quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Lua de Mel







Já me perguntei várias vezes a necessidade e a curiosidade de estar no exterior, uma vez que aqui no nosso Brasil, há diversos lugares, com programas incríveis para conhecer.
Também já disse que quero conhecer bem o Brasil e depois, claro, conhecer o mundo.
Mas se eu não for ao exterior, como vou conversar com outros que já estiveram por lá em grande estilo?
Abaixo um texto que li hoje do Jornal do Commércio.



Notícias da imprensa dão conta de que o Consulado do Brasil em Buenos Aires recomenda "enfaticamente" em seu site que os brasileiros evitem viajar para a Argentina, principalmente Bariloche e Ushuaia, enquanto as cinzas do Puyehue estiverem afetando o espaço aéreo. E acrescenta que a LAN só deve voltar a operar no dia 15. O Brasil é país abençoado por Deus. Se, por um lado, é o paraíso dos ladrões impunes, por outro não tem vulcão, terremoto e tsunami. Não é porreta?
O brasileiro que acha chique passar a lua de mel em Buenos Aires conhece bem a terra onde nasceu? Já fez alguma viagem de navio subindo ou descendo o Rio Amazonas, o maior do mundo, com escalas em Manaus, Parintins, Óbidos, Santarém e Belém do Pará? Mergulhou nas águas mornas de Muriu, Ponta Negra e Pirangi, no Rio Grande do Norte? Visitou Olinda, Ouro Preto, Sabará, São João del Rei, Parati, a região fluminense dos antigos casarões dos barões do café? Salvador e suas igrejas, conventos e terreiros de candomblé? Comeu efó, xinxim de galinha e frigideira de aratu nesses terreiros? Assistiu a uma pesca de xaréu na Praia de Armação? Nadou na Boca do Rio, no Recôncavo baiano? Dançou no Bola Preta, na Estudantina e numa prévia carnavalesca do Cacique de Ramos? Tomou chope na Lapa, ouvindo Tereza Cristina cantar? Passeou no bondinho do Pão de Açúcar e no trenzinho do Cristo Redentor? Assistiu a um ensaio da escola de samba Estação Primeira de Mangueira? Saiu com alguma rainha de bateria ou porta-bandeira da Beija-Flor? Esse tipo de turista conhece Florença, Roma e Paris? Que tal atender o conselho desse cônsul e trocar a lua de mel na Argentina pelas núpcias na Praia do Francês, em Alagoas, ou em Porto Seguro e Itaparica ou Campos do Jordão e Gramado? Essa turma conhece a obra de Aleijadinho e a Igreja de São Francisco, de interior revestido de ouro da Bahia? É ignorância, falta de imaginação ou pura esnobação, pra não dizer frescura? Não tem graça mandar cartão-postal para nossos cronistas sociais, anunciando que os pombinhos curtem a lua-de mel em Garanhuns, que Garanhuns é perto e Gravatá muito manjada. Quanto mais longe e frio, melhor, porque nem Garanhuns nem Gravatá pedem roupas grossas e cachecol.
Pois é, meus amigos e inimigos, o cônsul tem razão. Só não aconselho trocar a fumaça do vulcão chileno pela poluição atmosférica e infernal de São Paulo porque aí seria permutar seis por meia dúzia, como fazem os técnicos do nosso futebol quando substituem um jogador por outro.
 Arthur Carvalho, advogado e jornalista, é da Academia Recifense de Letras

14 comentários:

  1. Karlinha, por mais que tenhamos vontade de conhecer o nosso Brasil que é lindo, sempre surge a vontade de conhecer outros continentes. Toda aquela atmosfera de atravessar o oceano, pisar em terras distantes e conversar em outros idiomas também encantam e fazem parte do 'pacote'.
    Adoraria viajar mais pelo Brasil, mas dependendo do lugar sai também mais barato sair daqui!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Sim, eu conheço quase todos esses lugares no Brasil, só falta a região Norte e os 2 Mato Grossos. Eu alterno cidades brasileiras com o estrangeiro, por isso tenho todo o direito de viajar para o exterior. Aliás, eu viajo pelo Brasil desde os 8 anos de idade e já percorri todo o nordeste duas vezes. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana Karla!
    Já fiz de tudo um pouco.rsss
    Então digo a você, é uma maravilha conhecer as belezas do Brasil, já fui graças a Deus a vários dos lugares citados pelo cronista, mas confesso que conhecer paises que guardam suas memórias bem melhor que o nosso também é uma maravilha. E como diz Flávia tem lugares aqui que são bem mais caros que lá fora. Quer um exemplo, eu fiquei 5 dias muito bem hospedada em Santiago por 800 reais, minha filha vai passar 3 dias no Rio e vai pagar mais que isso sem ter certeza se o hotel é mesmo bom, porque as vezes o que mostra os sites nem sempre é verdadeiro. Passei uma roubadinha dessas agora em Tiradentes, no site dizia centro histórico, fotos bem legais, quando chegamos no hotel, nem era no centro e era um horror. Taí outro turismo caro, as cidades históricas! Nooossa me estendi muito, desculpe!

    Beijo carinhoso!

    ResponderExcluir
  4. Ana Karla, ele só não falou que nem é tanto querer ir para o exterior, ele se esqueceu de dizer que é absurdamente caro demais viajar para conhecer o Brasil. Ano retrasado, minha filha queria conhecer o Nordeste, mas foi para a Argentina, num custo muito menor e dias a mais. Ele também não nomeou os albergues tão estruturados, confortabilíssimos, lá de fora que cobram barato a hopedagem, e por aqui temos? Eu sou como você e sempre disse que eu só sairia daqui para o exterior se eu conhecesse aqui. Mas parei de pensar assim. Os governos deveriam pensar mais e facilitar o turismo. Vc já viu o que é de pedágios e como encarece viajar pequenos percursos de carro, também? Ele descreveu tudo tão minuciosamente que eu sei e conheço de fotos e de leituras, será porque ele fez tudo aquilo? Será que esse jornalista viajou tanto assim pelo país para chamar os que optam para o exterior de pura esnobação e ignorância? E tem o disparate de falar de São Paulo, que apesar da poluição, tem coisas maravilhosas para o turista ver. Ele que me desculpe, mas o esnobe está sendo ele. Desculpe-me vc também, mas fiquei indignada com esse jornalista. Bjbj!

    ResponderExcluir
  5. Eu já conheci varios estados do Brasil e ainda faltam outros. Nosso Brasil é rico em paisagens e singularidades regionais, vale a pena conhecer. Porém as viagens ao exterior também nos atraem. Como seria bom poder, a cada ano fazer uma viagem nacional e outra internacional, não é mesmo???

    ResponderExcluir
  6. Sempre achei que a gente primeiro tem que conhecer as riquezas do nosso país para depois se puder ,voar para o exterior.
    boa tarde linda
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Ana Karla
    Discordo do texto em vários aspectos.
    1º Não acho que viajar para o exterior seja uma coisa esnobe:
    2º no Brasil infelizmente, não se explora o turismo, e sim o turista. Viajar no Brasil fica muito mais caro que sair daqui.
    3° o brasileiro precisa perder a mania de achar que só aqui tem beleza. Em cada país que vc for, verá as belezas daquele país.
    Para não estende muito, vou parando por aqui, porque Paris me espera rsrsrsrs
    Bjux

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Ana Karla.
    uma crônica interessante!
    Beijos,
    Carla

    ResponderExcluir
  9. Ah, eu prefiro o Brasil apesar dos pesares.Subir montanhas, sentir o cheiro de terra molhada.O Brasil nao conhece o Brasil é sabido,tem muitas maravilhas neste país,que a gente nao conseguirá ver.O que é preciso um trabalho mais serio com o turismo,com politicas voltadas para a questão. Ja tive paixão por conhecer Cuba,Africa como reencontro de historias,assim como Portugal.Mas é um bom questionamento para uma boa reflexão Ana.
    Um teno abraço.
    Bju de luz nos seus dias.

    ResponderExcluir
  10. Ana Karla,

    Gostei muito dessa matéria. Sempre digo que as pessoas devem valorizar mais o nosso país. O que está acontecendo fora do turismo, é nossa culpa. Pois sempre aceitamos tudo.
    Acho muito legal, quem pode, viajar pro exterior, mas nesse momento não é isso que está acontecendo. As pessoas estão indo só pra dizer que fez uma viagem pra fora.
    O Brasil é lindíssimo e abençoado realmente por Deus, em todos os sentidos.
    Agora, segundo informações, o turismo brasileiro está mais caro que no exterior, talvez seja por esse motivo que as pessoas estejam escolhendo outras viagens.
    Passei também pra deixar um abraço e agradecer pelo carinho. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Texto muito legal e cheio de verdades! um beijo,chica

    ResponderExcluir
  12. Olá, minha flor
    No dia em que naveguei pelo Rio Amazonas e vi de pertinho a brincadeira dos botos... fiquei realizada... Vc tem toda razão!!!
    Bjs de paz

    ResponderExcluir
  13. -Verdade FLÁVIA, sempre ouço falar que viajar para o exterior é mais barato.

    -PATTY, maravilhoso. Quase todo o Brasil!!!
    Tenho uma prima que é turismóloga e aventureira e também já conhece todos esses pontos brasileiros.
    Tem todo direito, claro!

    -Não VALÉRIA, você não se estendeu. É importante os comentários para conhecer e saber das diversas opiniões.

    -MARIA LUIZA,
    não tem que se desculpar comigo.
    Esses assuntos polêmicos são importantes para pessoas, assim como eu, possa ver de uma forma diferente a visão de outras pessoas.
    Lembro desde pequenina, uma tia minha bem viajada, dizendo que estava terminando de conhecer o Brasil para explorar o exterior, e assim fiquei com isso na cabeça.
    Mas o pior é que, com o medo que tenho de andar de avião, não vou sair do Nordeste(risos).
    Porém admirando e conhecendo as lindas histórias do Brasil e Veneza que é um lugar tão sonhado por mim.
    Obrigada sempre.

    -NORMA, assim fica bem interessante: uma viagem pelo Brasil e outra no exterior.

    -YASMINE, lendo aqui as opiniões diferentes, fiquei agora analisando e refletindo. Norma disse bem em fazer duas viagens ao ano.

    -WANDERLEY, essa que o turista é explorado aqui é certíssimo. Até aqui, eu moradora de Olinda, com esse sotaque, tem quem queira me enrolar.
    Vai sim a Paris...kkkkkkkk

    -Interessante e polêmica CARLA!

    -Toninho, para estar com a natureza bem de pertinho, por aqui temos muito.
    Eu que agradeço o seu carinho.

    -LUCINHA, bem observado, parte dessa exploração com nosso turismo é mesmo culpa de nós mesmo que aceitamos e pronto. Fica por isso mesmo.

    -Obrigada CHICA, pelo comentário.

    -ROSÉLIA, deve ser uma coisa linda,,, quem sabe um dia.

    ResponderExcluir
  14. Comecei a viajar no meu País começando pelo Nordeste, mas quando engravidei a primeira vez, percebi depois que fiquei com claustrofobia enfim, nem pensar em elevadores, multidões, aviões...me sinto curada em 85%, mas ainda falta e estou programando um vôo pertinho para acostumar-me novamente.
    kkkkkkkkk
    Logo estarei em São Paulo, Rio, Curitiba...


    Obrigada pessoal

    ResponderExcluir