Achei muito bom e resolvi dividir com todos que por aqui passam.
Imagem da internet
Existem os olhos,
e existe o olhar...
- O Reverso da Mídia -
(ou A Era da Insensatez)
Os apresentadores do Jornal Nacional e do Fantástico fazem pose de preocupados quando o assunto é aquecimento global e crise ambiental.
Porém, a mídia televisiva, mais do que qualquer outra, estimula incessantemente o consumismo, e quão pouco faz para conscientizar
Troque de carro.
Troque de tevê.
Troque de celular.
Mude para nossa operadora, temos os melhores planos.
Beba mais cerveja.
Etc., etc., etc.
(24 horas por dia, 07 dias por semana)
Não estranhe se amanhã, na abertura do Jornal Nacional, anunciarem o velório da coerência,
pois vivemos na Era da Insensatez.
“Consumo, logo existo.”
Numa sociedade com os valores invertidos,
quem não consome não existe.
Estes são dias desleais
William Bonner equiparou o telespectador do Jornal Nacional a Homer Simpson,
- um sujeito preguiçoso, burro, que adora ficar no sofá, assistindo tevê, comendo rosquinhas e bebendo cerveja, e que só dá mancadas na vida.
O mais preocupante, porém, não é o fato de termos como editor-chefe e apresentador do maior telejornal do país alguém que nivela milhões de telespectadores com “Homer Simpson”...
A pergunta que devemos nos fazer é:
- E se William Bonner tiver razão?
Como foi que alcançamos tal condição,
e a quem interessa que continuemos assim?
A televisão amolece a mente, o corpo e o espírito.
No Brasil, segundo o Ibope, as pessoas veem, em média, cinco horas de tevê por dia.
Até quando vamos prolongar nosso passivo imobilismo, nossa paralisante apatia?
O sonho dos atuais diretores televisivos é ter como audiência uma imensa massa acrítica, sem uma real capacidade de análise.
Um público que não pensa, que não questiona, que é facilmente manipulado,
que compra quando e o que lhe mandam comprar...
Por lei, as emissoras são obrigadas a incluir programas educativos na sua programação.
Porém, tais programas são relegados a horários de pouquíssima audiência.
Globo Ciência e Globo Ecologia passam, por exemplo, de manhã, quase de madrugada, a partir das 6:00h.
A educação fundamenta valores que por sua vez promovem um consumo consciente.
Quanto mais se anular o “sujeito pensante”, maior o lucro imediato das emissoras comerciais
- Segunda a sexta:
TV Globinho
Mais Você
Vídeo Show
Vale a pena ver de novo(será que vale memso?)
Sessão da Tarde
Malhação
Novela das seis
Novela das sete
Novela das oito
Tela Quente
Casseta e Planeta
Futebol
Big Brother...
Propagandas
Propagandas
Propagandas
Compre
Beba
Consuma
Exista
E chega mais um domingo, e o que já era ruim consegue a proeza de piorar ainda mais...
O que dizer do Domingão do Faustão?
“O ser humano ainda não tinha aprendido a amar o próximo
e já tinha inventado a televisão, que ensina a desprezar o distante.”
Millôr Fernandes
E o que dizer das vídeo-cassetadas do Faustão?
Zombaria e cinismo
diante de pancadas que ferem e tombos que machucam.
Esta apresentação será interrompida por alguns minutos.
Voltaremos logo após os “Reclames do Plim-Plim”...
Beba com moderação.
“Países desenvolvidos vêm estabelecendo políticas restritivas para o anúncio de bebidas alcoólicas, inclusive cerveja, preocupados com a saúde da população em geral e dos jovens em particular. Tais restrições ocorrem pela simples e óbvia valorização da vida.”
“Uma série de estudos demonstra que, no Brasil, os jovens bebem cada vez mais e, ainda por cima, começam mais cedo.
É simplesmente risível imaginar que eles teriam mais cautela apenas ouvindo aquela rápida frase de alerta depois do sensualíssimo anúncio com mulheres estupendas.”
Gilberto Dimenstein
Segundo levantamento realizado pela PUC/RS, os acidentes de trânsito, nas estradas e nas vias urbanas, resultam em mais de 80.000 mortes por ano no Brasil
De acordo com o Ministério da Saúde, pelo menos metade destes acidentes está relacionada com o consumo de bebidas alcoólicas
Embriague-se com moderação.
E o que dizer de Pedro Bial, quando se dirige aos participantes do Big Brother chamando-os de “nossos heróis” e “nossos mártires”?
(quão deturpados os conceitos de heroísmo e martírio transmitidos).
Escola pública localizada no sertão pernambucano.
Não há acabamento nas paredes.
Há um ano sem merenda escolar.
O banheiro está interditado.
Não seria mais sensato qualificar de heróis e mártires os nossos professores?
Eles que, quase sem nenhum reconhecimento, e em condições tão adversas, tentam manter acesa a chama do saber e do conhecimento.
Heróis e heroínas são também os pequeninos alunos com seus chinelos gastos,...
...muitas vezes obrigados a percorrer longas distâncias a pé para chegar à sala de aula.
Bial, junte a produção do BBB, e vão assistir ao documentário “Pro Dia Nascer Feliz”, do diretor João Jardim, que aborda a situação da educação no Brasil.
(é o mínimo que formadores de opinião deveriam fazer)
Quem sabe o próximo “reality show” possa mostrar a dura realidade de muitos professores e alunos da rede pública,
seja no sertão nordestino, seja nas periferias de qualquer capital.
Aí sim teríamos um show de realidade...
Enquanto que em outros países o formato “reality show” vem perdendo espaço, no Brasil continua ocupando o horário nobre, o que prova o poder de manipulação dos marqueteiros globais.
A Rede Globo já comprou os direitos de transmissão do BBB até o ano 2011, com possibilidade de renovação.
Um programa fútil, vazio, totalmente desprovido de qualquer princípio ético, e que instituiu a fofoca em escala nacional.
“Admitir ver o ‘Big Brother Brasil’ significa cada vez mais confessar uma falha de escolaridade, passar recibo de fútil, solitário, imaturo, ‘low class’. Nunca deu status para ninguém acompanhar esse programa. Só queima o filme. Fuja de gente viciada nisso.”
Folha de São Paulo
Nada melhor que a tevê para preencher uma vida vazia,
carente de aspirações elevadas e sem padrões morais firmes...
Já foi dito que o teatro é a arte do ator, o cinema, a arte do diretor, e a televisão, a arte do patrocinador.
A televisão funciona como um intermediário entre a agência de propaganda, que quer vender o seu produto, e o telespectador, que deve ser transformado em consumidor.
A tevê existe por causa do intervalo.
Vender ou não vender um produto é simples questão de marketing.
Basta saber provocar no consumidor o “desejo de consumo”.
Vide a imensa quantidade de pessoas que compram um carro novo, em incontáveis parcelas, que para seu desespero constatam que não poderão honrar.
Uma saída para mudar o atual quadro é deixar de adquirir os produtos das marcas e dos anunciantes que financiam programas como o Big Brother, que promovem a baixaria e a futilidade.
Na próxima ida ao supermercado,
ao invés de Doriana, opte por qualquer outra marca de margarina.
Já que o Guaraná Antarctica sustenta o programa com os milhões de reais que paga como patrocinadora oficial,
na próxima ida ao supermercado, leve para casa qualquer outra marca de refrigerante.
(aliás, dê sempre preferência a sucos, muito mais saudáveis...)
O mesmo vale para qualquer outro produto anunciado nos intervalos e nas intermináveis inserções de merchandising do programa.
Quem faz uso da baixaria e da futilidade para incrementar suas vendas atenta contra a cidadania.
Talvez seja hora de mudarmos o ângulo do nosso olhar,
e percebermos as belezas que estão à nossa volta.
Recordar a todo instante que um outro mundo é possível.
As miríades de potencialidades e possibilidades que a Vida nos reserva.
Um outro mundo, onde a educação, a arte e a cultura são valorizadas.
Um outro mundo,
onde o consumismo cede lugar a uma atitude compassiva e solidária diante da Natureza e da Vida.
Um outro mundo, onde as trevas da ignorância são dissipadas pela suave Luz da Sabedoria Universal.
“Quem se eleva, eleva o mundo”,
ensinavam os sábios da antiguidade.
XEROS!
Ana,
ResponderExcluirgostei do texto, mas é sempre bom lembrar que a escolha está em nossas mãos. Só assistimos o que queremos.
Bjs.
verdade pura no texto.agora me diga:tem coisa mais futil do que essa onda do twiter? quando se usar como ferramenta de trabalho é uma coisa ,mas quando se usa p escrever que fez xixi,que comprou um carro que pintou os cabelos..putz grila! :(
ResponderExcluir"Ao nascer de mais um dia, tudo é lindo e maravilhoso. O caminho que se prossegue, a verdade que se faz presente e a vida que se expressa são os dons da plenitude Divina."
ResponderExcluirbeijooo.
Depois volto pra ler melhor seu texto no qual me interessou e muito.
Bom dia Ana!
ResponderExcluirAh amiga, este texto diz muito mais do que está ai! Deixa muita coisa nas entrelinhas...e vou escrever a respeito disso oportunamente lá no Cantinho!
Boa semana flor!
bjs
Minha querida concordo com a Yasmine , belo texto
ResponderExcluirMinha querida eu estou bem, na correria como sempre , e vc ?
bjs
Certamente, concordo com o que está escrito e com aquilo que não está escrito.
ResponderExcluirFOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja uma boa semana para você.
Saudações Florestais !
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito oportuno o Texto. Temos mesmo que fazer alguma coisa para melhorar o que a mídia nos passa e para os nossos filhos, netos e bisnetos, que vão imitando direitinho, achando que não sabemos nada. A mídiaé que está certa. Que obscuridade!
ResponderExcluirAbraços
É verdade o que diz Fátima, a escolha é nossa!
ResponderExcluirMas a comunicação social, nomeadamente a televisão, deverá ter um papel formador de consciências. Nem todos têm a capacidade de discernir se é bom ou mau o que estão a ver, e às cadeias de televisão só interessa a audiência, raramente a qualidade!
Há que ir despertando essa consciência.
Ana Karla, obrigado por seguir meu blogue. Virei aqui visitar o seu espaço na blogosfera!
Abraço,
José Rui
Os valores estão realmente invertidos e os poucos que ainda existiam, estão indo por água abaixo...
ResponderExcluirValente tema e eu assino por baixo tudo quanto escreveste.
Beijocas
Graça
Oiee Ana....aiai e viva o controle remoto, a opção de escolher é sempre sua.É como costumo dizer seja tv ou até mesmo a net a opção do site ou canal q vc vai ver ou assistir é somente sua.Se existe público pra este genero de programa é pq existe gente com mal gosto....mas vamo q vamo!
ResponderExcluirBoa semana pra ti!
Bjs
adorei seu blog, preciso de tempo para ler e devorar ele, pois estou no serviço agora e fica dificil ler sem perder o foco
ResponderExcluirbjsss
Ana, o texto é bem pensado e concordo com ele, porém é bom lembrar que em uma canal aberto principalmente, é uma empresa como outra qualquer que vende produtos que cabe a nós ou não compramos (me refiro a programação) e mesmo nos canais pagos, nos empurram goela abaixo uma montanha de comerciais. Ainda bem que temos em nossas casas a possibilidade de escolher o que vamos assistir.
ResponderExcluirbeijinho e tenha um bom dia!
Eu gostaria muito ter a sua opinião nesse assunto: http://longevidade-silvia.blogspot.com/2010/02/voce-esta-preparado.html