quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Estacionamento- Campanha de conscientização de vagas especiais





A Associação Pernambucana de Shopping Centers (APESCE), a Prefeitura da Cidade do Recife e o Ministério Público de Pernambuco, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital, lançam, nesta quarta-feira (21), às 9 horas, uma campanha educativa para conscientização e sensibilização da população a respeito da correta utilização das vagas de estacionamento especiais para idosos, gestantes e pessoas com deficiência. Além de se integrar às comemorações da Semana Nacional de Trânsito (18 a 25 de setembro), a data do lançamento da campanha também foi escolhida para coincidir com a comemoração do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.


A ação reforça as resoluções de número 303 e 304 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e a de número 09/2010 do Cetran-PE (Conselho Estadual de Trânsito), que determinam o direito aos idosos ou pessoas com algum tipo de restrição de mobilidade a espaços exclusivos nos estacionamentos de veículos – tanto se estiverem na condição de motoristas como na de passageiros. O objetivo da iniciativa é alertar os condutores sobre o respeito a esses espaços reservados. Para isso, foi criada uma ampla ação de marketing. As peças reforçam o direito da utilização exclusiva por parte do público especifico


Serão utilizados banners, folhetos, filmes nos circuitos internos de mídia, entre outros itens. Desde janeiro de 2010 é obrigatória a colocação do documento no painel do carro identificando que o mesmo transporta alguém nas condições descritas. Nos primeiros dez dias, a ação terá um caráter educativo. Já a partir do dia 1º de outubro, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) irá atuar nos estacionamentos, promovendo fiscalizações e notificando os veículos parados nas vagas especiais sem a credencial que atesta a preferência. 


Para isso, em todas as peças da campanha constará o teleatendimento da CTTU – 0800-081-1078. O serviço, que é de graça para a população e funciona 24 horas, será o canal de comunicação que o cidadão terá para denunciar aquele condutor que estacionou indevidamente o carro em uma vaga destinada aos idosos, às gestantes e às pessoas com deficiência.

O automóvel que estiver estacionado numa vaga preferencial sem a identificação, estará sujeito a uma multa no valor de R$ 53,20 e ainda somar três pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).    




RETIRADA DAS CREDENCIAIS PARA USO DAS VAGAS ESPECIAIS

Aquelas pessoas residentes no Recife que têm o direito e ainda não se cadastraram, devem solicitar a credencial na sede da CTTU, na rua Frei Cassimiro, 91, em Santo Amaro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

O idoso deve ir munido dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência no nome da pessoa, documento do veículo e o carro para vistoria. O deficiente deve levar laudo médico do SUS, RG, CPF e comprovante de residência. Se o idoso ou o deficiente não puder comparecer, a pessoa que for representá-lo  deve levar uma procuração reconhecida em cartório em nome do proprietário do carro.  Para mais informações o usuário pode entrar em contato com a CTTU pelo telefone 3355.5318 ou pelo e-mail cttu@recife.pe.gov.br.
Fonte: Aqui
Outros sites com o assunto:


Quero ver se essa fiscalização vai ser mesmo eficiente e quanto tempo vai valer, pois infelizmente o ser humano brasileiro só obedece sob uma penalidade.
Parar nessas vagas especiais, além de ser uma enorme falta de educação é também uma enorme falta de respeito.
Pior de tudo, que eu acho mesmo, é a cara de pau com qual vejo esses ignorantes saírem de seus veículos após pararem em vagas destinadas a outros. 


Todas as imagens desse post foram retiradas do Google.

13 comentários:

  1. Aqui em Natal o desrespeito é grande . Vaga pra estacionamento p deficientes ou idosos são tomadas sem a menor culpa.
    eu fico p não viver de raiva
    beijo
    bom dia

    ResponderExcluir
  2. Bom dia

    Respeitar fora questão da lei. Ser humano é empatizar com a dificuldade alheiia, mas estamos, ainda, longe disto.
    Vamos à campanha...
    bjs

    ResponderExcluir
  3. OLá Ana Karla
    Isto não acontece só aí em Recife, não. Aqui em Minas acontece isto diariamente.
    Pessoas sem respeito, sem solidariedade, sem lei existem em todos os lugares.
    Obrigada pelas palavras carinhosas deixadas no bloguinho.
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ana!!

    Só aplicando penalidades para ser de fato respeitada a lei...
    Beijos pra ti!!!

    ResponderExcluir
  5. Ótima postagem!
    Como é difícil a conscientização de um povo.
    Pra melhorar só com a penalização.
    É triste ver essa falta de respeito e amor ao próximo.
    Abraços e um dia abençoado.

    ResponderExcluir
  6. Espetacular esta iniciativa! E tomara que se alastre pelo Brasil afora!
    Vejo absurdos por aqui neste sentido.
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  7. Olá, Ana Karla

    Uma postagem de interesse público e humano.
    É uma situação que se vive também por cá, infelizmente, não só nos estacionamentos mas também nos lugares reservados nos autocarros.

    Parabéns!

    Bjo

    Olinda

    ResponderExcluir
  8. Toda iniciativa é boa,que faça o bicho homem se educar e conscientizar,sem ser vigiado.Aqui em Salvador a coisa é feia.Engraçado é voce ficar num estacionamento e ver as pessoas estacionando sabendo que estão erradas.Elas olham em volta para ver se tem alguem as vigiando.
    O que falta neste país é conscientização de fazer o certo.
    Muito boa postagem de intenções.
    Um abraço amiga.
    Sempre que passo aqui fico namorando esta imagem do blog,muito linda.
    Toda paz e luz.
    Bju.

    ResponderExcluir
  9. Olá filhota.
    Vamos ver se vai mesmo ser respeitada essa lei.
    Se o idoso estiver no carro de outrem, este carro pode estacionar na vaga para idosos?
    Beijo
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir
  10. Oi filhota.
    Lí novamente e entendi. Vai cadastrar seu carro, para quando estiver comigo não ter bronca. Rsrsrs
    Beijo
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir
  11. Querida
    Nem todos a respeitam... tenho visto isso!!! Pena!!!
    Bjm de paz e primaveril

    ResponderExcluir
  12. As pessoas tem que se conscientizar de seus direitos e deveres.Pena que se tem que mexer no bolso para que assim possamos começar a entender!
    Excelente post!
    bjokas

    ResponderExcluir
  13. Comemorar meu aniversário na sua companhia é maravilhoso. Estou feliz em comemorar mais um ano de Vida. Fazer mais uma vez aniversário é ter a certeza de que DEUS, nos concedeu a oportunidade de mudança e reforma em nós. É ter a certeza que a nossa Missão ainda não terminou.
    É muito bom ter VOCÊ COMIGO, neste dia tão ESPECIAL.
    OBRIGADA PELA SUA COMPANHIA.
    CARINHOSAMENTE,
    SANDRA

    ResponderExcluir