terça-feira, 26 de abril de 2011

Música ambiente







O que entendo por música ambiente, é aquela que ao fundo de uma boa conversa toca bem baixinha e quase sempre instrumental.
A "música ambiente" perdeu totalmente o sentido.
Em quantos e quantos lugares públicos, como supermercados, salas de esperas, bares, restaurantes, entre tantos outros, ouvimos qualquer música, quase sempre em volume muito alto?






A exemplo, duas semanas atrás, estive no Feirão de automovéis da Wolkswagen, instalada no Hiper Bompreço de Olinda e mesmo antes de me aproximar, eu já escutava uma musiquinha, dessas que tocam por aí a todo instante, nas alturas. Chamo de noise.
Quando adentrei, aí é que ficou insuportável.
Perguntei logo em voz baixa ao vendedor do que se tratava aquele feirão, e ele, lógico, não entendeu o que eu falei e pediu para repetir.
Perguntei se era um anúncio barato para uma vaquejada.
kkkk
Nem eu me aguentei.
Ele gentilmente, foi até a cabine de som, e conseguiu diminuir um pouquinho.
Ainda incomodada, disse para ele que aquele tipo de música, ainda mais naquele volume afastaria muitos compradores, pois provavelmente só estava agradando a pouquíssimas pessoas que ali estavam, e a algumas vendedoras, que mexiam seus corpinhos com a música.
Porém com toda a gentileza dele, esperei que me mostrasse a proposta. 
Peguei então o cartãozinho dele, onde ele trabalha, agradeci e saí correndo de lá.
Ufa!
Que alívio me distanciar daquele inferno astral!


E assim são em outros estabelecimentos.


Normalmente, como sou eu a incomodada, saio do local ou nem entro.


Serve para barzinhos e restaurantes também. Se estamos em mais de uma pessoa, desejamos conversar, então por que não colocar uma música baixinha e de qualidade?
Aí fica aquela conversa alta, a música explodindo no som, as pessoas nem entendem direito o que um fala ao outro, nem conseguem se concentrar na música.
E que música!!!


Salvo alguns estabelecimentos que conheço, de muito bom gosto, onde há músicas de qualidade e bem baixinhas, possibilitando assim, uma boa conversa e as vezes uma breve pausa para apreciar a música.


Para mim, música é para ouvir ou dançar nas baladas.


No Wikipédia diz assim: 



Música ambiente é um gênero musical que incorpora elementos de vários outros estilos - que incluem jazz,música eletrônica,new age,música contemporânea (música clássica moderna) e até ruído (noise). É identificável, acima de tudo, por "clima", uma atmosfera sutil e envolvente formada a partir de poucos elementos.

Vamos ter um pouco mais de consciência e deixar que cada um decida o que quer escutar no seu próprio fone de ouvidos, pois ninguém é obrigado a escutar a sua música, seja ela qual for.

Lembrei agora dos condomínios, onde o vizinho simplesmente acha que o outro tem obrigação de ouvir a sua música. 
Esse assunto é extenso e vai longe.
Xeros!

34 comentários:

  1. Apoiada!!!Detesto ser obrigada e ouvir em volum alto e ,geralmente, cada música que mais parece um bordel cantante...rsrs beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Isso eu chamo de música de ambiente insalubre.rsrs. Lhe dou toda a razão do mundo. Eu tenho trauma disso e acho uma tremenda deselegância e falta de educação. Abraços. paz e bem.

    ResponderExcluir
  3. sabe aquela máxima, o seu direito termina qdo. começa o do outro? tem gente q com certeza não conhece. passei por uns maus bocados aqui na semana santa, como postei lá no bloguinho. é de amargar mesmo. boa semana

    ResponderExcluir
  4. Olá Ana, é a primeira vez que visito seu blog e já virei seguidora, amei seu post, concordo plenamente! Tb tenho um blog, de culinária, qdo puder me faça uma visitinha, aproveita que está tendo sorteio. Beijinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Bom dia,Ana Karla!!

    Falta bom senso...E como incomoda a música alta!!!
    Fazer o que, né?!As vezes o que podemos fazer é sair do ambiente, ou nem entrar!!
    beijos!!
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Tô contigo Ana!!
    Tb não suporto essa barulheira ambiente q virou moda! Nas praças de alimentação daí tem música ao vivo? aqui em Sampa isso virou febre..e é uma barulheira do inferno, misturada com gente que não sabe comer e calar a boca ao mesmo tempo...doidera!! almoço de domingo fora de casa virou programa de índio!!
    (P.S - ou isso ou minha tolerância está mto baixa mesmo...hahahah)
    bjobjo

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente com você, minha querida Ana Karla! Em gênero, número e grau...
    É absoluta falta de respeito o que certas pessoas fazem com nossos ouvidos!
    Abraço, amiga!

    ResponderExcluir
  8. A música ambiente hoje perdeu seu sentido, pois o som geralmente é alto demais.Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
  9. Onde eu assino? kkkk Essa é minha maior briga o tempo inteiro! E no engarrafamento? Já não bastasse estar presa ali, no tráfego, temos que aguentar as buzinadas de impacientes e o funk explodindo no carro ao lado. Aqui no Rio o pior é isso. É muito funk e eletrônica em volumes estratosféricos. Eu fujo disso tanto quanto posso. E me sinto chata quando ligo para a polícia, às 23h- 24h por que meus vizinhos estão fazendo uma festa que não me permite dormir mesmo com ar ligado... Faça-nos o favor, não é? Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Todos nós concordamos contigo plenamente, querida Ana Karla.
    Eu acho que isso tem a ver com e-du-ca-ção. Aliás, tudo neste país tem o reflexo da falta dela, falta-nos educação para tudo.
    Neste feriadão visitei o MASP em SPaulo e fiquei maravilhada com as pinturas de inúmeros expoentes das artes do mundo, como Van Gogh, por exemplo, que contei por lá uns 4 quadros à óleo expostos nas paredes daquele maravilhoso museu.
    Agora, me diga, como pode um país tão rico, que pode ter um acervo como aquele, ter uma educação tão rasa, tão indecente como a nossa?!
    Também fico completamente perturbada num lugar assim e saio correndo, não compro nada e nem consigo visualizar nada.
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  11. Bom senso é tudo! Pra colocar"barulho", é melhor não botar nada!
    Bjsss
    Ótima semana pra vc!

    ResponderExcluir
  12. Concordo!
    Se eu trabalhasse num lugar desses com música alta eu ia ficar louca!
    Eu ouço música o dia todo, mas baixinho, com meu fone, que é para não atrapalhar ninguém.
    Essas músicas altas me dão no nervo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Tem toda razão, Ana. Já perdi a conta das vezes em que tive que solicitar, em restaurantes, que abaixassem o volume porque não estava conseguindo conversar. Para se fazerem ouvir, as
    pessoas acabam falando muito alto e a baderna fica estabelecida.
    Você não falou demais no DIARIO ÍNTIMO, colocou sua mensagem de forma clara. Saiba que o espaço estará sempre aberto para visitas e comentários. E quando tiver um tempinho, entre em meu outro espaço, para ler poemas.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. kkkkkkkkkkkkk
    Tive que rir.
    Eu tinha uma vizinha de ap. que acordava todo dia com a "macaca". Um dia era música de Igreja, no outro samba, rock, e assim conforme o estado dela.
    Muito alto mesmo o som. Mas o pior não era isso, o pior é que ela se esguelava junto com a música e mais o aspirador de pó. kkkkkkk
    Ninguém podia ficar na minha sala. Não dava. Ia das 7 da manhã ao meio-dia.
    Graças aos céus ela foi cantar bem longe. kkkkkk

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  15. Ah, o assunto vai longe mesmo, rs Sempre evito lugares com música alta, entre outras razões, não sou surda, rs Em restaurante acho o máximo da má educação, estamos lá para partilhar uma refeição com amigos ou familiares e não como boi em cocho só mastigando...acho que eles fazem isso para a gente pagar a conta logo!
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  16. Concordo em gênero e grau. Também quando o som está alto demais não entro no estabelecimento.
    Os jovens adoram ouvir músicas nas alturas, eem brve estarão surdos e a melodia deixa de ser curtida.
    bjs

    Divulgando
    Amanhã uma amiga do RN. seguidora do meu blog, sem blog, fará seu relato sobre perdas. Vale a pena conferir.
    bjs,
    A próxima será vc.

    ResponderExcluir
  17. Essa? " só as cachorras,tum,tum,tum,tum as preparadas tum,tum,tum "rsss Não tem quem aguente minha amiga é pra torar !
    beijossss silenciosos

    ResponderExcluir
  18. Não consigo estar perto de som alto e nas ruas, quando as lojas resolvem atacar? Eu não entro nem que a vaca tussa. E quando eles vêm para os bairros? Tem um carrinho de churros que é sagrado: toda quarta ele passa tocando aquela bendita música tão malcriada que diz: Tô nem aí....... parabéns pelo post! Bjbj!!

    ResponderExcluir
  19. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, imagino tua cara perguntando ao vendedor se era um anuncio barato para uma vaquejada,kkkkkkkkkkkk.
    Mas é mesmo um horror as músicas que escutamos por aí, sem falar nas tvs ligadas pelas salas a fora só para fazer barulho, poluir os ambientes.
    Valeu filhota.
    Beijos
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir
  20. Ana, como sempre você acertou! Pensei que isto era coisa minha, de idade rsrsrsrs... Outro dia li na net esta frase: "Todo funkeiro devia ganhar fones de ouvidos",e é mesmo. Eu fico injuriada com os carros com sons potentes ( mais caros do que os próprios carros ), passando em minha rua. Isto é coisa de falta de educação, de senso e de quem quer aparecer.

    Beijos, adorei o post !

    Rita Barroso

    ResponderExcluir
  21. Oi, Ana Karla!

    É impressionante como essa prática tem se acentuado. Eu acho de muito mal gosto, e considero até falta de educação.
    Mas, infelizmente, há gente que gosta, por incrível que pareça.

    Por gentileza, me diga a data do encontro de blogueiros de Pernambuco, e o local. Não sei se vai dar, pois, tenho alguns eventos(viagens) de trabalho programados, mas, se der, eu vou.

    Um grande beijo :o)
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  22. Ana Karla, concordo com você. Atualmente até em supermercado a música tem sido mais alta do que o desejável. Outro dia disse à moça do caixa que ela devia sair dali com a cabeça fervendo! E ela respondeu que naquele dia estava até baixo...
    Detesto música alta, seja de que gênero for!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  23. Um dia entrei em uma loja e náo consegui ficar dentro a música era um absurdo, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  24. Karla,

    Ai ai..Rs Hoje mesmo estava comentando isso com minha filha pela internet. Não aguento música alta na minha cabeça, e que uma das melhoras coisas aqui, é que nunca mais ouvi um Funk. Odeio.RS
    Você ainda entrou, eu nem entraria. Me dá uma coisa tão estranha que preciso sair rápido. Sabe aquelas coisa de fobia, sei lá o nome. Rs.
    E dentro dos ônibus. Não sei na sua cidade, mas no Rio, parece uma discoteca ambulante nos ônibus. São chamados Djs de ônibus.rs
    Amo música ambiente. Aquele que podemos curtir, bater um bom pampo e tomar aquele vinho. Rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. -kkkkk CHICA, bordel cantante é ótimo!

    -E eu CACÁ, te dou toda razão. Música insalubre. É isso mesmo.

    -Sei sim WELZE. A maioria não respeita.

    -NANE é uma alegria ter voc~e aqui no blog. Seja Bem vinda. Logo irei no seu blog.

    -É VIVIAN, o jeito é sair do local ou nem entrar

    -Tem sim TATI. As vezes tocam piano lindamente, mas diante a barulheira, fica insuportável ouvir. Fico até com pena do pianista.

    --Totalmente ZÉLIA, a falta de respeito mais parece que é moda.

    -SILVIAH, é mesmo verdade. Já não há mais sentido para a amúsica ambiente.

    -TATI, no trânsito engarrafado e ainda ser obrigada a ouvir a música sem qualidade do vizinho, realmente ninguém merece.

    -Bem pensado BETH. Num País riquíssimo de história e cultura, acontecer essas coisas. Não sei nem o que pensar. Analisar.

    -Isso mesmo DANI, barulho é melhor não tocar. Imagina você querer colocar seu bebezinho pra dormir e o vizinho está com todo volume no som? ai ai ai

    -Dão sim FLA, essas músicas me matam do coração. A solução é essa aí: fone de ouvidos.

    -Obrigada MARILENE, logo estarei por lá te seguindo viu?

    -Aff NILCE, que horrorrrr! Ainda bem que ela se foi. kkkkkkk

    -kkkkkkkk JUSSARA tive que rir, pois é assim mesmo que parece: boi em cocho. Que falta de sensibilidade, não é mesmo?

    -NORMA até gosto de uma musiquinha alta, como os lindos clássicos, mas tem que ver onde se escuta para não atrapalhar ninguém. Mas no geral a música tem que ser ouvida somente por si.

    -YASMINE você é demais...as cachorras são demais pra minha cabeça.

    -MARIA LUIZA, esses de bairro são de matar mesmo. Tem cada um que abafa o som que estamos ouvindo dentro de casa como Tv, ou algum sonzinho baixo.

    -kkkkkkkkkk MÃE, já pensou? Imaginou, né? Pois fiz isso mesmo.

    -Que nada RITA, da idade nada. Somente nosso bom senso e sensibilidade para reprovar esses sons terríveis.

    -SOCORRO, nossa data para o encontro está sendo definida entre 21 ou 22 de Maio. Espero que possas participar. Seria uma alegria.

    -Minha nossa LÚCIA, estava baixa? Imagina a alta, né? rs

    -É LISETTE, as músicas estão cada vez mais altas e de péssima qualidade.

    -Sei sim LUCINHA, uma fobia...rs
    Pois eu ainda entrei, não sei onde eu estava com a cabeça. Mas acho que fui enviada lá naquele momento para contestar a qualidade e o volume da música. Se fui absorvida, que sirva de lição. kkk

    XEROS

    ResponderExcluir
  26. PIOR QUE MEU FILHINHO MAIS VELHO OUVE ALGUMAS DESSAS PORCARIAS QUE SÃO TOCADAS POR AÍ, POIS AQUI EM CASA NEM PENSARRRR.
    ALÉM DISSO ELE GOSTA DE CHICO BUARQUE, OSWALDO MONTENEGRO, LUIZ GONZAGA, RENATO TEIXEIRA, ENTRE OUTROS DESSE TIPO. NÃO TODAS AS MÚSICAS, MAS OUVE APRECIANDO.
    AH! E GOSTA DE ROCK TAMBÉM, TANTO NACIONAL COMO INTERNACIONAL COMO QUEEN.
    NÃO SEI O QUE FAZER PRA TIRAR ESSAS MÚSICAS HORRÍVEIS DA CABEÇA DELE. TAMBÉM NÃO FICO ENCHENDO O SACO. ACHO QUE É POR CAUSA DOS AMIGOS QUE CURTEM E TAL, TAL, TAL.
    XEROS

    ResponderExcluir
  27. Ana, fico irritada ao estar num ambiente onde não se é possível conversar devido ao som ambiente, total falta de bom senso! mas parece que virou moda isso de música alta em qualquer lugar, uma campanha para acabar com isso seria muito interessante!

    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Oi Ana Karla!
    Texto ótimo, tema super oportuno sempre!
    Hoje em dia é insuportável ir a determinados locais onde não conseguimos conversar com quem está ao nosso lado, eu detesto! Quando se pode ir embora ótimo, mas quando é para fazer feira por exemplo, com o som do supermercado naquela altura dá vontade de surtar, nooossa é demais!
    Beijão

    ResponderExcluir
  29. Olá Ana Karla
    Isso acontece em todos os lugares. Está se formando uma geração se surdos, não tem ouvido que aguente tanta barulheira.
    Bjux

    ResponderExcluir
  30. Oi Karla, vc tem toda a razão, eu tb não gosto disso e ainda tem em blogs, que a gente entra e não sabe onde desligar o som rsss tem uns que as músicas são ótimas mas outros... acabo saindo antes de conseguir comentar algo kkkk
    Beijos pra ti!

    ResponderExcluir
  31. -NÉIA seria sim uma ótima idéia uma campanha contra esse tormento.

    -WANDERLEY, não tem mesmo quem aguente.

    -ISA, eu também entro em alguns blogs, mas nem chego a concluir a leitura, nem mesmo um comentário, pois fico logo agoniada e saio rapidamente.
    Quando a música está logo no início do blog, ainda dá pra pausar, mas procurar não dá mesmo.rs

    XEROS

    ResponderExcluir
  32. OI, ANA,
    CONCORDO COM VOCÊ. QUEM QUER OUVIR MÚSICA EM ALTO TOM PROCURA O AMBIENTE ADEQUADO PRA ISSO(BOATES,SHOWS AO VIVO, ETC). QUANTO AOS AMBIENTES, COMO SE DEPREENDE DO PRÓPRIO TERMO,
    NÃO COMPORTA UM SOM ALTERADO.
    ABRAÇO.
    (http://nuvemdeestrelas.blogspot.com).

    ResponderExcluir
  33. Ana...
    fui lendo o seu artigo e depois os comentarios dos amigos.
    menina... música ambiente não era para ser no ambiente?

    credo!
    hoje em dia nem precisamos mais ligar o rádio, o vizinho liga pra todo mundo ouvir.
    e se eu não gostar do som dele.

    total falta de educação, como disse a Beth.
    e hoje em dia, falta o bom senso.
    as pessoas ficam cada vez mais irritadas por conta do excesso de estimulo e barulho.
    nossa! eu estou ficando uma chata.
    rs
    mas tudo isso, pra dizer que eu concordo com você e penso que deveriamos ter mais cuidado com o que fazemos dos nossos ambientes.
    beijos.

    ResponderExcluir
  34. VERA é isso aí, nada de som alto.

    -LILIANE, não tem nada de chata, é apenas conveniência, bom senso. Valeuuuu!!!

    XEROS

    ResponderExcluir