quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A importância da biblioteca nas escolas


É comum as escolas deixarem um espaço reservado para leitura, que normalmente são chamados de "salas de leituras" ou mesmo biblioteca.
Mas na prática, muitas bibliotecas vem sendo usadas inadequadamente com a visão de um conceito ultrapassado.
Em muitas, não passam de depósito de livros velhos e sujos, largados na prateleira de qualquer jeito.
Há também aquelas pessoas cheias de boas intenções, cuidando da biblioteca, porém não são capacitadas, nem formadas da disciplina.
Antigamente não existia biblioteca nas escolas e quando tinham, eram mais para consulta dos próprios professores.
Mas nem todas as escolas são iguais. Há aquelas que sabem valorizar o valor que uma biblioteca tem e tornam suas aliadas no fazer pedagógico, tornando-a uma extensão da sala de aula.
É bom lembrar que a escola tem o dever de proporcionar um bom aprendizado aos alunos e uma forma dinâmica e inteligente através da biblioteca.
Na biblioteca tem também a hora do conto, contação de histórias, representação teatral, jornada pedagógica, concursos literários, recitais poéticos, etc.


Porém, organizar uma biblioteca não é tão fácil assim. Exige uma série de cuidados que devem ser observados para que se atinjam os objetivos propostos.


De acordo com o Manifesto da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura(Unesco), 1976, p158-163, a biblioteca escolar:


Propicia informação e ideias fundamentais para o funcionamento bem sucedido da atual sociedade, baseada na informação e no conhecimento. A Biblioteca Escolar habilita os estudantes para a aprendizagem ao longo da vida e desenvolve a imaginação, preparando-os para viver como cidadãos responsáveis.


Para uma biblioteca funcionar bem e atingir seu público estudantil de modo a prosperar, é de suma importância observar vários pontos básicos que estejam em perfeita ordem como o espaço físico, a mobília, a sinalização, o horário de funcionamento, o acervo.
Tem que haver integração com a sala de aula.


Li um livro maravilhoso de Shiyali Ramamrita Ranganathan que fala de Cinco Leis da Biblioteconomia, que apresentam conceitos fundamentais que defende uma postura profissional dinâmica e atuante para aqueles que lidam com a informação.


As cinco leis proposta por Raganathan são:


-Primeira lei: Os livros são para usar
-Segunda lei: A cada leitor, seu livro
-Terceira lei: Cada livro seu leitor
-Quarta lei: Poupe o tempo do leitor
-Quinta lei: A biblioteca é um organismo em crescimento


Shiyali Ramamrita Ranganathan (09 de agosto de 1892 - 27 de setembro de 1972) era um matemático e bibliotecário da Índia.




Suas contribuições mais notáveis do campo eram suas cinco leis da biblioteconomia e o desenvolvimento do sistema de classificação primeira grande analítico-sintético, a classificação de cólon.
Ele é considerado o pai da biblioteconomia, documentação e ciência da informação na Índia e é amplamente conhecido em todo o resto do mundo para seu pensamento fundamental no campo.


Esse foi um breve resumo de um Trabalho que fiz, como tema, A importância da Biblioteca na Escola.
Esse assunto me veio por observar em muitas escolas por onde passei e passo, as diversas bibliotecas sem vida e sem público, por falta de incentivo.
Em algumas outras vi e senti dificuldade por parte dos interessados em manter uma simples biblioteca, com incentivo, mas pouca verba para investimentos e no entanto um sucesso de realização.
Penso que as escolas deveriam incentivar o uso desse espaço de modo que seja proveitoso.
Uma vez que, concorrer com Drº Google, não é tão fácil para os pequenos jovens, mas sentir a real história e a informação de cada livro, somente com ele em mãos.




27 comentários:

  1. Na minha escola tem uma sala de leitura só que eu nunca vou lá justamente por causa dos poucos livros que tem lá, mas é legal saber que pelo menos tem

    Bjss

    ResponderExcluir
  2. As bibliotecas de escolas particulares já deixam a desejar nas universidades também privadas ,é de amargar.A turma só vai por lá para ficar mais a vontade no iphone ou o bam-bam- table.
    Beijão Ana

    ResponderExcluir
  3. Precisamos educar melhornasnpessoas,
    Ale

    ResponderExcluir
  4. Karla muito oportuna essa sua postagem. Sou bibliotecária formada e amo minha profissão. Por muito tempo fui membro da diretoria do Conselho Regional de Biblioteconomia e vi de perto a dificuldade em disseminar a importância desse profissional nas escolas. Pior saber que ainda existe a prática de se usar bibliotecas como local de castigo. Como formar um país de leitores, se nãopodemos oferecer livros aos nossos alunos da educação básica? Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana Karla!

    Excelente seu texto!
    O incentivo à leitura deveria vir também da escola, geralmente quando tem biblioteca, e quando os alunos vão é apenas para uma pesquisa, mas o verdadeiro sentido da biblioteca se perdeu, infelizmente. Se faz necessário resgatá-lo para estimular mais a leitura dos jovens. Realmente competir com o Google é bem difícil!
    Lá se foram os Larousse da vida...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Excelente trabalho. A maioria das bibliotecas escolares, transformam-se em um espaço vazio, ou depósitos de livros.
    Bjux

    ResponderExcluir
  7. Karla querida!
    Seu texto é excelente e oportuno.
    É de suma importância ter uma biblioteca numa escola.
    Abraços! Linda noite pra ti.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Ana! Eu sou do tempo em que não havia biblioteca nas escolas, mas a que eu estudei, nos primeiros anos de minha vida escolar, perdida lá no interior de MG, surpreendentemente, tinha. Uma bela biblioteca, com grande variedade de livros e eu computo a este fato minha tendência em escrever. Amiga, peço-lhe desculpas pela minha ausência; só agora estou me recuperando da dor da perda de meu irmão, neste dia 13/08. A saudade é imensa, mas a dor é um pouco menor. Me desculpe o "copiar e colar", neste recadinho. Beijo grande, bom fds.

    ResponderExcluir
  9. Que Deus me conserve por mais algum tempo nessa
    morada de sonhos que é a blogosfera
    e meus tesouros de amigas e amigos...
    Cada dia pode ser o ultimo em nossos
    vidas por isso tudo que desejo é paz...
    E se amanhã não me for permitido passar mais aqui
    conserve consigo a humidade que vou deixar
    para sempre com você....
    Creia não existe dor que Deus não cure
    ninguem sofre pra sempre...
    Hoje digo com absoluta certeza
    só Deus sabe quanto você me ajuda com seu amor
    e amizade sincera seu gesto de carinho é um
    paliativo para minha dor...
    Um beijo terno e carinho
    guarde contigo meu carinho pra sempre.
    Bjs ,Evanir..
    Um lindo e abençoado final de semana...

    ResponderExcluir
  10. Ana,
    acho importantíssimo bibliotecas em escolas e uma pena que muitas não achem importante transformar esse espaço em um organismo vivo na educação dos alunos.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  11. O maior problema das bibliotecas escolares é a falta de profissionais especializados. Colocam como bibliotecária(o) um funcionário sem competência para o cargo, sem as habilidades e conhecimentos necessários.
    http://professorabernadete.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Um belo fim de semana Ana beijo na turma!

    ResponderExcluir
  13. Olá Ana Karla, bom dia!
    Este é um tema muito importante e incentivar a leitura é fundamental.
    Deve partir de casa essa orientação. Se assim fosse teríamos bibliotecas com maior qualidade. Agora os tempos são outros, mas ler é sempre necessário para uma boa educação.
    Beijo grande amiga xerosa.
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  14. Olá Ana Karla minha contrerrânea, tudo bem? Eu nasci no bairro de Santo Amaro av. Marquês de Pombal, 834 bem próximo a Avenida Norte. Na frente de minha casa (dentro de casa) havia um enorme pé de Jambo, que saudades!
    Obrigado por seu comentário e gostaria de convidar você a vir conhecer o meu blog.
    http://evaneoslivros.blogspot.com
    abraços

    ResponderExcluir
  15. Ana, na escola da minha pequena a biblioteca é ótima e ainda tem uma professora para tirar dúvidas e estudar com os alunos que aparecem por lá !!! bom demais não é ?
    beijos e ótimo finde pra vc querida !
    Mari
    www.blogdamarinatorres.com

    ResponderExcluir
  16. Tua participação foi brilhante. Felizmente, vemos bem mais incentivo à leitura hoje do que antes. Agora, desde os bem pequeninhos ,todos tem sua hora de manusear livros e ler. Isso é legal!

    E também é legal o cheiro por lá.Não pode ter cheiro de mofo, como as que tinham na minha época, onde se caísse uma pena no chão, era considerado TROVÃO... Um escândalo,srrs


    um beijo,tudo de bom e gostei das regras aqui9 expostas...Lindo fds,chica

    ResponderExcluir
  17. Primeiro, quero dar os parabéns pelo novo visual do blog. Essa imagem me é familiar.
    Existem algumas iniciativas interessantes em Curitiba sobre bibliotecas e pretendo mostrar qualquer hora. Acho um lugar muito aconchegante, antes de mais nada.
    Como me foi útil uma biblioteca que frequentei assiduamente há mais de 30 anos! Era conhecida do pessoal lá.
    Grata, mais uma vez, pela gentileza dos comentários por conta do aniversário do blog!
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  18. Não há nada melhor que ter o livro nas mãos. Uma biblioteca bem organizada, como mencionou, e um estímulo a sua utilização, pelos alunos, seria de grande valia para a educação.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  19. Este é um tema que deveria ser sempre abordado, em todas as mídias. A leitura é mais que fundamental e as bibliotecas nas escolas, deveriam te, sempre, a melhor estrutura possível.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá Ana Karla,
    Parabéns pelo estudo. Excelentes conclusões.
    Uma biblioteca é de fundamental importância nas escolas. O incentivo à leitura é primordial para que crianças e jovens desenvolvam esta arte.
    Ler não é somente saboroso, mas desenvolve potenciais.
    As bibliotecas deveriam constituir objetivo de relevo nas escolas.
    Ótimo final de semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Sabe Ana, minha infância, adolescência, até os tempos de entrar na faculdade fazia da Biblioteca Pública daqui meu refúgio. Casa de muitos filhos sabe como é... E foi lá que tomei o gosto pela leitura. A biblioteca da escola e colégio era pequena e bem do jeito que vc descreveu. Desde pequenos eduquei meus meninos para isso: não há Google que substitua um livro nas mãos. E vem colhendo bons frutos...Graças a D'us!
    Belo trabalho esse seu.
    Beijuuss n.a. e um fds maravilhoso!

    ResponderExcluir
  22. Um livro
    Elias José

    Um livro
    É uma beleza,
    É uma caixa mágica
    Só de surpresas!

    Um Livro
    parece mudo...
    Mas nele a gente
    descobre tudo!

    Um livro tem asas,
    longas e leves...
    que de repente,
    levam a gente,
    longe, longe...

    Um livro
    é parque de diversões:
    cheios de sonhos coloridos,
    cheio de doces sortidos,
    cheio de luzes e balões...

    Um livro...
    É uma floresta
    com folhas e flores
    e bichos e cores,
    é mesmo uma festa!
    Um navio pirata no mar,
    um foguete perdido no ar,
    é amigo é companheiro!

    Bjs Ana

    ResponderExcluir
  23. Bacana seu post, querida Ana Karla!
    No meu tempo de infância, nos bairros do Rio de Janeiro, tinham Bibliotecas Públicas e nós frequentávamos. Íamos para lá pesquisar, ler os livros que nos eram pedidos por mês para depois fazer provas, entrávamos com cuidado e em silêncio, tinha uma pessoa responsável e geralmente, bibliotecária que cuidava, catalogava, procurava para a gente o título e entregava-nos com uma ficha anotada a data de saída e quando tinha que retornar. Tudo funcionava perfeitamente, os tempos eram outros e a educação reinava.
    Infelizmente, o que vemos hoje é isso que aí está.
    beijos cariocas

    ResponderExcluir
  24. Excelente e oportuna matéria, Ana Karla.
    Aqui em Fortaleza, há bibliotecas com bons acervos, em muitas escolas do estado.Eu mesma, já organizei uma biblioteca de mais de 3 mil livros.
    No entanto, não vejo muito incentivo por parte dos professores, na utilização desse espaço.É um espaço que deveria ser mais explorado pelos professores. Não há projetos, neste sentido. O que vejo é a corrida dos "vestibulandos" na procura "obrigatória" pelos livros indicados para o Vestibular. Leitura, não se obriga, e a idade para se começar o incentivo à leitura é nas "primeiras letras", ainda na educação infantil...Lamentavelmente, isso não se dá!
    Parabéns, pelo post
    Bom domingo
    Xêro!''

    ResponderExcluir
  25. Também acho que deveria haver um investimento maior nas bibliotecas nacionais. Em toda a minha vida escolar, acho que só frequentei uma na faculdade. E hoje me dou conta de que perdi muito por isso…
    Nos EUA, onde moro, as bibliotecas são muito bem equipadas, com um ótimo atendimento, um ambiente gostoso, tranquilo, que parece nos convidar à visita mesmo quando não temos um livro ou uma pesquisa específica a fazer. Às vezes, eu e meu marido gostamos de levar o computador e trabalhar por lá. Principalmente agora que nossa casa está em obra.
    Todas costumam ter um sebo, onde vendem livros usados a preços de banana. Há pequenas salas que podem ser reservadas para reuniões. Gostamos de pegar DVDs emprestados também. Curtimos o acesso fácil a tudo sem a pressão de gastar.
    Em outra nota, no Brasil, temos também a opção de bibliotecas virtuais pouco divulgadas, como por exemplo essa aqui: http://www.dominiopublico.gov.br/
    Abs

    ResponderExcluir
  26. Temos boas bibliotecas, eu sei, mas é necessário que ela continue existindo e que seja como Lilian disse: um lugar tão agradável que possamos estar nela para fazer outras coisas e de tão agradável, buscamos livros sem ser para uma pesquisa.

    Conheço aqui em Olinda duas belas e eficientes bibliotecas que são super agradáveis e nos fazem buscar do nada.
    Uma em escola particular e outra do Estado.

    ResponderExcluir