quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Frevo

"A música dos meus quadros é sempre frevo..."
José Cláudio


Logo que recebi um panfleto da Prefeitura do Recife, li essa frase de José Cláudio. Um artista Plástico, nascido em Ipojuca.
Mais sobre esse artista aqui nesse site, O Nordestão ou/e Pernambuco de A a Z.


Pierre Verger - Frevo, Recife -1947.(Imagem retirada do Google)




Excelente pedida para começar um dia tão especial como esse: 
Dia do Frevo.


E quem ainda não sabe que Frevo vem de ferver?
E se ferve, agita.
Se agita, vira dança.


Frevo é um ritmo que surgiu no Recife no século XIX caracterizado por ser bastante acelerado, normalmente tocado e dançado no Carnaval.


Por isso que eu digo:
-Toca um frevo!
-Dança um frevo!


Fico logo arrepiada e caio no passo sem medidas. (risos)


"Quem é de fato um bom pernambucano,
espera um ano e se mete na brincadeira,
esquece tudo quando cai no frevo,
e no melhor da festa chega a quarta feira."
                                          Luiz Bandeira


Imagem daqui




A Prefeitura do Recife, hoje em homenagem ao dia Nacional do Frevo, homenageia os 80 anos dos Blocos Batutas de São José e Banhistas do Pina. 


Haverá um grande arrastão do Frevo na Praça Maciel Pinheiro a partir das 16h com agremiações carnavalescas, passistas, orquestras de frevo...
O roteiro vai da rua da Imperatriz, Rua Nova, Dantas Barreto, finalizando no Pátio de São Pedro com shows do frevo.


Imperdível!


E em Olinda você pode conferir programação aqui, site do Carnaval de Olinda.


E viva o FREVO!


Bom demais
Eu tenho mais que tá nessa
Fazendo mesura na ponta do pé
Quando o frevo começa
Ninguém me segura
Vem ver como é

O frevo madruga
Lá em São José
Depois em Olinda
Na Praça do Jacaré
Bom demais, bom demais
Bom demais, bom demais
Menina vem depressa
Que esse frevo é bom demais
Bom demais, bom demais
Bom demais, bom demais
Menina vamos nessa
Que esse frevo é bom demais 





Bom dia e bom frevo!


Xeros

65 comentários:

  1. Ontem não consegui comentar nos blogues,vim aqui várias vezes e nada...
    Lembrei de Olinda ,vc indo pular carnaval com sua sombrinha debaixo do braço rsss ótimoooooooooo
    Viva o Frevo!!

    beijo
    bom dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkk
      Menina, hoje assistindo aos noticiários com as notícias de frevo, fiquei o tempo todo arrepiada.
      E esse ano estou dentro de novo. rs
      Xerossssss

      Excluir
  2. E viva o Frevo!

    Estou acompanhando através dos vossos posts.

    Já sinto os cheiros e toda essa efervescência...

    -risos-

    Bj

    Olinda

    ResponderExcluir
  3. E viva o Frevo!

    Estou acompanhando através dos vossos posts.

    Já sinto os cheiros e toda essa efervescência...

    -risos-

    Bj

    Olinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (risos)
      Olinda, linda, realmente Olinda está linda e frevente.
      Xerossss

      Excluir
  4. ana karla

    deixei um comentário não sei se consegui publicá-lo.

    estou a seguir essa festa...

    bj

    olinda

    ResponderExcluir
  5. Eu acho lindo o frevo.Viva ele!beijos,chica

    ResponderExcluir
  6. Ana Karla, adorei a explicação da origem do frevo. Vivendo e aprendendo, não é? Ele é tão contagiante que "ferve" mesmo.
    BOM DIA E BOM FREVO!
    Xeros.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  7. Ai que saudade de Olinda!!!
    Ai que saudade do Galo da Madrugada..
    Ai que saudade de 20 anos atras...rs

    beijos ta linda postagem..

    ResponderExcluir
  8. Muito legal, as vezes sinto falta de cultura onde eu moro (Brasília), ainda vou visitar muitos estados e conhecer de perto tudo isso.

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vem Jes, que aqui é uma chuva de tanta cultura.
      Tenho tio e primas que vivem em Brasília há 40 anos.
      Quando for por aí vou te conhecer.
      Xeros

      Excluir
  9. Quando menina estive por quase um mês em Recife, aprendi o frevo e passei minha adolescência com ele nos pés.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. É bom demais...Alegre, festivo.Muito bom...

    Agradeço seus parabéns pelo meu aniversário.
    Muito obrigado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Obrigado por Sua Amizade.
    Não tenho nada que possa recompensar
    ter uma amizade tão linda assim.
    Sou grata por você acreditar em mim
    quando tantos ainda tem outra ideia
    achando que levo
    meus recados iguais a todos os blogs
    por deslealdade com minhas lindas amizades.
    Deus sabe que é verdade minha impocibilidade em digitar
    se mentir estarei renegando todos os principios
    de Deus do qual acredito.
    Na minha idade seria acima de tudo ridiculo.
    Sou aguém que só preciso de seu carinho.
    Um feliz e abençoado final de semana.
    Beijos no coração (PAZ E LUZ)
    Evanir..
    Grande é meu carinho por você.

    ResponderExcluir
  12. Agradeço por tanta informação Srta, deu vontade de aprender a dançar frevo rs abraços

    ResponderExcluir
  13. Fico emocionada com algumas músicas do nosso carnaval, que é bom demais!!

    ResponderExcluir
  14. Oi filhota
    è mesmo bom demais.
    Brinque o que eu não posso.
    E viva o Frevo!!!
    Beijos
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir
  15. Karlinha!
    Eu vi no jornal nacional de ontem uma matéria sobre o frevo e a comemoração por aí. Achei tão lindinhos os jovens dançando e demonstrando que a cultura daí é forte e se mantém por muitas gerações.
    a-do-rei!
    beijos cariocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Beth, muito bonito e tem pra todo gosto.
      Que bom que o noticiário faz boa propaganda.
      Xeros

      Excluir
  16. Eita, mulher
    O frevo é bom demais!Emociona e não deixa ninguém parado.
    Hoje ao assistir o bom dia PE, me arrepiei com a bela homenagem. E viva o frevo. E é nosso e ninguém tira!!
    Bjos
    Sheyla.

    ResponderExcluir
  17. OI Ana!!

    Depois que sai do Pais, fiquei pensando o quanto de Brasil ainda tenho que conhecer!
    E um dos meus muitos desejos, 'e conhecer Recife..
    Ver as pessoas dancando Frevo nas paradas de rua deve ser lidissimo e emocionante!!

    Ei ai algo que ainda terei que ver na vida!!

    Abraco

    Bia Pessoa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venha BIa, pois nesse pedacinho de Brasil é bem contagiante também.
      Xeros

      Excluir
  18. Até que enfim apareceu o espaço pro comentário, mudanças me dão medo, mas se for para melhores, o que nunca são, tudo bem.
    Obrigado pelo comentário aqui em meu blog, vez que outra venho nele.
    Beijos e boa sexta ao ritmo do frevo!
    Mauro

    ResponderExcluir
  19. Obaaaaaaaa! Que post perfeito! E vivaaaaaaaa o frevo! \o/
    Beijo, beijo Lindona e excelente final de semana!
    She

    ResponderExcluir
  20. Meu comentário anterior chegou?
    Te agradeço pela visita!

    ResponderExcluir
  21. Obrigado pelo comentário e pela vista em meu blog.

    Adorei este espaço, estou seguindo...

    Paz e bem!!!

    Leandro A. Ruiz

    www.lleandroaugustto.blogspot.com

    www.eu-e-o-tempo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Ana Karla,morri de rir com seu comentario dizendo que vc saia chorando quando deixava seu filho na escola...rsss...isso acontece muito!Até comigo que sou professora,a gente se derrete!...rsss...muito legal sua postagem sobre o frevo, essa dança tão diferente e tão brasileira!Adorei o Alceu Valença tb!Bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Anne, era assim mesmo, menino indo numa boa pra salinha e eu morrendo de chorar. kkkkkkkkk
      Valeu Obrigada.
      Xeros

      Excluir
  23. Bela postagem amiga Ana, estive vendo e lendo sobre o dia do Frevo e gostei de ver como tem variações.
    E viva o frevo uai.
    Um abração de muita paz.
    Bju.
    Bom fim de semana com alegria amiga.

    ResponderExcluir
  24. AMIGA
    LINDO TEXTO. QUE O FREVO ESTEJA SEMPRE PRESENTE EM NOSSAS VIDAS.

    Vamos...vamos recomeçar!
    Tem um dia todinho novo....
    Tudo por fazer e construir!
    Pegue sua mala de sorrisos!
    Pegue sua agenda de energias positivas!
    Pegue sua anotações de amor
    e carinho e vamos por ai..
    Viver..simplesmente viver o
    Dia de hoje!
    Na paz ...no Amor e no bem!

    ResponderExcluir
  25. frevo é tudo de bom, agita, esquenta e alegra. Um ótimo final de semana. Bjs

    ResponderExcluir
  26. Valeu Márcia.
    Bom final de semana para você também.
    Xeros

    ResponderExcluir
  27. Ritmo animado e pra animar, sem dúvida.
    Beijinho...

    ResponderExcluir
  28. OI ANA KARLA!
    SOU DO RIO GRANDE DO SUL, ENTÃO FREVO, SÓ PELA TV.
    ACHO ESTE RITMO FRENÉTICO E OS PASSOS, QUASE UM MALABARISMO, MUITO BONITO.
    NA SIMPLICIDADE DAS LETRAS, UMA QUASE INOCÊNCIA, ONDE SE VÊ QUE A GRANDE PREOCUPAÇÃO DOS AUTORES É PASSAR ALEGRIA, PURA E SIMPLESMENTE.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Bom demais, bom demais, bom demais, bom demais...

    Como bom recifense e pernambucano eu tbm adooooooooooooooooro carnaval e o nosso ritmo mais autêntico, o frevo!

    Nesses momentos é bom ser de Recife!

    bjoxxxxxxxxxx querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...menino vamos nessa que o frevo é bom demais."

      Sem dúvidas Diogo!

      Xeros

      Excluir
  30. QUERIDA AMIGA BOM DIA, AGRADEÇO A SUA VISITA, E MARAVILHOSO O QUE VC ESTÁ FAZENDO DIVULGANDO A NOSSA MÚSICA PARA O S QUARO CANTOS DO MUNDO,PARABENS DE VEZ E QUENDO EU FAÇO UM POST FALANDO DO NORDESTE, PRINCIPALMENTE DA PARAÍBA QUE EU ADORA PASSEAR LÁ E DO RECIFE, COM O TITULO 'POEQUE AMO O RECIFE' EU NÃO SOU PERNAMBUCANA NASCÍ EM NATAL, MAIS ESTOU AQUÍ A QUARNTA ANOS, FOI A TERRA QUE ESCOHLÍ PARA MORAR OS MEUS NETOS TODOS SÃO DAQUÍ, EU AADORO O RECIFE COM AS SUAS BELEZAS O SEU TRAÇADO DE PONTES TUDO ME ENCANTA.UM ABRAÇO CARINHOSO CELINA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celina és uma linda pernambucana.
      Então quando eu nasci, você veio morar aqui. kkk
      Tem muita coisa linda mesmo aqui no meu Recife/Olinda.
      Xeros

      Excluir
  31. Ana Karla minha flor, muito obrigada pela força com minha mamãe, muita saúde e paz pra ti.
    Xeros muitos.

    ResponderExcluir
  32. Ana, impossível desvincular o frevo da alegria, que parceria linda!

    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Alguns dias tive dificuldade de comentar nos blogs, mas descobri o motivo. Além disso, ando muito ocupada com algumas atividades aqui, por isso sumi...
    Nesse Dia do Frevo, assim que vi na tv, lembrei de você, que está aí vivendo esse ritmo contagiante. Não me esqueço jamais de Vassourinhas e do quanto tinha vontade de sair dançando, mesmo sem saber. O frevo é uma identidade de Pernambuco, muito bacana isso!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  34. O frevo é mesmo sinônimo de muita alegria.
    Em algumas escolas de frevo que conheço, se ensina a sorrir também.
    Xeros

    ResponderExcluir