terça-feira, 29 de junho de 2010

DENGUE



Boa tarde!






Gente é importante ficarmos alertas contra o mosquito da Dengue.
É assunto sério e pode estar em qualquer lugar.
Então, lendo o post da amiga Tata do blog Sim!!! Mulher, resolvi também falar sobre Dengue, ou melhor, copiar o post da Tata que diz tudo.
Sem falar que ela passou um susto com a filha. Leiam lá.

O que é Dengue?


A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

O vírus da dengue pode se apresentar de quatro formas diferentes, que vai desde a forma inaparente, em que apesar da pessoa está com a doença não há sintomas, até quadros de hemorragia, que podem levar o doente ao choque e ao óbito.

Há suspeita de dengue em casos de doença febril aguda com duração de até 7 dias e que se apresente acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo.

- Infecção Inaparente

A pessoa está infectada pelo vírus, mas não apresenta nenhum sintoma.

- Dengue Clássica

Geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.

Os sintomas da Dengue Clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.

- Dengue Hemorrágica

Inicialmente se assemelha à Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença, surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pelo e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.

Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

- Síndrome de Choque da Dengue

A pessoa acometida pela doença apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência. Neste tipo de apresentação da doença, há registros de várias complicações, como alterações neurológicas, problemas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural.

Entre as principais manifestações neurológicas, destacam-se: delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia, paralisias e sinais de meningite. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

É importante destacar que a dengue é uma doença dinâmica, que pode evoluir rapidamente de forma mais branda para uma mais grave. É preciso ficar atento aos sintomas que podem indicar uma apresentação mais séria da doença.

Diagnóstico 

O diagnóstico da dengue é realizado com base na história clínica do doente, exames de sangue, que indicam a gravidade da doença, e exames específicos para isolamento do vírus em culturas ou anticorpos específicos.

Para comprovar a infecção com o vírus da dengue, é necessário fazer a sorologia, que é um exame que detecta a presença de anticorpos contra o vírus do dengue. A doença é detectada a partir do quarto dia de infecção.

Fonte: http://www.combateadengue.com.br/

O mais importante é PREVENIR

 A ação mais simples para se prevenir a dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.



A regra básica é não deixar a água, mesmo quando limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.




Então fica aí o alerta para todos.




Xeros!



13 comentários:

  1. Oi Ana boa tarde.,..

    Ai aimga hj estou debilitada...
    Reação d avacina da gripe...dói tudo, mas vim te dar um beijinho!
    Se cuida viu?
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oie Ana, parabéns pela iniciativa do post junto com a sua amiga, pois essa doença é mesmo muito triste e perigosa. Sabe, o primeiro surto de Dengue aqui no Rio foi no ano de 2000 e o meu avô pegou logo a hemorrágica, na época com 78 anos achávamos que ele não fosse aguentar, precisou inclusive de transfusão de plaquetas, mas graças a Deus ficou bem, o velhinho é forte, só pra vc ter uma noção depois disso ele já enfrentou uma revascularização no coração e anos depois teve que colocar ainda um marcapasso e nisso já se passaram 10 anos e hoje com 88 anos tem mais disposição que eu... hehehe o velhinho é forte, né? (rsrs)
    Parabéns pelo post!
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  3. Combatendo os focos ficaremos longe da doença!!!

    Obrigada pelo apoio!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Estamos super atentos...morro de medo da dengue...mas sempre o marido dá umas voltinhas pelo quintal, pra ver se não tem algum perigo, as crianças (sobrinho-netos) brincam por aqui, e sempre deixam alguma coisinha, vivo falando pra eles...agora parece que o mais velho está entendendo, pois na escola se ensina muito sobre isso.
    Mas todo cuidado é pouco mesmo.
    beijin
    Tina(Sonhar e Realizar)

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana, só agora fui ver que você comentou no blog da Igreja do Porto, pois é, estou modificando-o, espero que o pessoal daqui dê um jeito e possa me ajudar, reuniões começaram neste sentido.
    Blog já de cara nova.
    Saber é importante, este post informando sobre a Dengue, foi muito legal, depois vou salvar.
    Hoje conectado pelo blog da IP.
    Beijos, Mauro

    ResponderExcluir
  6. o pessoal acha que esse assunto é brincadeira... a gente cuida das nossas coisas, mas nem todo mundo tem a mesma preocupação... bjos

    ResponderExcluir
  7. Pois é amiga, muita gente não liga e não faz o que deveria. Uma pena!

    beijos e saudades :)

    ResponderExcluir
  8. Estou sempre atenta com esse mosquito.

    Boa noite amiga.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  9. Tempos atrás postei uma armadilha para capturar esse mosquito transmissor da dengue. Interessante e feita com garrafinhas pet.

    http://luzdeluma.blogspot.com/2008/03/epidemia-de-dengue-fora-de-controle.html

    Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  10. Ô MARI, obrigada e você também se cuida!

    SHE o velhinho é danadinho mesmo. Fico feliz quando vejo casos de final feliz.

    TATA juntos somos fortes!

    TINA é um ótimo lugar pra se falar da Dengue, no colégio.

    MAURO espero que o pessoal da Igreja o ajude sempre. Obrigada.

    ICH, nada de brincadeira, é sério mesmo. Verdadeiras suas palavras.

    Pena mesmo LUCI, depois aparecem com a dengue e não sabe de onde foi.

    Obrigada ANA. Fiquemos mesmo atentas.

    LUMA vou lá ver. Vi uma demonstração uma evz na TV, será que é a mesma? Vou conferir.
    Obrigada.

    XEROS!

    ResponderExcluir
  11. Ana Karla,

    O assunto é sério mesmo e precisamos ter muito cuidado. Como aqui temos casos de dengue durante todo o ano e com mortes a cada semana, alguns cuidados são fundamentais. Todos brincam que sou sortuda, porque há 10 anos aqui, nunca pegamos dengue, porém em todos os cômodos temos ventilador de teto e eles ficam ligados 24 horas, assim como os venenos para mosquito. Na minha casa ainda temos tela em todas as janelas e portas. Vale a pena pagar uma conta de energia salgada, mas se manter saudável.
    Beijos e parabéns pela postagem

    ResponderExcluir
  12. Pois é CINTIA, não é brincadeira.
    Eu já tive duas vezes e por causa de outras pessoas que deixaram água parada.
    Obrigada.
    xeros

    ResponderExcluir
  13. É sempre bom alertar, não basta somente a campanha. Felismente nunca tive e tenho muito cuidado em minha casa.
    Aprendí muito mais no que lí.
    Valeu a postagem.

    ResponderExcluir