quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Dar ou receber presentes

Imagem retirada do Google


Dar ou receber presentes é de suma importância para as duas partes, a que dá e a que recebe.
Eu gosto muito de receber um presente, seja ele qual for, mas me sinto melhor presenteando.
Em muitas escolas é permitido fazer rápidas festinhas de aniversário para comemorar a data com os coleguinhas, mas sempre observei que o aniversariante fica muito contente ao receber, mas percebi que é mais importante da parte de quem  presenteia. Por essas que sempre fiz questão que meus filhos  levassem um presente para os colegas, eles chegavam em casa satisfeitos com o ato. 
Não precisa ser um presente caro, mas algo que sirva para o colega e que ambos fiquem satisfeitos.

Dar presentes é, há muito tempo, um objeto de estudos a respeito do comportamento humano, sobre o qual se debruçaram psicólogos, antropólogos, economistas e especialistas em marketing. Eles descobriram que dar presentes é uma tarefa surpreendentemente complexa e importante na estrutura das relações humanas, ajudando a definir os relacionamentos e fortalecendo os laços com a família e os amigos. Os psicólogos dizem que  é quem presenteia, e não quem recebe, que usufrui os maiores benefícios vinculados a um presente.


Os homens e as mulheres

Jeanne Milliet, psicóloga na Sorbonne, especialista em consumo, diz que os homens pensam mais no preço e são mais práticos nos presentes que dão e recebem. As mulheres tendem a se preocupar mais com dar e receber presentes com significado emocional.(Fonte: Coletiva.net)

Em relação ao cérebro:


Se formos pensar logicamente ao dar um presente estamos subtraindo a nós mesmos de recursos que poderíamos utilizar em benefício próprio. Uma camiseta que damos para um amigo pode representar uma peça a menos no nosso próprio guarda-roupas, além de custar também tempo e esforço.
Mas o cérebro se beneficia ao dar um presente em mais de uma maneira. Um dos benefícios que nos faz bem é a expressão de alegria de quem recebe. Para nós aquele que ganha o presente fica mais belo ao demonstrar um sorriso.
É bom dar presentes também porque o sorriso da outra pessoa ativa o córtex orbito-frontal, logo na frente do cérebro, entre nossos olhos. Essa ativação transforma o prazer do outro em prazer próprio, principalmente se somos a causa dessa alegria.
Depois disso, ao vermos o sorriso na face daquele que recebeu o presente, também sorrimos. Neurônios-espelho no córtex pré-motor nos fazem imitar o outro.
Logo depois disso uma série de sensações advém de toda essa ação neurológica. Apenas o pensamento de fazer um bem à outra pessoa já aciona o sistema de recompensa do cérebro, também do córtex órbito-frontal.
Parece que presentear não é um ato tão altruísta assim, pois mesmo que indiretamente, nos beneficiamos do ato de fazer o bem. Mas na realidade esse é um mecanismo evolutivo que permite que nos estimulemos a fazer o bem ao nos sentiemos melhor.(Fonte: Hype Science)


Mesmo gostando muito de presentear, eu não posso fazer isso com muita frequência e sei também que há pessoas que dispensam apenas uma lembrancinha e só serve se for um presentão, caro.
Outra coisa que dispenso, são as trocas de final de ano. Acho que é nessa época que menos presenteio. Prefiro as datas de aniversário para dar presentes.

E você?

21 comentários:

  1. Oi Ana amo dar presentes, não acho bacana quem vai a uma festa e não leva nada, e tbm sou adepta a troca de presentes no final do ano, mas respeito quem não gosta, pois na minha turma a maioria não curti.
    Só que temos muitos amigos e os aniversários são todos os meses ai tbm não da pra ficar dando presente o tempo todo rs.
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Karlinha,
    Essa dádiva de dar presentes é maravilhosa!! Não sou adepta tb a presentinhos no final de ano, pois tem aqueles presentes muito mais significativos - um sorriso, um abraço ou apenas escutar as pessoas.
    mil bjokasss e adorei o texto.

    ResponderExcluir
  3. Gosto de presentear, mas nada que seja forçado..Gosto de surpreender.Prefiro. Mas nas datas especiais, trocamos presentinhos. beijos(os canteiros são no J.Botânico daqui!) chica

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro dar presentes
    É algo viciante

    http://vanitymodeon.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto de dar e receber presente, tem para mim valor símbólico de estar vinculada. É um hábito familiar que transmiti para as minhas filhotas. É um carinho que damos e recebemos, não importando o valor.
    bjs

    ResponderExcluir

  6. Olá filhota

    Eu também me sinto bem melhor presenteando.
    Gostei do texto e aprendi muito.
    Beijos,
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir
  7. Amiga eu adore receber presentes, seja o que for, o valor não importa, porém confesso que me que minha satisfação maior em poder presentear, adoro ver a carinha dos presenteados e gosto ainda mais de presentear quando o presente é feito por mim.

    bjus

    ResponderExcluir
  8. Prefiro presentear, é uma sensação incrível sempre fora da data que aí é que está o lance,no aniversário também é sempre bom.
    bjs!

    ResponderExcluir
  9. Minha amiga, eu na verdade não ligo muito pra presentes em geral, mas é claro que fico muito feliz quando vejo que alguem se lembrou de mim...mas sem obrigações, afinal essa coisa de ter que dar presente no Natal por exemplo mais me dá tristeza que alegria...acho que presentear deveria ser um ato espontâneo, assim como o mimo que é oferecido, mas num mundo cada vez mais consumista como o nosso, parece que ser espontâneo e sincero parece que está caindo de moda, não é?

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana Karla! É engraçado, eu fico "sem graça" quando recebo presentes! Não sei explicar o por que... Presentear é muito gostoso! Eu curto o pensar o que dar, o procurar o objeto, me preocupo com a embalagem e é uma enorme satisfação ao acertar! Mas, eu já me frustrei muito com isso... Certa vez, investiguei o que uma amiga gostaria de ganhar, comprei exatamente o que ela queria e ela abriu o pacote e fez cara de "isso?" Eu tinha certez que ia acertar e... Foi brochante! Bjks Tetê - Livre Pensamento

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana Karla
    Concordo com você, não gosto de presentear no final de ano, especialmente natal, fica parecendo obrigação e não prazer.
    Prefiro fazer isto ao longo do ano, em aniversários ou mesmo sem data comemorativa, uma visita à casa de uma amiga, um vizinho, um parente, me sinto muito mais recompensada.
    Tenho por hábito fazer isto com primos que moram em outro estado, vez ou outra envio por sedex uma lembrancinha.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  12. Oi Ana karla, tanto presentear como receber, vai de momento, mas entre uma e outra, receber... aniversário vem vindo... kkkk

    Quando escrevo errado recorro ao Google e escrevo nele o jeito que acho ser o errado, e o site informa, geralmente a forma certa, aí corrijo no blog antes de postar, porém como escrevi nele, sobre pontuação, sou um zero à esquerda.

    Beijos!

    ResponderExcluir

  13. Olá Ana,

    Eu adoro presentear. A única desvantagem deste meu ato é que me desgasto muito na escolha do presente, pois sempre desejo encontrar algo que irá agradar e que não precisará ser trocado. Curto ver a satisfação estampada no rosto daquele(a) que recebe o presente.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  14. Adooooro presentear mais do que receber presentes materiasi, mas confesso fico felizzzz qdo lembram de mim com um carinho, um alô, um abraço, o respeito.

    Obrigada pela visita e to seguiiiiindo, bjs

    ResponderExcluir
  15. Ana Karla querida, você pensa exatamente como eu, pois gosto de presentear a pessoa na data de seu aniversário, acho muito importante isso, gosto de ver a alegria da pessoa recebendo o que escolhi especialmente para ela e fico mais feliz dando do que recebendo. Nas festas de final de ano, também considero que sejam apenas lembrancinhas, geralmente coisas de artesanato que eu admiro e valorizo mais do que estas parafernálias chinesas vendidas no mundo inteiro agora.
    Presente é no Aniversário e ponto final.
    bjs cariocas


    ResponderExcluir
  16. Gosto de dar livros. É uma forma de incentivar a leitura! tchau abraços

    ResponderExcluir
  17. Minha querida!
    Muito legal seu post...amei lê-lo.
    Amo presentear...Sempre tenho um presente para oferecer, quando viajo se encontrar algo que me lembra amigos...compro, embalo e na primeira oportunidade o ofereço. No Natal, Páscoa, aniversários (gosto de fazer os presentes) dependendo do gosto de cada um... Esses momentos pra mim são (meio mágicos)prazerosos!
    Abraços amiga! Um dia lindo pra ti.

    ResponderExcluir
  18. Gosto de dar presentes e, sobretudo, analisar o comportamento da pessoa a quem estou presenteando. Acho que isso surpreende a quem recebe porque é algo bem específico; é bom darmos algo que caracterize a personalidade da pessoa, que as faça importante. Gosto de personalizar presentes. E, como profissional de marketing, penso que esta é uma ótima forma de agradar tanto um amigo quanto um cliente porque é uma forma de se aproximar da realidade (dia-a-dia) da pessoa.
    bom post, Ana! beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  19. Oi Ana Karla!
    Adoooooro dar presentes! Ver a sensação de alegria no outro não tem preço! Hoje exagero com os netos(rsss), agora há pouco vi um tenis com o desenho dos carros que meu netinho de 4 anos adora e não me controlei, comprei. Estas datas como páscoa, dia das crianças, natal e aniversário sempre presenteio netos e afilhados. Os filhos só no aniversário. Ai coisa boa, mas gosto de receber também.rsss
    Beijinhos eum lindo fds!

    ResponderExcluir
  20. Claro que todos gostamos de receber um presente mas...por mim, realiza-me muito mais fazer oferta e testemunhar a alegria do amigo ou da amiga.
    Saudades de passar por aqui...
    Beijo e bom domingo.
    Graça

    ResponderExcluir
  21. Não ligo em ganhar presentes, mas gosto de lembrancinhas, do tipo, um cartão escrito de próprio punho. Tanto é que tenho coleções de desenhos de sobrinhos e de filhos de amigos; eles sabem que gosto e vivem me agradando - e criança adora saber que o que faz é bem aceito! Também dos amigos, coisas feitas com as próprias mãos, como caixinhas para guardar coisas, uma dobradura, um bordado... não gosto de dar ou receber presentes comprados prontos em lojas, gosto de personalizar e por isso gosto de ganhar presentes personalizados. Beijus,

    ResponderExcluir