quinta-feira, 19 de maio de 2011

Mãe?



É sim, Mãe.




Esse nome talvez seja o mais usado em todo o mundo.
Chamamos a mãe em todas as circunstâncias.
Na alegria,
na tristeza,
na dor,
no favor, 
na explicação,
na orientação,
na defesa, enfim.


Tornar-se Mãe é muito fácil, mas "ser" Mãe é muito difícil.


Mãe tem uma carga imensa a ser cumprida diariamente.


A pouco estava conversando com meu pré-adolescente(tá crescendo meu bebezinho), quando ele me disse que  conta nos dedos da mão, as mães que são parecidas comigo.


Pra nuvem sem escala. rs


Claro que isso foi um enorme elogio e que eu amei.


Ele me disse que quase nenhuma mãe vai no colégio, nem assistem as suas apresentações, nem levam para o esporte, nem olham as tarefas, nem isso, nem aquilo.
Em cada coisa que ele dizia"nem", eu ficava mais animada.
Depois, pensando melhor, sei que sou mesmo uma mãe fora dos parâmetros solicitados aos nossos dias atuais.
Tudo bem que participo de tudo, mas se fosse pela metade já estaria de bom tamanho.
O que quero dizer, é que ao mesmo tempo que fiquei feliz com ele falando tudo aquilo, também fiquei triste, pois sei que há alguns coleguinhas dele que não tem mãe presente.
Eles me olham com tanto carinho, querendo um colinho, que fico até sem graça.
Eu conheço bem cada amigo dele da escola. E com isso sempre estou em contato com todos.


Tudo isso tem um preço, viu?!!


Mas veja bem, mãe é mãe, seja como for, vai ser sempre a melhor mãe para cada filho.


Seu filho sempre terá orgulho de sua mãe, sabendo que, qualquer dificuldade de sua presença seja justificada positivamente.


Viva as mães!


Xeros!


Imagem desse post retirada daqui

24 comentários:

  1. Olá Karla,
    Já quis aqui entrar e não consegui!
    Gostei da tua reflexão sobre esse difícil papel que é ser mãe. Eu mãe de dois filhos, avalio o quanto é complexo!
    Como tu, dei todo o apoio aos meus filhos, mas também um dia chegou a hora deles dizerem «mãe n andes sempre atrás», os meus colegas gozam dizendo que somos «filhinhos da mamá»! rssssss
    Às vezes tb contrariando aquela protecção que sempre queremos dar, temos que fazer alguma contenção!
    Isto foi só para te mostrar a outra face da questão!
    Beijos,
    Manu

    ResponderExcluir
  2. Oi Karla, eu sou este tipo de mãe também. Mesmo quando tinha uma carga maior de trabalho nunca deixei de acompanhar o Bê. E nas festinhas, eu não fico na mesa batendo papo, até converso, mas eu acompanho os passos do Bê. Tem horas que me questiono se não preciso soltar um pouco as rédeas, mas ainda acho bem difícil. Gosto de estar por perto, que ele saiba que tem nosso apoio e amparo. Adoro assistir as aulas de judô. E eles mostram isso no comportamento, não é? O Bê é uma criança que, apesar de muito agitado, é elogiado nos círculos que frequentamos, por que é doce, gentil, atencioso. Acho que é isso. Dá trabalho, tem um custo, mas vale o retorno!
    Beijos e parabéns pelo reconhecimento de seu pré-adolescente. Nesta idade vale mais ainda!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana Karla!
    Que é bom este reconhecimento, isto é, viu?
    Sempre fui uma mãe presente e até hoje quando escuto um "obrigada, mãe" por fazer isso ou aquilo, dá um nó na garganta!
    Beijão e ótimo dia!

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo,Continua assim,não vais te arrepender.

    Estou bem emeocionada pois hoje minha mãe foi hospitalizada e não se sabe... Só não quero que sofra ... beijos,chica

    ResponderExcluir
  5. Oiee...nouss...chamo minha mãe até pra pegar toalha, pois a dona esquecida aki....afff....
    Mas enfim, sinceramente ñ sei o q seria de mim sem ela, gosto de chegar em casa pra conversarmos, e olhe q assunto ñ falta!!
    Ñ é a toa que depois que nos mudamos pra Pernambuco, tenho umas irmãs tortas que deixo chamar minha mãe de mãe....mas aviso logo:num abusa não!!!rsrsrs
    bjs no♥

    ResponderExcluir
  6. Ana Karla,

    Como professora, sei bem o que é esta ausência e esta presença de mãe da qual seu filho lhe relatou. Isto é totalmente comum nas escolas, seja de qualquer nível social ou econômico. Se as mães soubessem o que significa esse tal momento de "ajudar nas tarefas da escola" para as crianças... é muito profundo. E para se fazer isto não é necessário ter "instrução/conhecimento", o que conta mesmo é o AMOR e o tempo que a mãe se dispõe a dá-lo ao seu filho.

    Beijos em você e em seus filhos,

    Rita Barroso

    http://blogdachickitabakana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ana o reconhecimento de Matheus já é tudo de lindo.Caramba se todo filho fosse assim,seria muito mais bacana.Lindo demais o que escreveu ,fiz um poema sobre isso ,parecido ,vou procurar,pois Rubens me chama demais e nós mães também temos necessidade de colo né? rs
    beijão e parabéns

    ResponderExcluir
  8. Que bom, Ana Karla. Elogio de filho, ainda mais pré-adolescente, é muito sincero. Imagino sua felicidade. Está certa, "erradas" são as que não cuidam, não são presentes nas vidas dos filhos. Mas a maioria está no trabalho, batalhando pra dar uma vida melhor a eles, acredito nisso.
    De todo jeito, trabalhando fora de casa ou não, sempre tem que haver tempo para as crias.
    Beijo!

    (mandei email, mas voltou. Não é o que está no seu perfil? Envie-me seu endereço: luciahsf@oi.com.br)

    ResponderExcluir
  9. O ideal, realmente é a mãe estar sempre presente, participando da vida do filho. Meus parabéns!...

    ResponderExcluir
  10. Ana, amei seu texto e fiquei feliz em, mais uma vez, perceber que vc é mãezona mesmo. Uma delícia ouvir palavras como as do seu filho, lindo,lindo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Aninha,
    Parabéns, curta esse elogio menina, é muiiito bommm!
    Tão gratificante!!!
    Bjsssssssss

    ResponderExcluir
  12. Muito lindo o texto, parabéns por você ser assim, beijos.

    ResponderExcluir
  13. Que bom isso, admito eu amo minha mãe mas que tem certas coisas que eu queria que minha mãe fizesse por isso quando eu for mãe acho q vou ser um pouco diferente em alguns pontos mas muita coisa serei igual a ela pq se não fosse ela eu não seria o q sou hoje.

    Bjss

    ResponderExcluir
  14. Muito lindo ver seu filho reconhecendo tudo de maravilhoso que voce faz por ele...nossos filhos, sabem que os amamos, mas não tem ideia do real tamanho do amor que temos por eles... pois cuidamos deles movidas por tanto amor e com certeza vale a pena tudo o que fazemos...
    Beijos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  15. Mais do que um elogio, é um reconhecimento e uma certeza de que você está no caminho certo. Parabéns!

    A propósito, domingo nos encontraremos em cima ou embaixo?

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Muito bom este seu texto, Karla!Parabéns por você ser assim.
    Acho que a palavra mãe ao invés de ter 3 letras deveria ter trinta.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. O teu pré-adolescente é maravilhoso e tu uma mãe sempre presente... E quando se tem um filho homem que, de vez em quando, me pergunta: posso sentar-me aqui??? "Aqui" é o meu colo... e eu fico com tantas saudades do tempo que ele cabia inteirinho no meu regaço e...ainda sobrava espaço!
    Mil beijos para os dois.
    Graça

    ResponderExcluir
  18. Boa noite, me vi na descrição de teu filho sobre voce, então, posso me considerar uma dessas poucas maes iguais a dele...rsrs...mas na verdade, eu e que tenho filhos maravilhosos e quando conto para alguem, e dificil de acreditarem, mas e tudo verdade sao dois anjos que vieram ao mundo gerados por mim, mas para me proteger,cuidar de mim, me fazer feliz, to emocionada, muito lindo seu post., obrigada...bjin e que DEUS vos abençoe sempre!!

    ResponderExcluir
  19. Essa é a nossa Aninha dos XEros gente!
    E Viva As Mamães!!!
    Beijossssss

    ResponderExcluir
  20. -MANU essa sua reflexão é muito importante, pois muitas experiências de mães de adultos, já passaram por tudo isso e nós mesmos como filhas sabemos que um dia tudo deixa de ser "bonitinho" para ser um grande mico. Bem lembrado. Obrigada.

    -Vale sim TATI, foi por isso que fiquei tão animada. kkkk

    -VALÉRIA, excelente, espero sem compromisso, claro, um reconhecimento.

    -Sinto muito CHICA. Estimo as melhoras de sua mãe.

    -TERESA então a sua é mãezona, hein! Bom demais

    -RITA, valeu!!! Sei bem que acontece isso com a maioria das crianças na escola. Só tenho a lamentar.

    -Temos sim YASMINE, as vezes nos colocamos no lugar deles e eles fazem muito bem esse papel. rs
    Quero ver o poema.

    -LÚCIA, vou enviar o e-mail,,, é esse mesmo do perfil. Vamos ver dar certo. OBrigada.

    -É sim ELYS, muito importante a participação, menos que seja sacrificante.

    -NÉIA, sou mãezona mesmo e assino em baixo sem nenhum constrangimento. E depois dessa de hoje...amei.

    -É sim MARLI muito gratificante. Eu diria até que foi um reconhecimento.

    -Obrigada ARNOLDO!!!

    -JES você acaba de me emocionar. Defendeu a mamãe e elogiou. Muito bonito.

    -É mesmo VALÉRIA, nossos filhos não tem idéia do amor que temos por ele. Nem gosto muito de escrever essas coisas aqui no blog, mas achei importante compartilhar com todas as mães.

    -ELAINE, nos encontraremos em cima, ok?

    -kkkk MÔNICA essa é boa, trinta letras de muita dedicação.

    -Ai que bonitinho GRAÇA...lindo!

    -SIMONE, como disse na resposta, achei muito emocionante seu comentário. Concordo plenamente: temos anjos a cuidar de nós. Perfeito!

    -Valeu ROSANE, obrigada.

    XEROS

    ResponderExcluir
  21. Oi Ana...
    imagino sua carinha de contente quando ouviu tudo isso.
    acho que no fundo eles pesnam, ainda bem que eu tenho mãe, porque eles as vezes até reclamam da gente, mas sabem que é por amor e cuidados que a gente procura estar presente.

    uma graça o seu "menino"

    certamente ele vai carregar essas lembranças pra sempre.

    parabéns Ana Karla por ser ponderada, amiga e presente com sua familia.
    um bom fim de semana tá.


    ai... aqui tá um frio danado, espero que aí o sol tenha aparecido. rs

    ResponderExcluir
  22. Olá filhota.
    Este é meu Matheus.
    Viva as Mães, sim.
    Viva! para você.
    Beijos. Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir
  23. oi amiga
    Sempre procurei ser uma mãe mais que presente, acho até que muitas vezes me excedi, mas sabe que às vezes me vejo me cobrando por não ter feito mais por meus filhos...
    Acho que mãe é assim mesmo, faz o melhor, até mais do que pode, e pensa sempre qie poderia ter feito mais
    bjs
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderExcluir
  24. Oi Karlinha!
    Quanto tempo querida.E vejo que volto aqui no blog para ler um post muito especial!Adorei!
    Fico feliz em saber que neste mundo ainda há mães como nós,que vivemos e presenciamos tudo que nossos filhos fazem por inteiro!
    Teu filho deve ter orgulho dessa mãe tão querida e especial que ele tem.
    Um grande beijo e um lindo final de semana,
    Danny e Matheus
    www.mamysdematheus.blogspot.com

    ResponderExcluir