. Vim aqui desejar
    ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥
    Pra você...
    ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥
    Um dia colorido...
    ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥
    Um dia feliz...
    ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥
    Um dia cheio de paz...
    ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥
    Um dia cheio de afeto...
    ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥
    Um dia cheio de serenidade...
    ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥
    Um dia cheio de esperança...
    ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥
    E o mais importante...um dia cheio de amor!!!

    FELIZ DIA DAS MÃES!!!

    ..........$$....$$$....$$$
    ............$$$....$$$.$..$$
    ..........$$$.$...$$$...$$
    .........$$$$.....$$$.....$$
    ........$$$$$...$$$$..$$..$$
    .......$$$$.....$$$......$$$$...$$
    ......$$$$$......$$$......$$$..$$$
    ......$$$$$$......$$$......$$$..$$
    ......$$$$$$$....$$$....$$$..$$
    .......$$$$$$$$ $$$...$$..$$
    .$$....$$$$$$$$$$$$$$..$$
    ..$$$...............$$
    ...$$$$...........$$
    ....$$$$$.........$$
    .....$$$$$$.......$$
    ......$$$$$$$.....$$
    .......$$$$$$$$...$$
    .........$$$$$$$..$$
    ...........$$$$$$$.$
    ..............$$$$$$
    ....................$$$
    ......................$$
    .......................$$
    ........................$$
    .........................$$
    ...........................$$
    ..............................$$
    ................................$$
    ..................................$$

    Beijos da Kekel

    ResponderExcluir
  23. Obrigada pela dica, vou conferir! Bjsss

    ResponderExcluir
  24. Oi Ana Karla!
    Obrigada pela sua visita!
    É nítida a necessidade dos professores de se aperfeiçoarem e de darem aulas mais dinámicas para os alunos. Isso é inquestionável, mas não é só isso que precisa ser revisto na Educação.
    Eu acho ótimo os professores terem que admitir que os alunos, hoje em dia, sabem mais do que eles, porque ainda se sentem como os "detentores do saber" e isso os ajuda a exercitarem a humildade.
    O que eu percebo é que está totalmente errado afirmar que se fizer tal coisa tudo melhora ou se fizer tal outra coisa tudo melhora. Vários pontos precisam ser revistos para serem melhorados.
    Na minha profissão, a equipe que pertenço trabalha a saúde emocional e psíquica do professor. Eles estão stressados e adoecendo justamente por causa das várias mudanças que estão acontecendo e uma delas é a mudança de postura. O caminho para se chegar ao aluno precisa ser refeito. Ao rever esta nova postura, o professor vai se descobrindo e isso é extremamente importante, porque, como nós falamos no video, "não se ensina o que se sabe, só se ensina o que se é".
    Como vc está percebendo este assunto é muito complexo e é um trabalho a ser feito a longo prazo. Para isso, a paciência é fundamental.
    Bjussss

    ResponderExcluir
  25. -NÉIA, como andem pesquisando, os professores também precisa de cuidados, devido aos estresse adquirido no di a dia.

    -kkkkkkkk LU, nossos filhos estão a nossa frente e assim será com os filhos deles.

    -Valeu WELZE!

    -EVANIR, muito grata.

    -VERA obrigadaaaa

    -Obrigada RO!!!

    -POis é BETH, o foco maior da criançada é mesmo o vídeo game, mas nós responsáveis temos que fazer algo. Temos que ter uma boa parceria com os educadores.

    -KEKEL que lindo! Obrigada, viu?!!!

    -FERNANDA, a gente vai ajudando uma a outra...

    -GEISA, fico muito agradecida por ter aceito meu convite.
    Gostei demais dessa frase:
    "não se ensina o que se sabe, só se ensina o que se é".
    Aliás, assim como o comentário o vídeo é muito bom. Já estou recomendando.

    XEROS

    ResponderExcluir