quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Acidentes com motos

Já nem sei mais se esses acidentes com moto me deixa chocada.
Vi ontem , reportagem na TV sobre o assunto e fiquei perplexa ao saber que nesse ano enquanto que são 53.500 carros novos, as moto ultrapassam com 70.100. Isso quer dizer que são 103 mil motos circulando somente em Recife, fora as "cinquentinha".
Na reportagem, os condutores dessas "cinquentinhas" não são habilitados e normalmente não usam capacetes.


O setor de trauma do principal hospital da cidade, Restauração, informa que de 20 pacientes, 14 a 16 são acidentados com motos. Sendo 80% somente vítimas de acidentes com moto.


Até onde os motoqueiros querem ir?
Por que há um preço nisso tudo: a vida.
A moto é mais veloz na partida, se encaixa em qualquer lugar, passa por entre os carros com risco de bater, chega mais rápido ao destino.
Mas será que vale mesmo a pena correr tantos riscos?
E aqueles, que mesmo sabendo que é obrigatório usar o capacete para sua própria proteção, não usam?!


Bem, o Governo lança campanha que visa reduzir números de acidentes com motos:

Além de ações educativas para conscientizar a população, o Governo anunciou que a fiscalização nas ruas será reforçada e 544 novos policiais serão nomeados até 2014.

De maio até agosto deste ano, foram registrados 17.477 atendimentos a vítimas de acidentes com motos em Pernambuco. Por ano, 602 pessoas morrem pelo mesmo motivo.

De acordo com o Governo do Estado, até 2014 serão nomeados 544 novos policiais militares. Na área de saúde, haverá uma maior integração entre as UPAs, os hospitais, o Samu e o Corpo de Bombeiros para dar mais rapidez ao atendimento das vítimas. Além disso, uma campanha educativa vai conscientizar os motoqueiros do perigo que eles enfrentam quando não obedecem as leis de trânsito. (Fonte: pe360º)

Para ver vídeo com a reportagem:

E ler a reportagem da campanha que o governo lançou:






10 comentários:

  1. Sbe, eu penso que a educação no trânsito é fundamental, mas nem motoristas de ônibus e/ou carros nem motoqueiros, em sua maioria respeitam uns aos outros. Reflexo desta nossa civilização individualista?
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Pavor é a palavra que me vem quando vejo as motos no trânsito,os acidentes.Uma inconsequência sem limites.Demoro a a creditar em educação no trânsito,quando nem em casa eles sabem viver...
    beijo Ana

    ResponderExcluir
  3. Ana...

    Tentando postar pela décima vez, ahahaha. Beijooooooos...

    Ana,

    Eu não só vejo as reportagens como presencio muitos acidentes todos os dias, já minha motocicleta é parte do meu transporte até o trabalho diariamente.
    Mas devo te dizer que ainda há uma minoria que não fica ultrapassando os carros perigosamente (quem pilota sabe o limite entre o que pode e o que não pode). Eu por exemplo ando dentro do limite permitido, não faço ultrapassaqgem perigosa e olha só, já fui parar no chão por um motrista de CARRO.
    Acho um pouco injusto porque a culpa sempre cai sobre o motociclista. Falta muita educação? Falta.
    Falta respeito, amor á vida? Falta.
    Mas em muitos casos que ja vi, são os motoristas de CARRO, caminhão, ônibus, que mudam de faixa sem sinalizar, que acelera quando um motociclista o ultrapassa como se aquilo fosse um ultraje, colocando a vida do motociclista em risco. Depois o motociclista vai parar num hospital com uma lesão grave, qualquer coisa assim e o preconceito é geral. Algo do tipo: claro, é motoqueiro. É preciso ter cuidado com isso. A culpa nem sempre é dele.
    O transito virou um local de guerra, de demonstração de poder e agilidade, de orgulho e isso diz respeito a todos.

    Acho que motociclistas deveriam ter uma faixa especial. E estes que acham que podem andar sem capacete (ou porque sao muito velhos e ainda nao se adaptaram a nova realidade ou porque se acham realmente muito superiores, para estes eu não tenho nem comentários. Se não tem noção de direitos e deveres não devia nem poder adquirir uma moto / carro / jegue.

    Um super beijo.

    ResponderExcluir
  4. Ana, eu vi os vídeos da campanha do Governo de PE - muito bem feitos, por sinal - e fiquei chocado com o realismo das imagens. Tem que ser assim, tocando fundo na ferida! Aprovo!

    BJ

    ResponderExcluir
  5. Muitos se acidentam justamente por isso, pq eles não estão nem ai pra nada só querem saber de correr mais rápido msm correndo muitos riscos, se todos parassem com isso, muitos acidentes seriam evitados.

    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Aqui na cidade, morre um motoqueiro por dia.
    Acredita?
    E eu moro no interior.
    Bjs Ana.

    ResponderExcluir
  7. Mas Ana, se em carros com todos apetrechos de seguranças,vivemos no perigo constante, o que se poderia esperar com os motociclistas?
    - O transito é caotico e assassino.
    _Muitos deles são sucidas pelas manobras que vemos.
    _Os condutores são por demais mal educados, dos dois lados.
    Então salve quem puder neste transito.
    E que Deus nos proteja sempre.
    Haja educação e punição.
    Um abração terno.

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente essa é a realidade agora! Imagina como é andar nesse transito em SP com tanta moto pra tudo quanto é lado! Há duas semanas um amigo sofreu um acidente de moto, graças a Deus não foi nada grave, mas só o susto que levamos já foi o suficiente pra não querermos esse meio de transporte em nossa vida! bjos

    ResponderExcluir
  9. Ana...

    Ando atye traumatizada com os motoqueiros..
    Sei que precisam trabalhar etc..
    Mas eles se arriscam muito..todo dia vejo um caido no chão..

    E lá vem eles com seus bi-bis... e a gente que lhe de passagem..

    E o amor a vida..onde fica??

    bj

    ResponderExcluir
  10. -Pode ser sim NORMA e a tendência é aumentar.

    -Bem pensado YASMINE, se a educação está em falt em casa, imagine nas ruas.

    -Nossa LU, a educação é a principal ética para o trânsito e isso, sabemos demais, que não tem.
    Agora você arrasou, uma faixa exclusiva para motociclistas. Muito bom.
    Quando eu conheci meu marido ele tinha moto e assim casamos e andei grávida até os 6 meses. Depois ele teve que vender e passamos para carro. Mas a semana passada ele estava conjecturando em comprar uma outra, pois chegará mais rápido no trabalho. Fui contra imediatamente.

    -É ED, tem que ser no tratamento de choque, pra ver se as pessoas acordam um pouco.

    -Isso mesmo JES.

    -Acredito sim FATIMA, é mesmo lamentável.

    -E que Deus nos proteja TONINHO, por que mesmo a gente andando na linha, sempre aparece um "louco" pra pôr em risco nossa vida.

    -É ICH, quando acontece perto da gente, vemos que é realidade. Meu marido também ja sofreu um acidente com moto, mas se safou muito bem, graças a Deus.

    -MA, o amor a vida, parece não existir. Uma lástima.

    XEROS

    ResponderExcluir