segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Totem



Perfil do Grupo Totem:

O Grupo Totem participa da cena Pernambucana desde 1988. Fundamenta-se principalmente nas propostas de Antonin Artaud, na Antropofagia Cultural de Oswald de Andrade, na Dança-Teatro de Pina Bausch, no pensamento de Carl Gustav Jung. O grupo lança mão de uma multilinguagem. Na construção de seus espetáculos o Totem não parte da dramaturgia tradicional. Nosso trabalho se compõe de textos cênicos/sígnicos, construídos a partir de fragmentos os mais diversos, coletivamente. Com espetáculos essencialmente ritualísticos e antropofágicos e artes de fronteira (dança/teatro, performance,teatro ritual, teatro/dança,); música instrumental, composta especialmente para os espetáculos, simultaneamente primitiva e tecnológica, contaminada pela idéia de "paisagem sonora"; a investigação do universo do performer, sua visão de mundo sua mitologia pessoal, seu mapa corporal, aliados à idéia de que um performer/dançarino/ator; a ritualidade, a manipulação de símbolos vitais.(Fonte: Blog Grupo Totem)

10 comentários:

  1. Maravilha, Ana Karla! Grata pela indicação, minha querida! Vou ao blog, vou seguir... Tenha uma linda semana!!! bjs

    ResponderExcluir
  2. Ana, amada!
    Que beleza...não conhecia, e fico aqui pensando quantos outros grupos não exitem por esse nosso Brasil enoooorme e carecidos de maior visibilidade. Aqui, acredito que saiba, temos o Grupo Corpo...fantásticos.
    Beijuuss n.a. e uma semana maravilhosa procê!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom. Suas dicas são excelente, mas fico por aqui com o gostinho na boca. Dar visibilidade a esse tipo de trabalhos é sensacional.
    Boa semana
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá,Ana!!

    Que trabalho interessante, não conhecia este grupo! Dividir cultura é sempre bom!!
    Beijos pra ti!

    ResponderExcluir
  5. Minha querida!
    Lindo vídeo!
    Fui até o blog do grupo... Amei! Vou segui-lo.
    Obrigada pela partilha!
    Abraços! Linda tarde pra ti.

    ResponderExcluir
  6. Karla

    Amei a sua nova apresentação do layout! Ficou dez!!
    Quanta coisa boa mostrando a beleza deste Brasil.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Muito bonita a apresentação dese grupo. O Brasil tem que divulgar mais grupos como esse.
    Um beijo.
    Boa semana.

    ResponderExcluir
  8. Ana Karla, estou aqui pedindo as mminhas desculpas por não estar presente, mas é chato de dizer que anddo realmente atrapalhada sem tempo meeesmo! Isso que vc postou é uma novidade para mim. Era né, vc deu-me de conhecer!Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Karla, não lembro de conhecer este grupo, mas valorizo muito este tipo de arte. O desafio pessoal para conseguir uma performasse dessa, deve ter sido muito grande. Parabéns a todos.
    Bju

    ResponderExcluir
  10. Legal essa divulgação,Ana! um beijo,tudo de bom, lindo dia,chica

    ResponderExcluir