terça-feira, 11 de maio de 2010

Bullying 4



Bom dia!


Se é que posso chamar esse dia de bom dia após ler reportagem no jornal sobre uma menina de 13 anos que foi agredida   por uma colega de mesma idade dentro de uma sala de aula.
Em pleno horário escolar, a garota foi trancada por outras duas meninas e levou chutes, unhadas, socos e mordidas. Ela fez exame no Instituto de Medicina Legal (IML) e registrou o caso na Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA).


Na última quinta-feira, uma estudante de 15 anos apanhou de sete meninas na Escola Estadual Vidal de Negreiros, em Afogados, Sudoeste da cidade. 
Elas cortaram o rosto da vítima com um estilete e um compasso. Mais uma vez, a agressão aconteceu dentro de sala de aula.
Segundo a menina que apanhou, dias antes da briga ela vinha sendo ameaçada pelas colegas, que também são suas vizinhas, porque foi defender o irmão de 10 anos.


"Elas disseram que meu filho tinha xingado uma delas de 'caça-rato' (mulher fácil). Minha filha foi lá, reclamou com elas e levou o irmão para casa. Desde então elas prometeram vingança", comentou a mãe da garota, uma auxiliar de enfermagem. 
A mãe ficou tão preocupada que pediu para um vizinho acompanhar a jovem no caminho de casa até a escola. Mas a promessa foi cumprida no turno da tarde. Assim que o professor de matemática saiu de sala, cinco garotas de outras turmas e duas colegas de classe partiram para cima da menina.
Professores e alunos desapartaram a briga. A jovem foi atendida no Hospital da Restauração, no Derby. A adolescente agredida ainda não voltou à escola. Ao contrário das suas agressoras, que estão assistindo aulas normalmente. 
Ontem ela foi com a mãe buscar um requerimento da escola para realizar um tratamento psicológico gratuito.
 "O sentimento é de revolta. E também de culpa. Sabia que as meninas estavam ameaçando ela. Por isso chamei um amigo para levá-la e buscá-la no colégio. Mas nunca pensei que ela pudesse apanhar dentro da escola. Estou insegura", desabafou a mãe. 


Fonte: Diário de Pernambuco (reportagem completa).

Vivi do Blog Caprichos e Carinhos fez hoje um post sobre o Bullying e colocou um vídeo do Altas horas, onde um garoto fala de sua experiência. Confiram.


Imagem: internet

12 comentários:

  1. Oi Aninha...
    Isso é muito violento... até Imoral !!!e parece q muitos pais estão ignorando !!!! precisamos mesmo levantar essa bandeira!!!
    Meus meninos hoje são moços...mas como mãe !!! eu não posso não fazer muito...é pouco...eu sei...mas é um poquinho aqui..outro ali... e muitas pessoas tomam conhecimento....
    achei bom vc citar meu blog...muitos verão os vídeos... e eu.. citarei o seu para maior conhecimento... ok!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oiiii Carla querida !Saudades ...

    Realmente...nossa sociedade vive dias muito tristes, muita violência, muita intolerância...e sabe o que me vem a mente? FALTA DE DEUS nos corações das pessoas...infelizmente é isso, né? Quando Deus está presente em nossas vidas, o SEU amor está em nossos corações e aí, amiga....não tem como agirmos com tanta dureza e crueldade, né? Só podemos orar muito, clamar a Deus para que tenha misericórdia de todos nós!
    beijos, querida
    Helena Garcia
    http://diaadiacorridinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Minha querida xerosa...vc me pediu pra participar dessa blogagem, mas não me sinto a vontede pra falar sobre isso...primeiro pq nunca fui vítima dele...sempre fui ótima aluna, mas todo mundo no colégio me adorava...eu dava cola pra quem precisava...eu era amiga de todo mundo...e, pelo contrário, os que sofriam algum tipo de zoação dos outros, vinham pra perto de mim, como se ao meu lado estivessem protegidos...não é querer me metidar não...hehe mas sempre fui popular...então acho que essa questão do bulyinng é falta de educação e por vivermos num país onde a impunidade impera isso talvez venha tomando proporções enormes...não vou participar, me perdoe, posso até divulgar como vc me pediu, mas prefiro assim, por motivos de cunho pessoal...ok minha linda?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Eu já fui agredida dentro da sala de aula. Tinha os meus 15 anos. Defendi uma amiga que vinha sendo constantemente humilhada e espancada dentro da própria escola, e os amiguinhos do agressor não gostaram. Fui ao conselho executivo com ela, para ajudá-la a fazer queixa, ela fez, o rapaz foi chamado para responder às acusações, e quando voltou comunicou a um amigo o que havia acontecido. Os dois eram da minha turma.
    O amigo não gostou, e partiu para cima de mim. Eu com o meu 1m63cm e 57 kilos, fui lançada ao chão por um rapaz de 1m80, de 85kg.
    Depois houve a maior confusão, o caso foi para em tribunal, e é claro que eu venci.

    É lamentável mesmo. Escola já não é mais sinónimo de educação, tampouco de segurança.

    ResponderExcluir
  5. Fico agoniada só em ler.Claro efeito dominó. E fazer o que hein?!Me sinto impotente como mãe e cidadã

    ResponderExcluir
  6. VIVI, acho muito importante levarmos adiante esse conhecimento a quem ainda não sabe do que se trata essa prática, pois assim saberão que há medidas a serem tomadas se for denunciada.

    HELENA também concordo com você. Onde tem Deus, tem amor e fraternidade.

    Que pena GLORINHA, esse atitude partiu para que as pessoas possam tomar conhecimento e ajudar ao próximo mesmo sem ter sido vítima dessa prática.
    Olha, mas você sempre popular, hein! Parabéns por ter sido sempre assim.

    SARAH que caso! Apesar dos ataques, final feliz. As pessoas precisam denunciar. É sério!!!

    YASMINE também me sinto assim, impotente. Há mais de um ano que venho batendo nessa tecla e que estarei sempre a divulgar e incentivar o combate. Espero que os responsáveis cuide para que seus filhos, netos, sobrinhos nunca sejam vítimas, nem agressores.

    ResponderExcluir
  7. Xerosa minha querida, não me entenda mal...acho que vc não entendeu pq não vou participar...mas vou te mandar um email explicando tá? Não fica triste comigo não...por favor....eu até divulgo...mas participar...te falo pq depois...beijos...

    ResponderExcluir
  8. Glorinha está tudo esclarecido. Li o e-mail todinho.
    Eu a entendo.
    Não esqueça o que lhe disse: eu a estimo muito.
    Xeros!

    ResponderExcluir
  9. olá ana karla
    este assunto me interessa tambem
    fiquei sabendo de uma blogagem coletiva que vc fará dia 26 de maio
    pode me avisar?
    fiquei sabendo através da zenaide.
    bjs
    Lilly
    http://coisadelilly.wordpress.com
    http://blogdareforma.wordpress.com
    email:coisadelilly@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Lilly, fico feliz em saber que muitas pessoas se interessam por esse assunto, pois é muito sério e meu objetivo foi usar a internet como fonte de conhecimento e orientação a todos e assim podermos divulgar e apresentar a quem ainda não conhece por esse nome.
    Postei agora uma chamada e claro seja muito bem vinda.
    Conto com você.
    Xeros

    ResponderExcluir
  11. Falem pra mim oque fazer nessa situação .
    Tenho um filho de 9 que é agredido por um de 12(estão na mesma sala repetente) falo com a diretora fala que ta resolvendo vou no conselho tutelar me encaminha pra secretaria e fica esse ping pong .Meu filho nãoq quer ir a escola chora ficou com crise de ansiedade (morde todas as camisetas na gola) esta toda furada e na da é resolvido falam que a lei esta do lado dele e eu como fico?

    ResponderExcluir
  12. Raquel é lamentável quando chega a esse ponto.
    A escola que deveria ter papel principal no entanto pelo que contas diz que vai resolver e nada acontece.
    Além de denunciar, na minha opinião o mais importante é o bem estar da criança, por isso mudar de colégio é uma das soluções desde que você deixe claro o motivo por qual está tomando tal atitude.
    Em carta ao colégio , enfim.
    Em sugestões anteriores, tem o disque 100.
    Espero tê-la ajudado.
    Acabei de ler um caso no blog de uma amiga e pode servir pra você como exemplo.
    O blog é nesse site:
    http://nempacelli.blogspot.com/2010/06/vitoria-sobre-o-bullying.html

    Xeros!

    ResponderExcluir