sexta-feira, 30 de abril de 2010

Bullying 3





Bom dia!
Imagem da internet


Mais uma vez estou abordando esse assunto, pois o índice de Bullying está crecendo cada vez mais e nós, adultos, precisamos ter atitudes para acabar com essa violência.


Li uma reportagem com Allan Beane, numa revista e vou dividir com vocês alguns trechos.
Segundo a revista, Allan Beane é um dos maiores especialistas em violência entre estudantes. Diz que a omissão dos educadores é fator decisivo para o aumento de casas.
O filho dele sofreu bullying no colégio, tinha problemas que ele desconhecia, no coração. Teve uma parada cardíaca e morreu.
Ele diz também que 30% dos suicídios entre jovens são causado pelo bullying.


Como acontece?
O bullying é uma forma de comportamento agressivo, que é intencional, doloroso(física, emocional e psicologicamente) e persistente. A vítima pode ser agredida fisicamente, com socos, tapas, empurrões. Também podem ter seus pertences destruídos ou roubados.


Como identificar?
A vítima costuma ter um repentino desinteresse pelos estudos. Seu aproveitamento escolar diminui e isso aprece nas notas. Normalmente fica feliz no final de semana e infeliz durante a semana. Alguns apresentam insônia ou pesadelos.


Entrevista completa com Allan Beane nesse site: http://www.terra.com.br/istoeonline/


Falo em  posts mais antigos sobre o bullying  aqui e aqui .
Vamos tomar atitudes, pois os nossos podem ser os agressores e nesse caso também tem que ter providência.
Não só na escola como também, em casa, na vizinhança, no esporte, etc.


Bullying é coisa séria e pode comprometer o futuro.


XEROS!

14 comentários:

  1. Olá Ana,
    Muito oportuno o teu post, infelizmente isso também acontece muito por cá, o último caso foi um miúdo de 10 anos, que se atirou a um rio e morreu. Era uma vítima constante de bullying, o mais estranho é que os pais não sabiam de nada e a direcção da escola veio dizer, que desconhece casos de prática de bullying! Dói-me pensar o drama que o menino sofreu, para chegar ao ponto de se matar!
    Há tantas causas, mas eu considero que como mãe tinha-me apercebido.
    Muitos beijinhos e bom fim de semana,
    Manú

    ResponderExcluir
  2. isso é reflexo de uma sociedade corrompida Ana. Falta valores, falta educação e repreensão dentro de casa...tem "criança" q vai a escola achando-se dono do mundo, pq o pai paga a mensalidade...absurdos q estão cada vez mais latentes...ótimo divulgar...esclarecer é sempre bom!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Ana! esse negócio é de estremecer,mãe sofre viu?! tem que ficar alerta mesmo.
    beijo e um fds em paz

    ResponderExcluir
  4. Amiga ótimo post!
    Os pais tem que participar muito da vida e do crescimento dos filhos...

    Adorei, precisamos divulgar mais esse assunto não é mesmo?

    Beijokas

    ResponderExcluir
  5. Teve uma matéria sobre isso no programa Altas Horas, se puder procure no youtube, o assunto foi colocado em pauta e depois um menino levantou e contou a história dele, e de emocionar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Isso é uma coisa grave mesmo. Tanto pais e professores tem que ter atitude sérias sobre o assunto. Não basta apenas esclarecer com diálogo. Tem que haver punição justa realmente para os agressores. É o que penso.
    Bjos na alma, querida!

    ResponderExcluir
  7. É muito séria e exige um tomada de posição firme por parte dos colégios afastando DEFINITIVAMENTE dos quadros , alunos que o praticam. beijos,chica

    ResponderExcluir
  8. Muito serio este tema minha amiga. Todos, pais, mães e professores temos que estar sempre atentos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Ei Ana,

    Fiz uma singela homenagem a alguns blogs que admiro, espero que goste.

    Beijos e flores!

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, amiga Ana Karla.
    Esse problema é realmente muito sério. Mas também, tem sua origem no ambiente familiar. Se os pais tiverem ética, a ensinarão para seus filhos.
    Detesto termos perjorativos. Eles são as sementes do preconceito.
    Nesses casos, já que os autores não tiveram uma boa educação em casa, o único jeito, seria a punição, dentro dos critérios legais.

    Muito obrigada pelo comentário gentil.

    Um grande abraço. Durma bem.

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana, abaixo o bullying, o maltrato e toda forma de tratamento cruel contra seres humanos e animais. Meu Deus... somos racionais, por que deixar falar mais alto o instinto irracional, que nem sequer é o instinto do homem. Quando isso acontece o ser humaqno se transforma num bicho esquisito, que não é o animal e não é o homem. Mas acho que crianças e adultos cruéis precisam ser tratados seriamente.
    Ana, falando em coisas leves, gostaria que você desse uma passadinha no meu blog, tem um selinho lá pra você.
    Ótimo fim de semena, beijo.

    ResponderExcluir
  12. Ana Karla, muito interessante a sua postagem. Conheço alguns casos desse tipo e percebí nos que acompanhei que os pais dos agressores não davam a mínima atenção ao filho e até o incentivavam a esse tipo de barbárie.
    Em princípio, acho que ninguém nasce para ser "ruim". A educação que recebemos em casa é que reflete o nosso modo de viver e conviver.
    Um carinhoso beijo e um bom feriado.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  13. Oiee....e hj passou no jornal sobre este tema, e uma escola q está colocando em pauta este assunto não só entre os alunos e professores mas tbém com a participação dos pais....é um tema q tem q ser abordado sim.
    Acho terrível colocar apelido perjorativo ou qqr tipo de discriminação q seja por uma diferença q o outro apresente...isto é falta de educação e educação se começa em casa, é um compromisso dos pais(essencial) e não da escola em si que tem sua participação de orientação (complementar).
    É isso!
    bom fds.
    bjss

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela iniciativa. Se eu puder..vou participar sim..blog http://sandrarandrade7.blogspot.com
    fica aqui registrado o blog da interação para participar. assim que der voltarei para pegar o selo de participaçãpo. me lembre tá.
    Obrigada
    sandra

    ResponderExcluir