segunda-feira, 21 de junho de 2010

Pernambuco agora



A chuva castigou também Pernambuco.
Na capital, na região metropolitana e interior foram alagamentos e tragédias irrecuperáveis.
Houve mortes. 
Pessoas desabrigadas que perderam tudo. 
Pontes destruídas. 
Estradas interditadas pela chuva.


É lamentável ver tamanha desgraça.
Hoje começando com sol, espero que todas essas pessoas prejudicadas, possam se restabelecer.
Sabemos que não é fácil, mas é preciso reagir.




Para fazer doações o  JC Online orienta:



Em tempos de calamidade, a solidariedade aparece como principal ajuda. Aqueles que quiserem doar roupas, comida, agasalhos ou produtos de limpeza e higiene pessoal para ajudar os desabrigados das chuvas devem procurar os quartéis do Corpo de Bombeiros, na Avenida João de Barros, ou da Polícia Militar, no Derby, para entregar os donativos. Para os que moram no Interior, a entrega pode ser feita em qualquer quartel da PM ou dos Bombeiros mais próximo.
Como muitas pessoas estão em casas de famílias ou em abrigos cedidos pelas prefeituras, colchões também são muito importantes. 

A Assembleia Legislativa de Pernambuco também estará, a partir desta segunda-feira (21), recolhendo doações.

PE 360°  também mostra onde fazer doações:


RECIFE
No Recife, mais de 200 famílias estão alojadas em abrigos da Prefeitura ou em casas de parentes. Para ajudar essas vítimas, as pessoas podem realizar a doação do material na sede do Instituto de Assistência Social e Cidadania do Recife (Iasc), localizado na Rua Imperial, 202, no bairro de São José. 



Nas outras cidades é só acessar o link do PE 360º




Trechos de reportagens sobre a chuva em Pernambuco do Diário de Pernambuco
Para ler matérias completas é só clicar  no link .


18/06/2010
O que se previa desde abril aconteceu. O Recife e a Região Metropolitana registraram ontem, pelo terceiro dia seguido, chuvas acima da média histórica de junho. Mais da metade da água que costuma cair no mês desabou neste curto período de tempo, transformando o dia da população em um inferno molhado, com direitos a raios e ventos fortes.
 A noite acabou sendo marcada por tragédias. Três irmãs - com idade de 3, 9 e 12 anos - morreram atingidas por um deslizamento de barreira na Linha do Tiro, Zona Norte do Recife. Até a meia-noite, os pais ainda estavam desaparecidos. Perto dali, bombeiros tentavam localizar uma menina de sete meses de idade, soterrada em Dois Unidos.


19/06/2010
As chuvas que castigam a população desde o último domingo alcançaram seu auge nas primeiras horas de ontem. A madrugada e o dia de ontem foram de agonia para milhares de famílias pernambucanas que viram suas casas serem engolidas pela fúria das águas. Além da perda material, a dor pelo irreparável. Oito pessoas, sendo cinco de uma mesma família, morreram vítimas de deslizamento de barreiras na zona Norte do Recife.
 Dentre as vítimas, cinco crianças. Um homem morreu em Cortês, na Mata Sul, pela mesma causa. Até o final da noite de ontem, um jovem que teria sido levado pela correnteza estava desaparecido em Belo Jardim, no Agreste. O saldo parcial da tragédia, segundo a Defesa Civil, era de 4.969 desabrigados e mais 5.573 desalojados em todo o estado. Além da capital e Região Metropolitana do Recife, a situação piorou no interior. O governador Eduardo Campos homologou os decretos de situação de emergência em 13 municípios no Agreste e Mata Sul. Outros 29 estão em estado de alerta. A esperança é de que a situação das chuvas comece a melhorar neste final de semana, segundo a previsão da meteorologia. Mas os riscos de alagamentos e novos desabamentos não estão descartados.


20/06/2010
Tristeza e revolta marcaram o sepultamento das cinco pessoas da mesma família, que morreram soterradas após deslizamento no Córrego do Sargento, na Linha do Tiro, Zona Norte do Recife.


Uma pergunta é recorrente sempre que o Recife se afoga quando chove. Afinal, existe ou não solução para o histórico problema de drenagem da cidade? Tanto a Prefeitura do Recife quanto os especialistas no assunto são unânimes em afirmar que sim. Mas não depende apenas de intervenções isoladas do poder público. O município precisa fazer a sua parte, ainda com uma grande lista de ações a realizar. Mas o cidadão comum pode e deve contribuir diretamente para a melhoria da drenagem. A parte que cabe a cada um de nós vai desde o destino correto do lixo até o uso de tanques para captação de água da chuva e criação de áreas verdes nas residências. Já seria um primeiro passo.


21/06/2010
Nas 9 cidades que estão em situação de calamidade pública no estado, mais de 14 mil pessoas perderam tudo o que tinham. Diante da tv, desabrigados torceram pela Seleção. E puderam ser felizes como qualquer brasileiro.




Qualquer pessoa pode ajudar.






14 comentários:

  1. Bom dia Ana, realmente isso tudo é muito desolador, mas acho que áqueles que não podem ajudar com doações, podem fazer orações e mandar boas energias, pra que pelo menos esse povo tenha a coragem e a fé suficientes para enfrentarem essa dura situação.
    Acredito que tudo isso é o grito da nossa Mãe Gaia, que agora vai se reestruturar dos abusos que sofreu pela inconsequencia e descaso com a natureza!
    Beijos pra vc e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. ê Brasilzão com inumeros problemas, mas com povo solidário.

    boa semana pra voce

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Aii minha querida... isso é algo frustante, triste e que parece não ter fim.
    Depois da calamidade que aconteceu pertinho de mim, em Niterói, posso sentir a dor de vocÊs!!

    beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. BOM DIA!
    CADA UM DE NÓS EXPRESSA DA MAIS DIVERSA FORMA AS NOSSAS SIMPLICIDADES DE VIVER A VIDA..COMEMORAR COM A MÚSICA, COM AS ARTES, COM AS FOTOS, ENFIM COM A SIMPLICIDADE. JÁ É VIVER A VIDA E ECOAR AS MAIS BELAS CANÇÕES E SENTIMENTOS.
    A VIDA É MUITO SIMPLESEMNTE MESMO. POR ISSO ESTOU NESSA COLETIVA PARA NOS ENCANTAR COM OS FATOS E LEMBRANÇAS QUE CADA UM DE NÓS TEMOS.
    A SIMPLICIDADE DA VIDA NÓS FAZ BEM MAIS FELIZES.
    NÃO É PRECISO O GLAMUR PARA NOS REALIZAR. EMBORA ALGUNS MOMENTOS ELES EXISTEM EM NOSSOS VIDAS. MAS AS DOCES LEMBRANÇAS DE UMA VIDA CURTIDO COM A LEGRIA E SIMPLECIDADE É O QUE VALE MAIS.
    POR ESTE MOTIVO ESTOU COMPARTILHANDO COM VOCÊ ESTA VIDA SIMPLES.
    http://sandrarandrade7.blogspot.com/
    FICA O CONVITE PARA COMPARTILHAR ESTE MOEMTNO COMIGO.
    CARINHOSAMENTE,
    SANDRA

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana passei pra desejar uma ótima semana e avisar que tem Sorteio lá no blog espero voçe bjks!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana, eu não entendo isto, por que destas chuvas destruidoras que desabrigam pessoas, que matam pessoas, e como evitá-las, sei que é coisa do tempo, mas onde o homem poderia por a mão de fato para evitar novas tragédias?
    Mexem tanto na natureza que acaba sobrando para nós seres humanos e principalmente para os mais humildes.
    É uma pena, beijos e uma semana iluminada para todos os necessitados destas tragédias com para nós e nossos familiares.
    Paz!

    ResponderExcluir
  7. Olá Karla

    É lamentável estes acontecimentos. Vidas destruídas. Fico pensando, será que essas catástrofes terão fim???
    bjs,

    ResponderExcluir
  8. Karla, sinto muitíssimo por tudo o que está acontcendo por aí. Realmente eu não sabia. Espero que a chuva dê trégua embora não vá trazer de volta os que se foram, nem todas as coisas perdidas, mas pelo menos que mais desgraças não acontceçam.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  9. Sabe Ana,
    o que mais me deixa triste é saber que essa é uma tragédia anunciada e que não existe política nenhuma para proteger a população mais carente.

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana, às vezes eu não sei o que escrever, e não quero me repetir, não gosto de pesquisar, só recorro quando não sei o que escrever, e nos últimos dias estou sem vontade, mas não me dou férias do meu espaço que amo muito, e que Deus olhe para nós e evite tantas tragédias em solo brasileiro.
    E de mim, na internet, evito ao máximo de falar, já coloquei foto aos montes, e recolhi todas, já deixei perfis completos, e tirei-os, então fica o básico, o que eu quero, aqui para aprender, interagir e fazer amigos.
    Por ora é isto!
    Beijos!

    Obrigado pelo carinho!

    ResponderExcluir
  11. Ana, minha querida amiga. Muito triste essa realidade. Infelizmente tem acontecido no mundo inteiro essas calamidades. Só nos resta ajudar materialmente e dar uma palavra de conforto aos irmãos daí.
    Muito importante essa sua postagem.
    Beijos com carinho.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  12. Querida Ana Karla!
    Estamos impressionados com as matérias sobre as chuvas em todo o Nordeste e só peço a Deus que isso termine, que volte a normalidade e que muitos possam ajudar toda esta gente.
    Você sabe, no verão passado a tristeza foi por aqui em Niterói-RJ e eu doei e trabalhei em mutirões, vi de perto a necessidade do povo e digo a você que se puder, tiver tempo, faça o mesmo, isso faz bem para nossa alma e melhor ainda a quem precisa.
    beijos grandes cariocas

    ResponderExcluir
  13. Oi Ana, boa semana pra você querida!
    Minha amiga sinto muito por isto.
    O que mais vimos neste ano foram as chuvas castigando o povo por todo país.
    Que as águas diminuam e nos seja restituida a paz.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  14. Ana Karla
    Muito triste tudo isso e como este no temos histórias para contar. Coitado dos pequeninos e menos favorecidos que sofrem as consequências.

    Beijos

    ResponderExcluir