quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Álcool é droga, sim


Mas é claro que o álcool é uma droga.

O álcool é um problema maior que as outras drogas.
Ela devasta a capacidade de raciocínio do consumidor.


De todas as drogas, sabemos que o álcool é uma droga legal e a quantidade de consumidores é maior do que qualquer outra droga. 

O pior é ver, quem você gosta muito, servindo de "bobo da côrte".
O bêbado fica inconveniente, falando besteiras, em outros até agressivos.
O álcool destrói famílias, amizades, entre outras.

Beber "socialmente" não é para todos, pois o poder do álcool domina o "social" e o consumidor passa dos limites rapidinho.

Imagem retirada do Google



Beber atrai gente bonita e feliz. Esse é um conceito muito vendido pelas marcas de bebidas alcoólicas. O que nenhuma delas fala é que o álcool também é uma droga. Aliás, por ser socialmente aceita e até incentivada, muitas pessoas desconhecem ou mesmo ignoram este fato. Mas quando citamos isso, uma dúvida muito comum é: por que o álcool é considerado uma droga?
Para começar, é importante saber o conceito de droga: qualquer substância que é capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento. O álcool é considerado uma droga psicotrópica, junção da palavra psico (psiquismo – o que sentimos, fazemos e pensamos) e trópico (atração por). Sendo assim, psicotrópico significa atração pelo psiquismo e as drogas psicotrópicas são as que atuam sobre o cérebro, alterando o modo como ele age. (Alcoolismo.com.br) (2014)



Apesar de o álcool possuir grande aceitação social e seu consumo ser estimulado pela sociedade, ele é uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso central, podendo causar dependência e mudança no comportamento.

Quando consumido em excesso, o álcool é visto como um problema de saúde, já que esse excesso pode estar ligado a acidentes de trânsito, violência e alcoolismo. (Brasil Escola)

Álcool, é a substância psicoativa mais antiga da humanidade.
Bebida e Direção
Pode surpreendê-lo o fato de que mesmo pequena, a quantidade de bebida alcoólica pode comprometer a capacidade de dirigir um automóvel. Por exemplo, certas habilidades para dirigir, como virar o volante ao mesmo tempo que se dá atenção ao tráfego, podem ficar comprometidas por concentrações de álcool no sangue (CASs) tão mínimas como 0,02 por cento. (A CAS se refere à quantia de álcool no sangue). Um homem de 80 kg terá uma CAS de aproximadamente 0,04 por cento uma hora após ter consumido duas cervejas de 300 ml ou outros dois drinques padrão, de estômago vazio. E quanto mais álcool você consumir , mais comprometidas ficarão suas habilidades para dirigir. Embora a maioria dos estados norte-americanos estabeleçam o limite de CAS par a adultos que dirijam depois de beber entre 0,08 e 0,10 por cento, e no Brasil este limite é de 0,05 % o comprometimento das habilidades de direção começa em níveis bem menores.(Anti drogas)



7 comentários:

  1. Você tem razão, as pessoas deveriam pensar um pouco mais
    sobre os efeitos do álcool.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. E é uma droga tão aceita e quase nem pensam nas suas consequências!Pena! bjs, chica

    ResponderExcluir
  3. Esta temática é realmente importante. O álcool é devastador para quem o consome e para os que estão a sua volta e, infelizmente, é instigado pela propaganda, sendo associado as coisas boas da vida.

    ResponderExcluir
  4. Olá Ana, que bom estar aqui e ler uma matéria critica desta hipocrisia consumista não regulada pelo governo e sociedade como fazem ao cigarro e outras drogas. Realmente ver alguém tomado pelo álcool é deprimente, principalmente conhecidos quando baixam a censura e fazem papel de macacos e bobos e ou se tornam leões ferozes agredindo a todos, principalmente as mulheres e filhos.
    Gostei amiga sumida.
    Um bom domingo abençoado a voce e família.
    Um abraço com carinho Ana. Bjs de paz.

    ResponderExcluir
  5. Passei 53 anos da minha vida bebendo e fumando. Há oito anos vi que era mais forte que as drogas e mandei-as baixar noutro terreiro. Para que droga se é uma DROGA? Belo e muito pertinente o teu post. Parabéns!

    Abraços,

    Furtado.

    ResponderExcluir
  6. Você acertou em cheio nesta postagem. É a pior das drogas e é a primeira droga consumida pela população e vicia mesmo, ao ponto que diariamente, no mesmo horário, o viciado tem que começar a beber.
    Beijos.
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde, querida Ana Karla!
    Por isso não se deve passar das medidas pro nada desse mundo... nem começar, se sabemos não aguentar...
    Meu pai tomava uma taça de vinho no Natal e faço o mesmo... e nada mais...
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir