Acabou.
Simples assim.
Estamos em uma evolução e para isso houve mudanças também na "formatura".
Esqueceram de informar em algumas instituições, que a antiga Alfabetização, agora é o 1ºAno do Ensino Fundamental I. Portanto formatura do ABC não existe mais.
Ou talvez exista para realizar algum sonho perdido de alguém que não teve a oportunidade de realizar por alguma razão que não convém agora.
Gente, "pelamordedeus", isso já era!
Diretores e professores, acabem de uma vez por todas com isso.
Se reciclem.
Renovem.
Inventem algo novo para suprir essa necessidade sem fim.
Os alunos já estão chegando ao 1º ano do Fundamental I formados. Já sabem ler e escrever.
Diferente de antigamente que a "Alfabetização" ensinava as primeiras palavras.
As crianças coitadas, vestem aquelas becas e togas e passam um tempão ouvindo o blá, blá, blá do diretor, professor, coordenador, homenageado, sem nem entenderem direito do que se trata.
Depois cantam o hino Nacional, já esgotados de uma cerimônia, que é sempre cansativa, sem entender ao certo do que se trata.
Os meninos além da beca e toga, ainda são vestidos com um terninho e as meninas mais parecem princesas com suas armações nas saias cheias de brilho.
Francamente, me perdoem os que ainda insistem nisso, mas vamos andar pra frente.
Sem falar que muitas crianças guardam esse dia enfadonho na memória, como um momento chato, ou seja, formatura = chateação.
Mas se assim fazem questão, que seja algo mais dinâmico, alegre, diferente. Que seja feito para os alunos.
Imagem retirada do Google. Aqui
Eu já tive duas experiências, que foram com meus filhos.
O primeiro foi como descrevi acima e o segundo foi um lançamento de um livrinho, mas mesmo assim ainda foi muito cansativo. Sem falar que a turma dele não estava toda reunida. Mais da metade dessa turma, por opção dos seus responsáveis, fizeram a "linda" festa, cheia de pompas, em uma linda casa de eventos e gastaram rios de dinheiro, a prazo para pagarem suas vestimentas, salão, buffet, etc..
Só rindo mesmo!
Fala sério!!!
Olá, querida
ResponderExcluirComo se valoriza o ter... o material!!!
Enquanto que o essencial fica ainda muito invisível aos olhos...
Bjm de paz
Hj em dia ta tudo uma bagunça eu msm não entendo mais nada
ResponderExcluirBjss
Olá,Ana!!
ResponderExcluirPois é...penso que a preocupação deveria estar em exigir uma educação de qualidade...do que ficar gastando dinheiro com coisas que as crianças nem vão gostar de lembrar...mas...
beijos!!
Viu como o conhecimento, a informação chegou quase de sopetão sem pedir licença, derrubando e escancarando as portas, que algumas ententidades tão arraigadas nos seus próprios deslumbre ainda não enxergam ou fingem, querendo agradar os pais para não perderem a mensalidade,ou se for pública é para ter um brilhinho a mais. Tá certa vc, Ana Karla! Plac! Plac! Beijão!
ResponderExcluirÉ isso ai menina, tem coisa mais importate do que a formatura, o aprendizado é mais valiosos e glamouroso do que isso, e não dura só um dia né...
ResponderExcluirbeijokas...
Que caretice isso,não é?
ResponderExcluirSimplicidade já!,pelamordedeus,rssr beijos,chica
Não há necessidade...
ResponderExcluirBeijo.
Karla querida!
ResponderExcluirConcordo contigo.
Muitas escolas ainda não perceberam que houve tantas mudanças... Continuam na mesma sem criatividade, sem inovações, sem perceber que a criança hoje tem um novo pensar.
Abraços e uma noite abençoada.
A formatura do ABC, salvo engano, só existe (existia?) na rede privada...na pública, nunca vi.
ResponderExcluirRealmente, Karla, as que assisti, foram chatérrimas. Na escola pública, a realidade é outra, grande parte dos alunos chega ao 2º ano, sem estar alfabetizado, isto quer dizer que não seriam "Doutores do ABC"!!!...Precisa-se de mudanças, URGENTE, nas escolas em GERAL!!!
Boa matéria
Um xero
foi um prazer receber voce lá no pitangas, volte sempre, assim que tiver mais noticias da minha querida amiga, vou informando, ontem a visitei no hospital, tudo segue muito lentamente. um beijo.
ResponderExcluirAna,
ResponderExcluirConcordo com você plenamente, os valores de hoje estão se deturpando e a alfabetização está sendo levada para mais um evento social do que uma etapa importante do aprendizado!
Vamos festejar sim, mas por uma educação com mais qualidade e igualitária!!!
bjokas
-Sem dúvida ROSÉLIA,o material está contando mais.
ResponderExcluir-Bagunça, JES, isso mesmo. Uma bagunça.
-Pois é VIVIAN, há quem se preocupe mesmo em aparecer. Fazer o que, né?
-DONA MALU, as privadas são "expertas" nisso. Fazer o que a clienta solicita.
-É sim MÃE TERRA, o aprendizado é para sempre.
-Bota caretice nisso CHICA. Aff!
-Totalmente dispensável MANUEL.
-IMAC as crianças já estão em outro nível, mas a tradição quer ser mantida. Isso já está ultrapassado.
-Realmente LÚCIA, isso acontece mesmo na rede privada. Já vi umas formaturas na pública, mas bem simples, sem nenhum glamour.
-ÂNGELA, eu que te agradeço pelo retorno. Você também seja muito bem vinda. Obrigada.
-Perfeito SHEYLA. Festejar por uma educação de qualidade e igualitária. Deixemos de lado esse evento social, totalmente desnecessário.
Oi, Ana Karla.
ResponderExcluirConcordo! Muito bem colocado!
Principalmente este aspecto que a festa é pra escola, não pros aluninhos, que acabam traumatizados! Perfeito!
E, o pior, é que agora tem formatura para qualquer pretexto: fim pro Fundamental I, do Fundamental II, do Ensino Médio... E com todos aqueles protocolos de formatura de Faculdade! Como você diz, cansativo (e custoso, de tempo e dinheiro).
Acaba perdendo a finalidade da alegria e comemoração da real e efetiva conclusão de curso!
Oi Ana!
ResponderExcluirAqui também tive duas experiências diferentes: Minha filha mais velha teve uma formatura formal, com beca, foi oradora, teve apresentação de flauta, coral e um jantar depois.
A mais nova não teve nada, só a festa de encerramento de ano que eles fazem para todas as classes, e saiu do jardim para o primeiro ano.
Concordo com você! A formatura acaba perdendo o sentido!
Bjs
Ia
Olá Karla
ResponderExcluirEu nem sei o que opinar, eu sou contra tantas questões em relação a criança, alfabetização e outras coisitas mais que representam a criança como mini adulto. Há de tudo hoje neste nosso mundo do ter.
bjs,
Oi Karla!
ResponderExcluirEstou vendo que as mudanças escolares não estão só acontecendo aqui em Portugal.
Tá aí! Não é fácil aceitar mudanças e transformações. O povo se retrai sempre. Já é da praxe. Eu por vezes também não fujo à regra, Esperneio.
Olhe, vim lhe propor um "negócio"... Talvez você queria alinhar, já que ficou com pena de não participar da última fase...
Como sabe estamos ressoando BCFV. Você não quer ressoar também? Tive uma ideia boa, não sei se você quer pegar...
Te proponho: Ressonâncias Frases Célebres BCFV
(ou seja, escolher as melhores quotes de gente famosa e iluminada das ideias, que se apliquem na perfeição a cada uma das 8 fases, uma frase para cada fase. Que tal? Acha divertido?)
Beijo além-mar.
Rute
P.s.-Já temos mais ressonâncias por lá :)
help!!!!!!!!! este ano vou passar por isto! não acredito...putz!
ResponderExcluirrss
beijão Ana
Realmente tem coisas mais importantes para serem focadas!!
ResponderExcluirHoje dia 20 de Outubro, vim desejar um Feliz dia do Poeta!!
Parabéns querida!!
Beijinhos Iluminados!!!
Olá Karla,
ResponderExcluirSem dúvida, é preciso inovar. Formatura há de ser um evento agradável a ser relembrado por toda uma vida. Os interesses das crianças e jovens são outros e merecem ser respeitados. O tradicional é mesmo uma chatice.
Beijos.
Oi Ana Karla!
ResponderExcluirAssino embaixo este apelo.rsss
Nunca gostei destas cerimônias, qualquer que seja o grau terminado. Meus filhos, olhe que faz tempo, nunca se enfeitaram para estas festas, sempre foram o contraponto, é de branco, vai de branco, mas sem fru-fru. Nas outras etapas também e mesmo na graduação nada de festa, pode ir como convidado dos amigos. Gastar rios de dinheiro com cerimonial e depois ficar desempregado. De que adianta? Só fachada, aparências.
Beijinhos!
-ACHO QUE VCSSS TIVERAM ALGUMAS DECEPÇÕES.
ResponderExcluirE Ñ TIVERAM A OPORTUNIDADE DE DE TER ESSA FESTA REGISTRADA EM SUAS VIDAS,PQ MINHA FILHA E SUAS AMIGAS RELEMBRAM ATÉ HOJE DESSE EVENTO Q FICOU MARCADO.TODAS ELAS AS VEZES SE REUNI PARA Ñ DEIXA ESSA AMIZADE SE PERDER. ELA ME AGRADECE ATÉ HOJE POR TER REGISTRADO ESSA FASE DA SUA VIDA,EU Ñ SOU RICA,MAS TB Ñ FIQUEI MAS POBRE POR ISSO,MAS FIQUEI RICA DE GUARDA UMA RECORDAÇÃO DAS PRIMEIRAS AMIGAS, DOS PRIMEIROS RABISCOS,DAS PRIMEIRAS PALAVRAS LIDA PELA MINHA FILHA.BABIIIIIIIIIII
Realmente, eu não tive nenhuma festa de ABC, o que me resta de lembrança é uma linda foto sentada atrás de uma mesinha com a bandeira do Brasil por trás e fardada com um lápis na mão.
ResponderExcluirInesquecível.
Ainda relembro esse momento especial entre outros com algumas colegas daquela época.
como dezer que a a formatura não existe mais!será que essa pessoa nunca foi criança? por que acabar com algo que só iluminava os olhos dos pais e mestres! tantas otras coisas para fazer com que acabe e foram tornar estinta a formatura do a b c.
ResponderExcluirQUERIDO VISITANTE ANÔNIMO( são muitos que comentam nesse post), QUERO DIZER-LHES QUE EU NÃO ACEITO NENHUM COMENTÁRIO SEM IDENTIFICAÇÃO, SEJA ELE POSITIVO OU NÃO, POIS ASSIM PODEMOS TROCAR IDEIAS E DEBATER O ASSUNTO.
ResponderExcluirEU SOU EDUCADORA E MÃE DE DOIS MENINOS, QUE JÁ PASSARAM POR ESSA EXPERIÊNCIA E ELES MESMOS CRITICAM AQUELE "DIA ESPECIAL".
AFF!
E TEM MAIS:
SOU MUITO BEM AMADA PARA SABER O QUE FALO.
SE VOCÊ LER NOVAMENTE O POST CONSEGUIRÁ ENTENDER O MEU PONTO VISTA E AÍ SIM, COMENTAR COM CONVICÇÃO.
Depois de muito procurar algo sobre o assunto, encontrei seu blog. Estou passando por essa situação e me sentindo pressionada a 'decidir' sobre a participação ou não do meu filho na tal festa, pois não há opção de cerimônia simples na escola, apenas a festança... depois do post e dos comentários que li, ajudou na minha decisão de não participar. Também acho desnecessário a pompa e o gasto... se houvesse a possibilidade de participar apenas da cerimônia, faria. como não há, não concordo muito em gastar um dinheirão numa festa chata pro meu filho onde ele só está interessado em 'brincar' com os amigos depois. e, a exemplo do que já foi dito, ele já está alfabetizado desde o ano anterior, não gosta de ficar ouvindo blablabla, e não tem muita paciência pra ficar tirando um monte de fotos... acho que o básico deve ser mantido, mas festa não é necessário.
ResponderExcluirDepois de muito procurar algo sobre o assunto, encontrei seu blog. Estou passando por essa situação e me sentindo pressionada a 'decidir' sobre a participação ou não do meu filho na tal festa, pois não há opção de cerimônia simples na escola, apenas a festança... depois do post e dos comentários que li, ajudou na minha decisão de não participar. Também acho desnecessário a pompa e o gasto... se houvesse a possibilidade de participar apenas da cerimônia, faria. como não há, não concordo muito em gastar um dinheirão numa festa chata pro meu filho onde ele só está interessado em 'brincar' com os amigos depois. e, a exemplo do que já foi dito, ele já está alfabetizado desde o ano anterior, não gosta de ficar ouvindo blablabla, e não tem muita paciência pra ficar tirando um monte de fotos... acho que o básico deve ser mantido, mas festa não é necessário.
ResponderExcluirIncrível como aquelas mães que defendem a formatura apresentam seu comentários cheios de erros de português. Fico impressionada... acho que a formatura deve ter sido algo que ocupou o lugar da verdadeira criação de uma relação com a leitura. peço desculpas pela arrogância, mas acho totalmente equivocada essa ideia de formatura... é o consumo substituindo a essência...
ResponderExcluir