quarta-feira, 2 de março de 2011

Tele Jornal Local





Não sei bem quem é o patrão de quem, mas o tele jornal local  daqui, da maior emissora de televisão, está com o péssimo hábito de intimar as autoridades e responsáveis de  órgãos públicos, exigindo providências e reparos de situações necessárias, numa data dita pelos jornalistas.
Os jornalistas já não fazem mais matérias e nem apresentam o noticiário de forma agradável. Eles estão agredindo. Pela fala deles, com voz ríspidas e autoritárias dá para sentir que eles estão impondo.
E dependendo da reportagem, é marcada através de um calendário, ao vivo, com o representante ou a própria autoridade, responsável pelo caso, uma data a ser tomada as devidas providências.
Que é isso minha gente!
Está me dando asco, vê os repórteres "mandando" e as autoridades cumprindo de cabecinha baixa, como um "sim senhor".
O jornalismo que conheço é aquele que mostra e que pressiona, mas não o que impõe algo a ser feito de emergência, colocando todo o foco em cima do responsável.
Todos nós queremos melhorias e reparos em nossa comunidade, mas daí o noticiário "mandar" nas autoridades, "faça isso", "faça aquilo", "nessa data", não tem o mínimo cabimento, até por que, em muitas vezes a verba está direcionada em algo mais urgente e para-se tudo para atender o mandado dos jornalistas, que por trás sabemos que eles são obrigados a agir dessa forma. Mas não sabem eles, que eu, como telespectadora, tenho tido repugnância dessa forma que eles fazem a abordagem. Aliás, não somente eu, muitas pessoas com quem converso sobre esse assunto concordam plenamente comigo.
Então jornalistas, continuem cobrando sim, mas de uma forma mais sutil, sem intimidar e sem cinismos.



16 comentários:

  1. Que pena isso.Aqui não percebo isso! beijos,lindo dia!chica

    ResponderExcluir
  2. Nossa Karla!! que linda essa sua percepção com relação aos político, normalmente as pessoas só sabem é cobrar, cobrar, a tal frase... "to pagando". Mas, vivemos em um país que está em crescimento e assim ainda tem muitas carências sim!!

    beijo grande
    e ótima quarta feira!!
    ah, segura o filhão ai, heim!! senão vai se apaixonar demais!! rsrs

    ResponderExcluir
  3. Concordo integralmente com o texto. Está havendo uma inversão de papeis e muita irresponsabilidade de todos os lados, tanto dos que mandam quanto dos que obedecem. Afinal existem regras de gestão, orçamentos anuais e pontos prioritários que devem ser cumpridos acima de tudo.
    Um bj querida amiga

    ResponderExcluir
  4. Olá Ana Karla
    Infelizmente isso acontece muito. Mudança de papéis nesse nosso país já é uma rotina. Jornalismo é para informar e não para resolver.
    Bjux

    ResponderExcluir
  5. - Pois é CHICA, aqui está tudo invertido.

    -Pois é REGINA, que muitos e muitos políticos não fazem o mínimo do que deveriam, a gente sabe, mas daí se deixarem manipular por um veículo de informação, é ridículo.
    Obrigada teu carinho, viu?

    -É sim GISA, as pessoas estão atropelando o curso natural das coisas. Mas devemos, nós o povo, cobrar desses políticos.

    -Nossa WANDERLEY, penso exatamente isso: "JORNALISMO É PARA INFORMAR E NÃO PARA RESOLVER". Arrasou.

    XEROS

    ResponderExcluir
  6. É isto aí, Karla, muito tem mudado e a notícia já não é mais a mesma, há pouca informação, e valeu pelos comentários, beijos, Mauro

    ResponderExcluir
  7. Olá filhota.

    Este asunto há muito vem nos incomodando bastante ao ponto de (eu e seu pai) deixarmos de assistir este jornal local.
    Parece que um grande número de pessoas estão com muitas queixas contra programas de tvs e também do jornalismo televisivo.
    Beijos
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir
  8. Concordo com você, minha amiga, e assino embaixo!!! Como vai? Gostaria de agradecer a sua presença constante lá no meu cantinho, Ana Karla. Recebo seus comentários com muito carinho e um sorriso estampado no rosto. Pena que não dá para eu estar presente sempre... Um beijo para você e para os filhotes... Lu...Ü...

    ResponderExcluir
  9. É, Ana Karla, isso é o poder da mídia, que virou o grande mobilizador da opinião pública, já que a mesma não manifesta mais espontaneamente vontades próprias. E isso é muito temerário, fragiliza demais o sistema democrático. Ótimo este alerta, tomara que muito e muitos o leiam. Abraços. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  10. me inclua nessa minha querida. dá até raiva ver depois de certas medidas tomadas, o reporter vir a público e declarar todo garboso que num ato exclusivo daquele programa ou canal de televisão, o munícipe, teve seu problema resolvido. como diria minha mãe. ARA ARA ARA.
    boa noite

    ResponderExcluir
  11. Oi,Ana!

    Que loucura, né? Penso que as autoridades constituídas, se submetem a isso, tendo em vista a deficiencia na prestação dos serviços públicos. Daí, aquilo que se torna do conhecimento do público, ainda mais de forma exagerada, passa a ter prioridade.Mas, que é esquisito, e chato, isso é.
    Boa abordagem, amiga.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Aninha....

    Por isto, já faz algum tempo que me atenho à leitura das notícias nos jornais, concordo que os tele jornais estão ficando duro de assistir sem sentir um certo incomodo!
    Beijo grande amiga!

    ResponderExcluir
  13. Ana, pelo que conheço os jornais locais têm total autonomia,ou seja, só deve estar acontencendo por aí. Aqui (RJ) o jornal local é muito bem feito e informativo, sempre entrevistando todos os lados.
    Se quiser reclamar escreve ou mande seu texto para o Editor local, o nome dele deve estar nos créditos.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  14. É lamentável agirem assim...tudo pode ser feito de uma forma mais branda, mais sutil, com respeito a todos e com certeza agir assim, trará mais resultados.
    Beijinhos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  15. Isso é lamentável, amiga. Fico muito triste ao ouvir isso, principalmente porque sou casada com um jornalista. Beijos.

    ResponderExcluir
  16. (Menina Ana Karla, chego cá em seu blogue com um pedido imenso de desculpas, nao desejo que pareça descaso eu só agora vir aqui, outras demandas, outras demandas.... Eu nao estou em Olinda, de modo que nao poderia participar do encontro, mas tao logo eu retorne à minha Oh!Linda cidade e você organizar um evento dessa natureza, participarei. No mais deixo um beijo e um grande obrigada pela delicadeza do convite!)

    ResponderExcluir