segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Carta aberta ao Didi

Recebi a pouco um e-mail que trata de uma carta aberta ao Didi, Renato Aragão.
Achei o conteúdo bastante expressivo e por isso fui as pesquisas.
Trata-se de uma resposta da jornalista Eliane Sinhasique, em 2007.
Não sabia se a jornalista existia.
Assim como ela existe, a carta foi re-publicada no blog dela.


Em partes concordo com o que ela disse, pois também sou contra o "Criança Esperança", uma vez que jamais terei a certeza que todo o dinheiro arrecadado seja exclusivo para as crianças. Assim eu estaria sendo a maior das criaturas inocentes.
Sem contar nas fortes apelações dos artistas para arrancar qualquer doação dos pobres telespectadores massificados e iludidos. E muitos desses são também pessoas de pouquíssimo poder aquisitivo, mas que querem fazer, querem doar a todo custo.
Toda pessoa pode fazer suas caridades e doações a tantas instituições que temos espalhadas em todo nosso País.
E a educação continua sendo de total responsabilidade das nossas autoridades.
Muito bem citado, que assim como damos nossos votos, é de nosso direito cobrar de cada político que tem nas mãos o poder de modificar dignamente cada área necessitada.


Não cabe a mim, ficar aqui julgando ou jogando indiretas a quem quer que seja.


Para ler a carta clique aqui.

17 comentários:

  1. Olá filhota.
    Se tivessemos certeza que esse montão de dinheiro ia mesmo para crianças carentes, eu também mandavaria.
    Concordo com você.
    Beijo
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir
  2. Ana, conheço essa carta há anos e tenho alguns (muitos) reparos mas o principal é que a autora não tem a mínima ideia do que é dedução de imposto de renda, tanto é que ela só faz "sucesso" na Internet, nenhum jornalista seja sério ou não leva isso a sério por que sabe que pode levar um processo daqueles! Mesmo que suas críticas a respeito da educação no país sejam pertinentes seu tom é agressivo e radical o que faz que sua mensagem não passe de alguém que saiu da pobreza (ela o diz) e chegou a classe média odiando todo mundo e não realmente contribuindo para o engradecimento de alguém - já que a sua principal preocupação é comprar pão e arroz para sua família.
    Desculpe-me o quae post, mas depois de preconceito o que mais me repugna é alguém que usa sua origem para distribuir grosserias por aí, quer reclamar e criticar o faça com argumentos válidos e sabidos.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  3. Ju, é por isso que gosto de você.
    Da sua visão em ver o mundo como ele realmente é.
    Como tenho dito, são esses debates que me engrandece e me faz enxergar além do que consigo entender na escrita.
    Obrigada.
    Xeros

    ResponderExcluir
  4. Tbm recebi esse email

    E essa pessoa está coberta de razão...pode ser até uma interpretação errada da minha parte, mas eu tbm duvido muito que essas crianças recebam todo esse dinheiro que nos fazem acreditar ser a elas destinado...

    Como nós todos já cansamos de ver falta de vergonha e desvio de dinheiro nesse país, fica sempre uma dúvida...que pena né?

    Abraço pra voce,
    Boa tarde!

    ResponderExcluir
  5. Caramba eu acredito porque preciso , do contrário não vejo saída para o ser humano,sei também que deve haver "coisas" estranhas.

    Obrigada pelo comentário no ping-pong
    pelo carinho sincero
    beijo grande

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana Karla!

    Eu também recebi este e-mail e acredito em grande parte dele. Não contribuo com estas iniciativas as quais não sabemos verdadeiramente do destino do dinheiro afinal é mostrado muito pouco para o montante arrecadado e que circula numa campanha dessas. Você falou certo, quantos que tem pouco ainda ajudam acreditando, heim?

    Beijos e uma super semana!

    ResponderExcluir
  7. Também já conhecia essa "carta" e devo confessar que desde a 1ª vez que li algo me incomodou...não sei bem o quê...De qualquer forma tenho dúvidas em relação ao Criança, então prefiro ir fazendo por aqui, como uma formiguinha, nas instituições as quais doo meu trabalho e vejo/sinto, ao lado de outros voluntários, os resultados.
    Beijuuss, amada, n.a.

    ResponderExcluir
  8. Minha amiga no inicio destas campanha a Globo recebia todo dinheiro e "repassava" às entidades e então vamos crer que todo.Depois se descobriu que esta empresa de televisão usava este repasse para se beneficiar no Imposto de Renda.Agora ela adverte que o dinheiro não passa por eles e que nao pode ser deduzido.Entendeu??? Mas em se tratando de Brasil, a gente sempre fica desconfiado,pois tem sempre um espertinho.Varios casos de eventos feitos par ajudar alguem,teve parte da arrecadação surrupiada.
    Que coisa triste amiga.
    Um abração de toda paz e admiração.
    Bela semana a voces.
    Bju de luz nos seus dias de alegrias.

    ResponderExcluir
  9. Recebi essa carta por e-mail.Eu também não concordo muito nesta questão do dinheiro.Para mim as coisas tem que ter transparência, a TV não é transparente...
    Mas também existem muitas coisas que na realidade colocam na mídia/internet para ganhar notariedade...
    Paz e bem

    ResponderExcluir
  10. Ola,querida Ana.
    Eu recebi essa mesma carta no ano passado e concordo plenamente com o conteudo,alias muito elucidativo,da jornalista Eliane.Nossa carga tributaria ja e a maior do planeta e com os impostos absurdos que pagamos ja passou da hora de termos o Pais justo que todos(ou quase todos)almejamos.Nao participo de campanhas para arrecadar dinheiro,nao acho justo sermos explorados alem do que ja somos.Se esse governo,ou qualquer outro que ja esteve ou va estar no poder,quer resolver a questao da pobreza basta usar com sapiencia a dinheirama que arrecadam em impostos.Menos propinas e mais investimentos ja seria um bom comeco.Uma Feliz semana para vc.zenaide storino.

    ResponderExcluir
  11. Acredito na integridade da Unicef, mas não posso afirmar que a Rede Globo desvie verba com a realização do Criança Esperança. O que sei é que TODAS as empresas brasileiras que possuem projetos culturais, tanto no âmbito esportivo, educacional, intelectual e social, têm desconto no imposto de renda. Isto é fato e todas as empresas que reclamam de pagar imposto, deveriam fazer o mesmo, ao invés de reclamarem de pagar impostos. A Petrobrás é a empresa que tem maior investimento nessa área e que contribui para várias áreas de desenvolvimento, assim como Bancos. Já viu o tamanho do projeto Itaú Cultural? Por que ninguém fala mal dessas empresas?
    Sendo sincera, não tive paciência de ler a carta da jornalista, porque antes de expor a tal, ela usou de um certo enfado ao dizer que a carta foi alterada durante todos estes anos que a carta circulou na web, como se quisesse se isentar do ônus da culpa, caso ela mesmo retificasse o teor de um documento que não foi registrado em cartório. Ela poderia pegar qualquer outro convidado do programa, mas usou do embaixador da Unicef que não mais participa desde 2003 deste evento. A instituição que distribui o dinheiro arrecadado é a Unesco. Mas qualquer um pode dizer o que quiser, não é?
    Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente em nosso pais a educaçáo náo esta em 1 lugar, claro que este dinheiro náo chega aonde deveria deve haver milhóes de desvio...enfim a cultura do roubo...
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  13. Ana, vou lá ver essa carta !
    Prefiro fazer aquelas doações mais reias. Sempre estamos juntando algumas roupas que não usamos, calçados e fazendo umas compras com alguns alimentos mais usados. Vire e mexe faço isso.
    bom, quanto ao Criança Esperança, resta rezar pra que todo o dinheiro seja mesmo usado pra elas né?
    beijos, Marina
    www.blogdamarinatorres.com

    ResponderExcluir
  14. Já conhecia o conteúdo da carta e tenho também algumas questões em relação ao Criança esperança, por outro lado as responsabilidades governamentais "ficam a ver návios".
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Eu não conheço a carta, e não sou mto fã dessa coisa de criança esperança / Teleton, nada disso...umas mais transparentes, outras menos, mas o fato é que campanhas assim nos pressionam a ajudar, nos coagem mesmo...e de fato, nossos impostos (altos diga-se de passagem) já deveriam suprir aos necessitados. é a mesma coisa (numa outra escala) daqueles cofrinhos do mc donalds onde eles convidam o cliente a depositar uma moedinha pras crianças com câncer. Quem nunca se sentiu uma monstra pois não depositou a tal moedinha??
    bjobjo Ana!!!

    ResponderExcluir