segunda-feira, 6 de maio de 2013

Ritalina

Hoje ao entrar na internet já dei de cara com a polêmica Ritalina.
Sem falar do remédio, penso primeiramente em como está vivendo a humanidade.
Essa medicação pode até ser uma droga mesmo, mas se aplicada com seriedade, é benéfica, porém a minha pouca experiência diz que não é uma medicação que causa dependência, pois tenho alguns alunos que fazem uso da Ritalina e muitas vezes ficaram sem tomar e não fez a mínima diferença no seu comportamento, portanto a minha conclusão foi de que o aluno não precisava da droga ou a droga não estava fazendo efeito nele.
As vezes vejo crianças com laudo de TDAH e na verdade são crianças cobradas pelos pais, por um comportamento invejável e uma sabedoria de super inteligente. Digo, são crianças vítimas da sociedade e dos próprios pais que agem dessa forma, com essa cobrança exacerbada.
O pior de tudo, é que quando a medicação falta no mercado, quem fica louco mesmo são os pais, pois não conseguem dar atenção e tratar seus filhos normalmente como eles são.
Respeitar seu tempo e sua sabedoria natural é o mínimo que se pode fazer.
Deixemos as medicações para os casos verdadeiramente necessários e não apenas por que você, pai e mãe, querem seus filhos os mais inteligentes, os que tem mais, os que fazem mais. Deixem seus filhos viverem. Aprendam a viver com eles. E não fiquem cobrando além do que ele pode dar.
Todos tem capacidade.


21 comentários:

  1. Importante tua conclusão! Pra que remédios,se não forem necessários! Aprender a respeitar! beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana Karla
    Essa é uma realidade cruel dentro das escolas, os pais projetam em seus filhos suas frustrações, e querem que eles sejam o que não são, só para alimentarem suas vaidades.
    Bjux

    ResponderExcluir
  3. Eu conheço pouco sobre a Ritalina, mas penso muito nas "doenças mentais"em geral.
    Se os grandes mestres da pintura tomassem calmantes, teriamos sido privados de obras maravilhosas. Van Gogh por exemplo não teria feito seus girassóis...

    ResponderExcluir
  4. Ana
    que tema importante.
    meu menino recebeu orientação de tomar medicamentos duas vezes.
    Não dei.
    Fui tentando aos poucos, por outros caminhos até ter certeza se era de fato necessário ou não.
    Uma grande judiação perceber que o medicamento é colocado como primeira alternativa de tratamento. Muitas vezes os pais são os que mais precisam de tratar-se.
    grande abraço...

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ana Karla,

    Um de meus garotos toma o Ritalina. Dia desses a médica viajou em ficamos uma semana sem poder adquirir o remédio. "Aparentemente" era como se tudo fosse igual na vida dele, mas, nos detalhes, percebíamos a inquietude: falava sem parar; para ler uma página, levantava-se uma dezena de vezes; na escola, percebia-se a impaciência dele em ficar sentado, ele costumava sair da sala em torno de 5 a 7 vezes, dá uma volta no corredor e, depois, se senta de novo. Depois que começou com o Ritalina, essas saídas diminuíram e o tempo de concentração dele, na aula, é maior. Já pensei em suspender, porque o mal humor dele cresceu muito e ele sempre foi um doce de criança. Apesar de ter começado tardiamente, já ia fazer 13 anos, quando iniciamos, optamos (o pai, eu e a neuro), porque os benefícios foram muitos. Ainda temos problemas com a dislexia...mas ele se fixa mais e o dia rende também. Meus outros filhos possuem hiperatividade, mas não precisam do Ritalina. Eu mesma sou hiperativa e meu esposo também, só que ele é disléxico...e só quando entendemos o que acontece no cérebro de pessoas com TDHA, pudemos escolher entre a medicação ou não. Os outros não precisam, porque lidam bem com as dificuldades do dia-a-dia. O do meio não. Um lugar onde encontramos informações é este site, o qual indico para pais e professores: http://www.tdah.org.br/.

    Muito boa essa discussão. Abraço do Pedra.

    www.pedradosertao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Aninha_maaada!
    Há que se ter todo o cuidado e critério para fechar um diagnóstico de TDAH, né mesmo?! Por isso, aqui, trabalhamos em equipe multidisciplinar: neurologistas, pedagogos, psicólogos,psiquiatras, neuropsicólogos... A Ritalina, quando bem prescrita, traz benefícios para a criança fantásticos. Claro que somado a ela, psicoterapia e acompanhamento dos pais. Além disso, a avaliação/exame neuropsicológico a que submetemos a criança/adolescente quase zera a margem de erro diagnóstico. Faço muito por aqui! De qualquer maneira sua reflexão é super apropriada...como já escrevi e alertei sobre o uso indiscriminado dos ansiolíticos e antidepressivos...aff!
    Beijuuss e uma semana linda procê

    ResponderExcluir
  7. Olá, querida amiga Karla
    Eu não sou a favor de remédios indistintos e indiscriminados também... prefiro a medicação natural sempre que é possível e tenho visto casos de psicotrópicos terem sido trocados por homeopatia, sem problema, com o uso de paciência e FÉ...
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana Karla
    Olha, pra ser sincera desconheço a polêmica sobre este medicamento, então não posso opinar contra ou a favor, o que sei é que remédio é pra ser usado com muito critério.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Aninha, fui no Google pesquisar porque não fazia a menor ideia do que seria. Menina, no meu tempo não tinha isso não! Se tinha ninguém sabia. Tinha os meninos arteiros, inquietos, mas que eram "educados" pra respeitar o próximo e o meio onde estavam. É claro que tinha um ou outro caso que não funcionava só a educação dada em casa, mas era tão raro que ninguém falava em remédio.
    Hoje os pais estão muito acomodados, querem o embrulho pronto pra lançarem no mundo e exageram na dose, por preguiça de perder um tempo com os filhos, mesmo que esse pouco tempo seja bem pouco mesmo. É claro que cada caso é um caso. Mas que hoje tem esse exagero, tem sim!

    Excelente texto, menina!
    Beijos e xeros!

    ResponderExcluir
  10. Creio que tudo deve seguir a necessidade, sempre tendo o especialista como responsável. Se não é necessário deixe que o desenvolvimento se faça de forma normal, sem pressão.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá Ana!! Como está?
    Conclui em março a minha pos graduação em psicopedagogia e o meu trabalho de conclusao de curso foi exatamente TDAH, concordo com em muitos casos realmente a ritalina salva a criança e seu aprendizado, mas em outras vezes vejo que o que acontece é deficit de atenção, mas deficit de atenção dos pais, isto é, a criança com carencia de atenção dos pais.
    beijos
    ótima semana!
    Regina
    www.psicologaregina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Ana Karla,
    Uma polêmica e tanto. O respeito a individualidade é fundamental. As comparações causam anseios e acabam tomando um caminho errado.
    Tudo tem que ser na medida certa, sem exageros.
    Beijos mil

    ResponderExcluir
  13. Esta questão desse rémedio merece ser discutida mais vezes,até que ponto realmente a criança precisa desse remédio? Abraço

    ResponderExcluir

  14. Olá Ana Karla,

    É mesmo preciso muito cuidado para não expor as crianças ao uso de tal medicação sem necessidade. Ela somente deveria ser aplicada com suporte num diagnóstico bem estruturado. Afinal, qualquer medicação traz efeitos colaterais indesejados.

    Concordo com seu ponto de vista.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  15. Aconteça o que acontecer na minha vida,
    nunca vou perder minha paz interior.
    Quero Viver intensamente as pequenas vitórias.
    Viver apaixonada pela vida!
    Visualizar só coisas boas.
    Quero fazer de tudo para sorrir mais, relaxar,
    buscar um cantinho dentro do seu coração
    para tentar ser feliz!
    Quero dar amor, carinho, compreensão,
    respeito, muitas vezes
    ajuda muito mais para me sentir feliz
    sabendo , que consigo amar
    mais os outros que a mim mesmo.
    Porque sua amizade é um bem preciso demais para mim.
    Deus te abençoe e sempre te ilumine.
    Uma semana vivendo na paz.
    Beijos no coração carinhos na sua alma.
    Carinhosamente..Evanir..

    ResponderExcluir
  16. Boa noite, querida Aninha!
    Poxa, eu nem sei como deve ser a vida de uma criança que tem que tomar remédios assim, nem mesmo como devem ser os pais deles, pois uma criança geralmente é agitada e ninguém lembra de dar remedinhos para eles, são assim simplesmente. Mas, se há algum problema e o médico detecta e aconselha o uso, não sabemos como é o comportamento destes dentro de suas casas, portanto acredito que se o médico acha necessário, é válido, desde que os pais achem uma saída para o futuro, a fim de que esta criança não fique totalmente dependente de tal medicamento até o fim de seus dias.
    um forte abraço carioca


    ResponderExcluir
  17. Ei flooor..
    Que legal seu blog, parabens pela dedicação..
    Vim conhecer seu cantinho e aproveito para convidá-la para visitar meu blog de casamento, já me casei mas ainda sou apaixonada pelo assunto!
    Além de casamento, falo sobre viagens, beleza e de tudo um pouco.. Espero que goste!
    Além disso estão rolando dois super sorteios de aniversário no blog, as casadas tambem podem participar!
    http://www.umalindapromessa.com/2013/04/sorteios-de-aniversario-pata-noivas-e.html

    Beijo
    ;)

    ResponderExcluir
  18. Oi Ana Karla, que saudades de vc tão perto e tão longe, sobre a sua crônica, é um assunto sério , sou de acordo que só deve ser tomado a medicação aqueles que realmente precisam, que vc tenha um final, de semana bem legal. Um abraço fraterno, Celina

    ResponderExcluir
  19. "Deixem seus filhos viverem. Aprendam a viver com eles. E não fiquem cobrando além do que ele pode dar.
    Todos tem capacidade." Concordo com cada letra.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  20. É tão sério este assunto Ana Karla!!!!
    A princípio sou contra toda medicação alopática.
    Para crianças então...nem pensar.
    Sei que cada caso é uma caso...
    Enfim. Acredito em outras soluções porque já vi funcionar.
    Um beijo doce
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  21. Um protesto e um alerta com sabedoria.
    Não apresem o rio né Ana?
    Esta pressão sobre uma criança é coisa de doido mesmo.
    Bela postagem para circular no meio.
    Abraços.

    ResponderExcluir