terça-feira, 22 de junho de 2010

Tela de Yole Travassos (Festas) por Norma Emiliano

Bom Dia!


Quero em primeiro lugar, agradecer a todos que deixaram seus comentários e enviaram mensagens,  email's, em solidariedade por causa de chuvas fortíssimas causando tragédias por aqui.
O dia está amanhecendo e o tempo está chuvoso. Espero que logo abra um lindo e belo sol, como o dia de ontem.


Bem gente, hoje eu tenho aqui uma participação muito especial da Norma Emiliano do blog Pensando em Família que mandou esse material belíssimo.
Norma estou muito agradecida e feliz.
Mais uma vez, muito obrigada.




 Tela de Yole  Travassos (Festas)



 As festas juninas são lembranças marcantes na minha trajetória de vida. Na infância e adolescência participei intensamente desses eventos, na rua do meu bairro. Os  trajes típicos (caipiras, confeccionadas pela minha avó), os ensaios e as danças de quadrilhas e a ornamentação (cortando e pregando bandeirinhas) são recordações de muita alegria.

Na vida adulta participei da organização das festas em associação de bairro e incentivei as filhas nas festas escolares.
Enfim, falar destas festas na região sudeste do Brasil, especificamente, Rio de Janeiro e Niterói, na atualidade, reporta-me a lugares variados: Escolas, Instituições religiosas, clubes e ruas.   Em relação aos trajes, as mulheres se vestem de caipira, com saias volumosas e os homens se apresentam com chapéu de palha, calça remendada, lenço no pescoço, camisa xadrez e dente cariado, que segundo pesquisa é personagem nascido das comemorações pelo interior de São Paulo e de Minas Gerais.

 Os locais são decorados com bandeirinhas; montam-se barraquinhas com diferentes quitutes, normalmente comidas típicas, como amendoim torrado, canjica, pipoca, cocada, milho verde, pamonha, broa de fubá e batata doce. As bebidas são quentão e refrigerantes. Os pontos culminantes nas Festas Juninas são:  o casamento e a dança da quadrilha.
 As danças e alimentos típicos dessa época ainda estão por aqui, mas as fogueiras e festas de rua estão cada vez mais raras.

Eu adorei e espero que todos gostem.

XEROS!

17 comentários:

  1. Olá, amiga.

    Lamentável mesmo, essa tragédia que as chuvas provocam todos os anos em diferentes locais do nosso planeta. Sabemos bem os motivos. Se tudo fosse corretamente organizado pelos nossos políticos, certamente que muitas destruições poderiam ser evitadas.

    Falando em Festas Juninas/Julinas. São tudo de bom, eu adoro!!! Conhecer de outras regiões nos enche de alegria, não é mesmo? Coisas calóricas ops!!!! Tudo delicioso!!! Rsrsrsrsr... só muito tempo depois chega o arrependimento quando subimos na balança, kkkkkk

    Bjs: Tia Ném.

    ResponderExcluir
  2. As festas quanto mais originais ,mais acessiveis ao povo!lindo post.

    e as chuvas? consequencia de muita corrupção ,falta de conscientização que leva ao desequilibrio ambiental,quem paga? os mais humildes.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Voltei no tempo...na minha infância e adolescencia,quando fazíamos festas juninas na rua onde morava, todos participavam, a rua era fechada para a festa com fogueira, bandeirinhas e balão (que horror!!)As mães preparavam os quitutes, e os papais o quentão, teve uma vez que veio um homem que pulava a fogueira...(ai meu Deus!!!), e tinha pau de sebo tambem, os meninos faziam de tudo pra pegar o dinheirinho que estava amarrado lá encima...Enfim, voltei mesmo no tempo...
    E que tela linda!!!
    Que vontade de te-la aqui na minha casinha!
    beijin
    Tina(Sonhar e Realizar)

    ResponderExcluir
  4. Que linda colaboração da Norma.Lindas festas essas! Que tudo aí normalize e volte ao normal!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  5. Olá Karla

    Fiz o possível para atender sua solicitação de colaborar com os festejos juninos e agradeço a possibilidade de integrar este seu blog.
    São eventos culturais e que aqueçem nossas memórias e nos dão raizes.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana

    Eu adoro as festas juninas. Vou te confessar que um dia ainda passo uma destas festas por ai!
    Um beijo querida

    ResponderExcluir
  7. Querida tenho acompanhado os noticiários com preocupação. principalmente em saber que tenho uma amiga querida por aí, você. Folgo em saber que você e sua família estão bem. Mas ainda triste por tantas vidas perdidas. Adorei o post sobre a Festa Junina. Coisa nossa, brasileira. Nosso jeito de viver e se divertir. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Já dancei muita quadrilha, já me vesti muito de 'caipira', já fui em muita festa junina, julina e até agostina, hehehe... esse findi semana vai ser a festa junina da associação lá do bairro... vai ser divertido. abs,

    ResponderExcluir
  9. Simplesmente adorei minha linda amiga deu para reviver um passado feliz rsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana Karla, como vai?
    Estava vendo as chuvas por ai...Meu Deus!!!
    Essa tela é demais. Adoro festas juninas.
    Espero que esteja tudo em paz por.
    Fique bem.
    Bjs mil

    ResponderExcluir
  11. Ana Karla
    Como é gostoso esse período de festas Juninas e que saudades dos tempos de Colégio - tudo era diversão - os ensaios - a quadrilha - as paqueras e depois os jogos e as guloseimas.

    Beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  12. Adoro festas juninas.

    Lamentável o que a chuva fez por ai amiga, que Deus os proteja.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  13. Oi Ana Karla, todos tivemos nosso passado ao lado destes eventos maravilhosos de boas lembranças, a primeira dança em festas juninas foi a dança do pezinho, mas foi há muitos anos atrás.
    Depois me afastei das quermesses e festas assim.
    Bem, sobre as tragédias, inaceitável, mas faz parte, só queria que houvesse alguma solução ou que Deus abençoasse o Brasil.
    As vezes em pensamento me pergunto o porquê delas acontecerem, mas por mais que me deem uma resposta, não aceito nenhuma, venha de onde for.
    Beijos, Mauro

    ResponderExcluir
  14. Oi Ana, nessa época de festas me lembro de meus tempos de colégio, onde passávamos horas cortando bandeirinhas, era tão bom!
    Passando pra te deixar um abraço amiga!

    ResponderExcluir
  15. Ana, Pernambuco está em meu coração.
    Hoje estou publicando algumas daquelas frases que você usou pra falar do jeito pernambucano de ser. E também estu aderindo à campanha em prol dos Estados atingidos por essas enchentes.
    Quanto às festas juninas, quando criança/adolescente a escola sempre incentivou a manutenção dessas tradições. Lá no Rio, até dançávamos na escola a dança do coco e outras típicas.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Adorei seu Blog.Que tela linda garota.Adoro festas juninas.Vamos pedir muito a Deus e que as autoridades se empenhem pra ajudar esse povo sofrido.Beijocas Giselda

    ResponderExcluir
  17. TIA NÉM, parece que a chuva está parando.
    obrigada o apoio.

    YASMINE, você disse tudo!

    TINA é tão bom relembrar. Gosto quando provoco esse sentimento.

    Obrigada CHICA.

    NORMA, eu que agradeço sua atenção. Ficou excelente.

    Vem MARI, é massa!

    Obrigada GIOVANNA. está tudo caminhando para a solução.

    ICH, você se divertiu? Quero saber. rs

    Que bom LÍDIA. Revivendo sempre.

    TERESINHA, as chuvas estão parando, mas o estado ainda é de alerta.

    Obrigada ANA.

    MAURO amigo, quem responderia por tantas desgraças? Qual o por que de tudo isso?
    Falando de São João eu ainda curto muito, não como a vinte anos atrás, mas ainda gosto muito.

    ISA me lembrei também das bandeirinhas que cortava para enfeitar,,, era tão bommmm!

    GINA, obrigada sempre. Irei lá.

    GISIS, satisfação imensa em ter você aqui. Volte sempre. E muito obrigada pelo elogio.
    Deus é maior!

    XEROS!

    ResponderExcluir