segunda-feira, 2 de maio de 2011

On line ou off line?

Imagem retirada do Infância Livre, aqui.


No último sábado, estive numa conversa informal com minha cunhada e meu sobrinho que é filósofo e também professor, sobre o uso da internet pelas crianças e adolescentes.


O professor disse-me que, quase sempre cita sites sobre o assunto do dia, e que os adolescentes se interessam em pesquisar e comentar com ele no dia seguinte.
Sempre tem uma novidade e eles interagem com total harmonia, sem conflitos de geração.


Cheguei a conclusão que não importa a idade do professor, mas sim, se ele está atualizando e acompanhando o pensamento de sua turma para que haja uma harmonia no relacionamento professor/aluno.


Citei então nessa conversa o fato de ser uma regra em minha casa, usar o computador apenas nos finais de semana.
Isso já acontece desde pequeninos quando se tornaram internautas. Já estão acostumados e nunca pedem para usar o computador durante a semana. 
O uso durante a semana é restritamente para alguma pesquisa da escola.


Mas aí é que está o problema, se os professores citarem mesmo algum site, para ser visto em casa, sem obrigação, os meus filhos saem perdendo.
Além do mais, na idade deles, a maioria navegam diariamente e sempre chegam no colégio com uma novidade que viram pela internet, ou um grupo que jogam o mesmo jogo e por aí vai.


Depois de refletir sobre essa conversa e sobre esse meu pensamento, resolvi então, que eles terão a partir de hoje, uma hora diária de internet para fazerem suas pesquisas e outras coisas a mais com a minha supervisão, claro. 
Mas tem uma condição: diariamente fazer uma pesquisa de algum assunto dado na sala, não importando a matéria e assim o restante do tempo para darem uma olhadinha em outras coisinhas dos seus interesses.
Sendo assim eles vão poder se atualizar diariamente, sem ter que esperar o final de semana e estarem a par das conversas com seus amigos.


Então, não podemos vetar, nos dias de hoje o uso da internet assim como eu vinha fazendo, mas não quer dizer que é para liberar geral, não, não não.
A internet para essas crianças e adolescentes tem que ser medida e fiscalizada diariamente.


Fiquem de olho!


-----------------------


A aqui em Recife/Olinda, a semana terminou e começou com muita chuva e muitos alagamentos.
É preciso cuidado ao sair de casa e se possível sair apenas se necessário.


A todos uma boa semana.


Xeros!



35 comentários:

  1. Pois é Ana Karla!!! Agora você me fez lembrar quando eu era pequena que só podia ouvir rádio em determinados dias e com minha avó do lado...
    Foi bom pois li mais..por outro lado sabia menos do mundo.
    Hoje em dia fica impossível vedar o acesso à net para os pequenos...mas é preciso estar atento com certeza.
    Beijos para uma linda semana.
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  2. Temos que estar ao lado deles...Mas fizeste bem,creio!

    Pesquisas de imagens no google por exemplo sai cada uma, não?

    Cuidado não custa nada!!Não nos arrependeremos de mais esse trabalho,beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  3. É necessário deixar os filhos usarem a Internet, mas é preciso sempre estar supervisionando. Creio que você está fazendo certo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana Karla!
    As crianças estão cada vez mais cedo em frente ao computador, isto é uma faca e dois gumes!
    Se despertam as crianças para o que sabemos tem de interessante no mundo também as despertam para tudo que não acrescenta nada. Acho que deve ser na medida certa, acho que você fez bem! Bjos e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  5. É por aí mesmo, hoje o estudante que não usa a internet fica praticamente sem papo com os colegas, mas esse uso tem que estar sempre sob a supervisão dos pais.
    Bjux

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana Karla

    se todos os pais ou mães fizessem isto, as crianças cresceriam tão mais saudáveis, é uma pena que muitos não o fazem, não educam nem impõem limites por comodismo. O resultado é desastroso.

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  7. ANA,
    REALMENTE, ENTENDO QUE COIBIR TOTALMENTE O USO
    DA INTERNET NÃO É RECOMENDÁVEL.
    MAS É TOTALMENTE RECOMENDÁVEL QUE ESSE USO SEJA
    ASSISTIDO PELOS PAIS OU RESPONSÁVEIS.
    VOCÊ AGIU BEM, COM SENSATEZ.
    ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  8. Certíssima, Ana Karla. O que me admira é você ter essa consciência que a maioria dos pais mais jovens não têm hoje. Meu neto mais velho tem apenas 4 anos e já me peguei pensando até quando ele seguirá sem interesse pelo computador e se minha filha saberá ter controle sobre a situação. Espero que sim!

    Tomara que o tempo melhore aí para vocês.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Olá Anna, este assunto estava na página 2 do meu livro de regras para criar filhos, mas não sei como ... voou, perdeu-se ao vento.Por isso tive que usar o bom senso, muito complicado, não é? No tempo dos meus filhos adolescentes e jovens o computador era da família e ficava na sala, onde todos nós usamos, quando queiramos e todos nós sabíamos tudo que o outro estava fazendo. Hoje são homens e não moram mais comigo e sei que se algo de errado fizerem na Net, eu não vou mais me sentir responsável. Porém, a maioria dos jovens hoje tem o seu próprio PC e os guardam em seus quartos, dificultando a fiscalização dos pais e facilitando o envolvimento com um mundo tão perigoso quanto sair de casa a noite sozinho. O fato é que temos que educá-los para que quando estejam sozinho saibam agir com responsabilidades, pois o futuro das escolas inclui a internet. E quanto a isso ninguém pode evitar. Aprendi muitas coisa com a educação deles, entre elas que as palavras chaves são: Educação, responsabilidade, confiança, amor, companheirismo. Estas palavras estavam na página 3 do manual. Boa sorte, beijos

    ResponderExcluir
  10. Certissima Minha linda!
    BeijossSSS no coração e uma semana abençoada

    ResponderExcluir
  11. Olá Karla,

    Acho que você teve uma atitude certíssima em "liberar" a internet durante a semana para seus filhos, acredito que o caminho certo é ensinar a melhor forma de usar essas novas tecnoligias e não privar!

    Beijinhos para você e uma ótima semana!!!

    ResponderExcluir
  12. Por isso dizem que as mães estão sempre atualizadas, antenadas nas idéias e posicionamentos novos; principalmente se vindos de quem sabe o que diz.
    Também nós, adultos, estamos em fase de aprendizagem e podemos modificar nossas posições quando situações novas se apresentam.

    bjs.

    ResponderExcluir
  13. Ana querida,

    Meu filho fará 18 anos em julho, e já mora em outra cidade maior para ter acesso à um estudo de melhor qualidade. Você acredita que somente no início deste ano, 2011, é que eu disse para ele alterar as suas senhas para que eu não mais tivesse acesso. Aliás, eu entrei nesta de orkut, face, MSN e por aí vai, para ficar de olho nele...Aí eu gostei e pronto, estou aqui. Temos que estar ao lado deles sempre! Agora já vivo outra realidade, mas estou sempre antenada, fazendo com que ele, apesar de ter namorada, amigos, me considere sempre uma amiga e confidente !!! Assim a gente vai levando, pedindo à Deus sempre sabedoria do alto dos céus para guiá-los...

    Beijo grande amiga, não consigo mais viver sem você,

    Rita Barroso

    http://blogdachickitabakana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Aqui em casa, meus filhos estudam em horários diferentes, então uma hora para cada um.A noite só entram se é necessário e não consiguiram fazer no horário deles,como a TV e programação.Paz e bem

    ResponderExcluir
  15. Karla,

    Um assunto que muito me preocupa. Quando estava no Brasil, ajudava minha filha a monitorar isso.
    Mas o meu neto Gustavo, é muito estudioso, e não deixa de estudar e fazer os deveres de casa, pra ficar jogando etc.
    Acho que você fez muito bem em impor regras, e muito melhor estar sempre atenta.
    Aqui também é Outono, chove muito e a temperatura já caiu.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  16. -ASTRID, creio eu, por experiência própria, que regrar a internet para as crianças não seja difícil. Tem que ter essa atitude logo quando pequeninos, pois assim se torna uma coisa natural.

    -CHICA, as imagens chocam mais do que o prórpio texto sobre o assunto.

    -Espero que sim ÉLYS. rs

    -Então vamos acertando conforme vamos vivendo, né VALÉRIA?

    -É WANDERLEY, eles tem que ter esse acesso para não serem excluídos.

    -POis é VAN, atitudes como essa em é tão difícil de ter, pois se começar pequenino com todas as regras e limites, eles vão crescendo habituados.

    -VERA, nada como uma conversinha com os antenados e assim vamos acertando e errando também.

    -LÚCIA, acho que todos correm demais em busca do dinheiro, do salário gordo e esquecem que geraram uma vida que precisa de educação, ensinamentos e limites, então sem muito interesse nessa área, aí acontece muitas dessas coisas que costumamos ver por aí. Você é uma vovó ótima, ajudando na fiscalização. Achei massa!

    -É MONICA, essa história de PC tem que ficar visível. Nada de notebooks particular. Certa demais. Quero sempre ter essas palavras chaves comigo.

    -Valeu ROSANE! Obrigada

    -MINÉIA sua opinião é de grande valor, por saber do seu foco com as crianças. Obrigada.

    -Pois é MARILENE, quero estar sempre antenada para dar o melhor de mim pra eles e poder ajudá-los na compreenssão desse mundo.

    -RITA, você falou em ponto muito importante: possuir a senha das crianças. Essa é mais uma importante atitude que os pais tem que estar atentos. Depois, assim como você fez, já grandes, cuidem de suas particularidades.
    Obrigada pelo carinhoooooo.

    -Excelente BEL, é assim que devemos fazer. Cada um com sua horinha e tudo certo.

    -LUCINHA, certamente o Gustavo já foi criado com limites e ainda mais estudioso é que fica mais fácil.
    Haja chuva por aqui.
    Valeuuu!


    XEROS

    ResponderExcluir
  17. Bom dia,Ana Karla!!

    Achaste uma ótima solução!
    Sem supervisão não dá!!As vezes pesquisando imagens bem inocentes me aparece cada uma!!!Já levei muito susto!rsrsr
    A internet pode ser uma excelente ferramenta , para enriquecer o conhecimento,mas sempre, com supervisão.
    Beijos pra ti querida!!
    **Por aqui também choveu, mas o problema é o frio!!!Nossa, aja casaco!!Tá gelado...

    ResponderExcluir
  18. Aqui td mundo vai na internet td dia acho só minha mãe que as vezes não vai mas eu e minhas irmãs sempre vem no computador até meu irmão mais novo vem mas não sempre eu poderia mudar isso mas teria que pensar porque seria complicado rsrs

    Bjss

    ResponderExcluir
  19. Oi Karla, que bom que tomou a decisão mais acertada, pois a privação só causaria um desconforto pra eles diante dos colegas em termos de aprendizado, pesquisa, mídia etc podem até se sentir excluídos e isso causa problemas emocionais
    Aqui em casa sempre monitorei tudo, nunca teve senhas e sempre fiquei de olho
    Hoje meu filho está com 18 anos, mas sempre teve a liberdade de ficar na net tanto pra estudar como para falar com amigos e jogar, mas primeiro o dever depois a diversão
    Sempre conversei muito com ele sobre responsabilidades e coisas perigosas, como dar endereço, informações pessoais etc
    Hoje em dia não se tem mais o que tínhamos antigamente, brincar na rua, jogar bola, ter liberdade etc, então como o meu é filho único ou era a Tv ou era a net,mas ele começou a navegar já tinha uns 10 anos
    Tudo bem conversadinho as crianças aprendem a ter limites e saber o que é certo ou errado, aí a gente pode ficar mais tranquila
    Beijos e ótima semana pra ti!

    ResponderExcluir
  20. Aqui é tempo estabelecido e fins de semana. Foi o que achei mais coerente,porque quando eles querem ...
    beijo e um bom dia Ana!

    ResponderExcluir
  21. Ana, como é importante isso, saber dosar e acompanhar o uso da internet. A velocidade das informações exige uso diário mesmo, embora que mesmo assim seja preciso impor limites. Você está agindo de maneira sábia!

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Aninha, concordo com você!!! É inevitável o uso da net mas FIQUE DE OLHO!!!

    Beijinhos!!!
    Paz e Luz!!!

    ResponderExcluir
  23. Oi Karla

    Concordo com você.
    Podem até usar, mas com moderação e supervisão de um adulto. O meu não tem limites porque não dei.
    Fiz muito errada, mas agora adulto, só quando está trabalhando que não está na net jogando online.
    A responsabilidade é nossa.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  24. Penso que educar é assim,flexibilizar, analisar passo a passo as regras.
    Boa sua atitude.
    bjs

    Até amanhã em PERDAS.

    ResponderExcluir
  25. Oi Ana!
    Hoje em dia se minha mãe fizesse isso comigo, acho que surtava. Mas logo quando chegou internet na minha casa eu só mexia nos fins de semana, mas era porque não existia banda larga. confesso que entrava escondida a tarde, o que me entregava era o som do discador...hahhahahaha...
    Mas as coisas mudaram tanto, mais tanto de lá para cá. estava conversando sobre isso com minha tia; ela estava me contando sobre algumas historias da filha dela que é novinha e fiquei comparando quando eu tinha a mesma idade e cheguei a conclusão de que eu era uma criança bem inocente.

    Fico muito feliz que voce tenha gostado do conteudo do blog, mas me diz: através de quem voce conheceu meu blog?

    http://euusogenerico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. As crianças que procuram por informações erradas na internet, são aquelas que longe da internet são estimuladas em sua curiosidade. A pessoa já entra direcionada dentro de seus próprios interesses.
    Meus filhos sempre ficaram livres para acessar e nunca tiveram problemas, mas eu sempre monitorei as páginas visitadas e dei-lhes responsabilidade quanto ao conteúdo. Quando muito pequenos, sites de conteúdo adulto eram bloqueados. Também levo em consideração que o tempo para eles acessarem é bastante curto, devido às outras atividades. Acho complicado as crianças que passam o dia em casa com internet disponível e pais distantes.
    Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  27. Oi Ana... vc tá certíssima em controlar o que seus filhos acessam pela net! Assim como tem coisa boa nela, há muita maldade tbem e nada mais justo do que tentar proteger os filhos disso. Uma hora diária eu acredito que seja suficiente para eles para resolver assuntos de escolar e tals... parabéns por zelar tão bem dos seus filhos. Se outros pais fizessem o mesmo, talvez não haveria tanta barbaridade por aí. bjos

    ResponderExcluir
  28. Oie, passei pra te convidar a participar dos sorteios dos meus blogs www.viviass.blogspot.com
    e www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com
    bjs

    ResponderExcluir
  29. Oi Ana Karla!

    Realmente muito bom o assunto que você trouxe. Eu, por um tempo, também proibi a minha filha. Mas não acho que seja por aí não. Hoje em dia, ela é que me atualiza, rsrsrs. Me mostra um monte de coisa que tá rolando pela internet, novos sites, novas ideias, novidades em geral. Acho que, como tudo, a gente tem que ter é o tal do equilíbrio, não é verdade?

    Beijos

    Carla

    ResponderExcluir
  30. Ai, essa internet!
    É um caso complicado para quem tem os filhos nesta idade, pois todo o cuidado é pouco e você tem toda a razão de controlar e ficar de olho.
    Até eu já levei susto quando abro uma coisa e me aparece outra. Devia ser mais controlada a rede, infelizmente ainda tem muita coisa a ser feita em prol de proteção para nossas crianças.
    beijinhos cariocas

    ResponderExcluir
  31. Boa noite, como sempre nos informando sobre assuntos importantes, mas saiba que apesar de ser uma professora atualizada, em casa eu sou a mais viciada em internet, mas para o bem é claro...mas concordo com seu texto; equilibrio no uso da internet tem que existir...bjin

    ResponderExcluir
  32. Oi filhota
    Acho que você acertou.É só acompanha-los e orienta-los.
    Beijo
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir
  33. Obrigada pela sua visita no meu blog...sua mãe sempre dá um pulinho no meu cantinho..rs.
    meu blog é novo na verdade,tenho muita ainda para arrumar ele beleza mesmo!!!
    Muito bacana seu texto..tenho dois filhos de 14 anos e 17 anos meninos e temos que ficar de olho mesmo.
    bjim

    ResponderExcluir
  34. -VIVIAN,a gente vai acertando conforme vamos dançando.
    Imagino o frio por aí...rs

    -JES, é importante estarmos conectado diariamente para estarmos atualizadas.

    -É sim ISA, na monitoração tudo dá certo. Há meu tempo que brincava na rua com tantas brincadeiras...

    -É isso YASMINE, estamos no caminho certo.

    -Valeu NÉIA, obrigada.

    -Estarei RO, na medida do possível. rs

    -Totalmente nossa NILCE.

    -Estarei lá NORMA!

    -LUCIANA, me lembrei agora do discador...rs era bom demais aquele sonzinho conectando.

    -Também acho LUMA, as crianças ficam em casa "sozinhas" sem monitoramento e normalmente passam muito tempo on line e sabe se lá o que acessam.

    -Obrigada ICH, vamos acertando e cuidando.

    -Opa VIVI, vou lá ver.

    -Verdade sim CARLINHA, vamos equilibrando e fiscalizando. rs

    -Eu também BETH, já vi cada horror ao clicar na página errada,,, nem te conto.

    -Valeu SIMONE, vamos fiscalizando para o bem.

    -É isso aí LULÚ.

    -CLÁUDIA, eu que te agradeço por corresponder. Vamos ficar de olho!

    Xeros

    ResponderExcluir
  35. Querida Ana Karla bom dia..obrigada por sua visita novamente..
    Bem ainda não encontrei no wordpress a parte se seguidores,acho que não tem…..estou pensando em migrar para outro tipo de blog…
    mas você pode deixar comentarios,eu vejo todos ..
    Você pode me seguir pelos comentarios mesmo por enquanto..

    Beijos mil para você,tenha uma boa sexta com Deus.

    ResponderExcluir