sábado, 5 de fevereiro de 2011

Blogagem coletiva - Inclusão de portadores de necessidades especias







A inclusão é o compromisso que a sociedade tem, junto com a escola, para derrubar o preconceito e deixar que todos tenham seu espaço, independe de quem e onde.
É pura ignorância nos tempos atuais haver qualquer exclusão, sem falar que temos lei que acoberta os necessitados.
Então a inclusão é ainda uma construção de uma nova sociedade que contribui para as transformações, seja ela grande ou pequena em espaços físicos,respeitando também as limitações e reconhecendo as diferenças e potencialidades de cada um.


Conheço grandes histórias de portadores de necessidades especias que fazem acontecer e tem todo respeito da sociedade.
E nos meios de comunicação podemos conferir várias pessoas exemplares e que fazem muito mais.


Eu destaco dentre tantos, o Basquete de Cadeira de Rodas para completar meu post:



O basquetebol em cadeira de rodas chegou ao Brasil no final dos anos 50, através dos atletas Sérgio Del Grande e Robson Sampaio de Almeida.Teve, no Rio de Janeiro, grandes idealizadores e verdadeiros obstinados neste esporte, como JOSÉ GOMES BLANCO(SADEF) e ALDO MICOLLIS(Clubes do OTIMISMO, ANDEF, PARAPLÉGICOS).

O Brasil tem também seus ATLETAS-DESTAQUE : ADRIANA, que hoje joga nos Estados Unidos e ROBERTO CARLOS, que atuou na Itália , sendo que ambos foram jogadores da seleção Brasileira de Basquetebol em cadeira de rodas.

Atualmente, O Brasil conta com mais de 60 equipes masculina de basquetebol em cadeira de rodas, 6 equipes femininas, sendo que a Instituição denominada ADD ( Associação Desportiva para Deficientes), dirigida pelo Professor STEVEN DUBNER, que no momento é uma das pessoas mais importantes e entusiastas com o progresso deste esporte em nosso País, sendo inclusive, responsável pela formação da primeira equipe de Basquetebol em cadeira de rodas para crianças no Brasil, com a (ADD / Magic Hands); foi Técnico da Seleção Brasileira Masculina.

O Basquetebol em cadeira de rodas, é um dos principais esportes para as pessoas portadoras de deficiência física. Infelizmente, no Torneio Pré-Olímpico realizado na cidade do México, em 1999, o BRASIL perdeu a sua chance de classificar-se para as Paraolimpíadas de SYDNEY , tanto no Masculino como no feminino,tendo perdido ambas classificações para a equipe do México. Nas duas categorias o BRASIL classificou-se em 4º Lugar. Anteriormente, em 1996, em ATLANTA ( EUA) , o BRASIL participou das Paraolimpíadas na categoria Feminino, ficando classificado em 8º lugar.(Fonte aqui)


Imagem retirei daqui 


Essa postagem faz parte da Blogagem Coletiva proposta por Jaci, do blog Uma Pandora e sua Caixa





20 comentários:

  1. Olá, Karla
    A Paraolimpíada é um incentivo em todos os sentidos a todos nós... Nunca esmorecer!!!
    Bjs de inclusão

    ResponderExcluir
  2. Ai que show!!!! Amei vc ter destacado um esporte, a M@mirene destacou a dança, me emocionei com a apresentação que ela mostrou no blog dela, linda, que espreção corporal que os dois tinham!!! Outros falaram de histórias de vida, vida escolar e claro não podia faltar basquete sobre rodas... Show \o/ Acho que não há limites para quem acredita e tem oportunidade e taí a prova!!! Adorei, muito obrigada por ter participado, colaborado!!! Obrigada mesmo!!!

    ResponderExcluir
  3. Oiee!!
    Postagem legal...é preciso realmente falar sobre inclusão....enxergar que atrás de um cadeirante, de um deficiente visual....enfim de qqr que seja o motivo que os tenham levado a condição que vivem, existem pessoas, que se emocionam, se apaixonam, e que assim como nós que nos dizemos normais respeitam e esperam serem respeitadas.A ultima novela falou sobre os modelos que são cadeirantes...a vida é linda de ser vivida....pois a beleza está realmente nos olhos de quem realmente sabe ver e admirar.
    bjss e bom fds.

    ResponderExcluir
  4. Oi Karla

    Maravilha de post.
    O esporte é o que mais trabalha a inclusão social. Nele os "deficientes" são realmente reconhecidos.
    Apesar de que eu não acredito em deficiência, pois acho que todos temos necessidades especiais, cada qual com sua eficiência e ninguém está livre de nada.
    Acredito mais na ignorância dos que se acham normais.
    Obrigada pelo carinho sempre querida.
    Excelente domingo.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  5. EU DEFENDO OS DIREITOS DESSAS PESSOAS ESPECIAIS MESMO ..SÃO ESPECIAIS PELA LUTA PELA FORÇA PELA DETERMINAÇÃO..OLHA PRA SER SINCERA TEM GENTE QUE TEM LIMITAÇÕES E FAZEM MUITO MAIS QUE MUITA GENTE QUE NÃO TEM NADA ..DE LIMITAÇÕES...EU JA FUI VOLUNTARIA NUMA ESCOLA CHAMADA RAIO DE SOL ..DA APAE DAQUI DA MINHA CIDADE E FOI LA QUE EU ECNONTREI AS PESOSOAS MAIS DETERMINADAS DIGNAS DE EXEMPLOS QUE JA PUDE VER ....ADOREI E QUEM MAIS GANHOU FUI EU NO TEMPO QUE FUI VOLUNTARIA ...ACHO QUE TODOS TEMOS OS MESMOS DIREITOS E TUDO QUE POSSO FAZER PARA AJUDAR QUERO FAZER...AINDA ESSES DIAS CHAMEI ATENÇÃO DE UMA SENHORA NO SUPERMERCADO QUE ESTACIONOU NUMA VAGA PARA CADEIRANTES E ELA AINDA ACHOU QUE ESTAVA CERTA...MAS EU INSISTI ELA TIROU O CARRO QUERENDO ME ATRPOELAR MAS TIROU E ASSIM VAMOS NÓS AJUDAR A LEVAR A SERIO ESSA INCLUSÃO...QUE É BENÉFICA A TODOS MAIS...

    BEIJOS QUERIDA CONTERRANEA
    OTILIA

    ResponderExcluir
  6. Querida Ana Karla!
    Foi bom mesmo você lembrar desses tantos atletas com necessidades especiais que temos em nosso país e que disputam olimpíadas tão seriamente.
    Um belo exemplo de perseverança e determinação.
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  7. Bom dia,Ana Karla!!

    A paraolimpíada é uma vitória!
    É a comprovação de que determinação e força de vontade podem tudo! É a superação!
    Excelente post!Ótima iniciativa.
    Muitos beijos pra ti!!
    Com meu carinho e consideração!!

    ResponderExcluir
  8. Ah!
    Fiz uma "sala" para o blog!
    salablogfloreselivros.blogspot.com
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. Karla
    Bom dia minha amiga!!!
    Espetacular o seu post ressaltando muito bem o esporte e principalmente o Basquete que tanto nosd encanta é um orgulho para o nosso País e mais ainda para essas meninas de ouro.

    O esporte é uma arma de suma importância para a inclusão dos portadores de necessidades especiais a sociedade.

    Parabéns a todas vcs. Karla, Aleska e Pandora por nos faz erem compartilhar n essa blogagem que fala de vida, de amor ao próxima, de igualdade entre todos.

    Beijos e um lindo domingo

    ResponderExcluir
  10. Já ia comentar no Facebook (3G lenta), mas aprovo teu post aqui, todos tem o direito a vida e devem ser respeitados sim.
    Beijos e ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  11. Karla...
    De facto sua postagem foi a única a tocar nesse tema do desporto praticado com grande mérito por portadores de necessidades especiais.
    Um grande exemplo para todos os que com mais, conseguem muitas vezes bem menos...
    Parabéns pelo post!
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. -É isso mesmo ROSÉLIA, obrigada a presença.

    -Eu que agradeço PANDORA, por participar de uma coletiva construtiva.

    -Pois é TERESOCA, até que as novelas abrangem ótimos temas.

    -Bem observado NILCE, cada um com sua eficiência.

    -OTILIA, que alegria em tê-la no Misturação. Muito importante esse trabalho de voluntária. Obrigada por vir.

    -Precisam mesmo BETH, de muita determinação para alcançar os próprios sonhos.

    -Obrigada VI, vou lá na sala

    -Todas nós não é IRENE, pois é mais uma ótima oportunidade de falar de um assunto sério como esse.

    -Ah MAURO, comenta lá,,,comenta, comenta, comenta. rssss Para mim ainda é uma grande novidade. rs

    -LOLIPOP, feliz com sua presença também. Seja muito bem vinda.


    XEROSSSS

    ResponderExcluir
  13. Tem muitas pessoas q não tocam nesse assunto, é legal ver q tem pessoas q falam sobre esse assunto, sempre é bom desabafar pq nos sentimos melhores.

    Bjss

    ResponderExcluir
  14. Olá, Ana Karla!

    Tem um selinho pra você, lá no Blog.
    Bem, mudando de assunto, achei interessante essa blogagem coletiva, sobre inclusão social.
    Coincidentemente, semana passada, caminhei ao lado de uma senhora, na minha rua, que me dizia estar aperriada, pois, já tinha tentado várias escolas (públicas), pra matricular seu filho, que é especial, e nenhuma estava preparada pra recebê-lo. Apesar das Leis, ainda tem muito a ser feito, pra que a inclusão social, aconteça, de fato.

    Beijos
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  15. Que bom SOCORRO, obrigada,,, vou lá agorinha buscar meu selo.
    E tem muito a ser feito ainda, mas está evoluindo.

    Xeros

    ResponderExcluir
  16. Oi
    Finalmente consegui chegar por aqui. Adorei as últimas postagens principalmente a que fala sobre a pressão que infelizmente as crianças sofrem hoje em dia.

    Beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  17. -O mais importante ELAINE é que você veio. rsss
    Obrigadaaa!
    Boa semana pra você também.
    Xeros

    ResponderExcluir
  18. Esse assunto quanto mais se fala, mais se tem a falar. Veja, para a inclusão social dos PDF's hoje, o que falta mesmo é a conscientização (e vontade) familiar e social. O PDF sozinho consegue muito pouco, associando-se consegue mais, porém com o apoio da família e amigos consegue mais ainda. Já existem muitas leis em prol da inclusão social, falta reenvidicação das mesmas, colocá-las em prática e com qualidade, fazendo bem feito. Isso depende principalmente das associações unidas às familias e sociedade em geral.
    Beijo na alma, Ana.

    ResponderExcluir
  19. Eu como mãe de um lindo menino de 4 anos tetraplégico digo: o respeito é o principal caminho em busca da sonhada inclusão. Seja cedendo lugar na fila ou não estacionando indevidamente em vagas reservadas para os portadores de necesidades especiais.

    Bjks e parabéns pelo post! =)

    ResponderExcluir