A seguinte frase me chamou a atenção:
" Para mudar o mundo é preciso primeiro mudar a forma de nascer"
(Michel Odent)
Pra mudar o mundo é preciso tanta coisa, mas se iniciarmos a vida de forma natural teremos uma caminho mais suave, mais humano.
Eu fiz duas cesáreas e hoje me arrependo demais.
O parto natural é sem dúvidas uma forma de amor pra todas as partes.
O interesse na cesariana é de amargar. Até mesmo uma violência com aquele "ser", que ninguém sabe se está mesmo prontinho para nascer.
Mas o interesse dos hospitais é de desocupar os leitos o quanto antes, ganhar mais dinheiro seja como for.
O que já vi de casos de cesariana imatura. Tudo por que o médico, o hospital, o anestesista e tantos mais, tem programas a ser seguidos.
Quanta ignorância!
Meu Deus, como as pessoas podem ser tão donas de toda e qualquer situação, sem nem mesmo pensar na vida do próximo.
O parto humanizado é uma forma de respeito ao momento da mulher.
"Já se provou que as parteiras são mais seguras que os médicos nos nascimentos de baixo risco, e que neste mesmo nascimento de baixo risco o parto domiciliar ou em Casas de Parto são tão seguros quanto os realizados nos hospitais e maternidades, com a vantagem de não realizarem tantas intervenções, pois o parto é mais natural.
O acompanhamento familiar deixa a parturiente mais tranqüila, tornando o parto mais seguro, ao constatar que a equipe especializada dos hospitais não consegue oferecer o suporte emocional que a parturiente necessita.
O Parto Humanizado significa direcionar toda atenção às necessidades da mulher e dar-lhe o controle da situação na hora do nascimento, mostrando as opções de escolha baseados na ciência e nos direitos que tem."
Fonte: (Guia do Bebê)
Para ler mais sobre parto humanizado:
PARTO HUMANIZADO entre muitos outros sites que há no Google.
Recentemente, uma sobrinha minha teve sua filhota em casa, na banheira, num parto totalmente humanizado com doula e toda assistência emocional. Até o filhote mais novo assistiu ao parto.
Uma emoção sem igual.
Falo sobre esse parto em outra ocasião.
Em agosto será lançado o filme "O RENASCIMENTO DO PARTO"
Vou aguardar para poder conferir.
E você, o que acha?
Ana Karla, assunto muito bom! Tudo que é anti natural não é legal> Mas,às vezes, somos obrigadas a apelar pelo anti natural como foi meu caso com duas cesárias. O meu primeiro foi natura, mas fiquei traumatizada pela dor. Levei 5 anos para desejar o outro filho! Eu defendo a preparação intensiva da mente e do corpo para se ter de forma natural! Dói demais! Beijos!
ResponderExcluirDona MaLu, ainda não sei se tenho preparo para o parto natural, mas sou grande incentivadora. Mas acho que se é natural é por que é assim que tem que ser.
ExcluirCreio que tudo que é natural, é melhor, mas quando a necessidade obriga, o que fazer ?...
ResponderExcluirAí faz, mas com uma motivação maior, salvar vida, é pra isto que a cesárea foi desenvolvida. Simples assim.
ExcluirÉlys, quando a questão da cesárea é necessária, então não há por que insistir em não ser, mas torcemos sempre pelo natural, clarooo.
ExcluirAnônimo, penso que a cesárea seja usada apenas para isso mesmo, salvar vidas. Eliminar as complicações.
Excluir
ResponderExcluirOlá Ana,
Excelente foco.
Com certeza, o ideal é o parto natural, mas muitas mães ainda fazem opção pela cesariana para evitar sofrimento no momento de dar a luz. Outras, que já desejam o parto natural, não apresentam condições físicas para tal e são obrigadas a se submeterem à cesariana. Creio até que a maioria dos médicos já está aconselhando suas pacientes a fazerem o parto normal que, inclusive, diminui a permanência das mães e dos bebês no hospital, resguardando-os contra infecções hospitalares.
Vou conferir este filme quando for lançado.
Ótimo dia.
Beijo.
Vamos aguardar o filme Vera, que também fiquei muito curiosa.
ExcluirXeros
Olá Ana Karla
ResponderExcluirNão sei muito sobre o assunto, mas tudo natural é muito mais saudável.
Bjux
A naturalidade da vida é essa e deixemos a cesárea para as complicações.
ExcluirXeros
Oi, Ana.
ResponderExcluirMuito mais que ignorância, essa situação é, muitas vezes, oportuna, tanto para o médico, como para a mãe.
O primeiro parto para uma mãe é sempre uma incógnita.
Meu primeiro parto foi uma cesária, meu segundo parto também foi uma cesária, já que a primeira ocorreu sem nenhum problema.
Meus filhos são lindo e saudáveis.
O importante é o bem estar de todos sempre.
Assim eu penso.
Um grande abraço
Ina, também tive duas cesáreas e meus filhos fortes e saudáveis sem nenhum problema. Discordo totalmente quando dizem que o parto natural faz do bebê/criança mais saudável. Mas sou 100% a favor do parto natural e acho que as próprias mães devem exigir de seus médicos para terem seus partos naturais.
ExcluirXero
ResponderExcluirOlá filhota.
Eu tive quatro partos normais e uma cesariana, que só se fazia
se fosse extremamente necessária.
Mas por experiência, o ideal é o parto normal, que alguns momentos após o parto, já estamos bem, para cuidarmos de nosso
bebe.
Beijos
Maria Luiza (lulú)
É Mamy, sei disso, mas a 5ª gestação teve que ser cesárea, senão eu não nascia, não é mesmo? 10 meses é motivo suficiente para operar. kkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirXeros
Oi Ana
ResponderExcluirOlha pra ser sincera, a respeito deste assunto, não sou a favor e nem contra, depende muito das circunstâncias, da pessoa, do momento.
Eu fiz duas cesarianas, a 1ª porque minha filha estava sentada, e na 2ª eu optei por este método porque fiz a laqueadura de trompas.
Contudo, acho que no parto natural ou normal a recuperação é bem mais rápida.
Beijo.
Pois é Célia, a gente deve fazer o que achar melhor pra nós mesmas. Eu optei por cesárea as duas gestações e na segunda também fiz ligadura.
ExcluirMas sou grande incentivadora do parto natural.
Xeros
A MINHA EXPERIÊNCIA POR QUERER PARTO NORMAL NAO FOI BOA. TIVE SÉRIOS PROBLEMAS. MAS ACHO QUE DEVE-SE ESPERAR A HORA CERTA PARA SE FAZER A CESÁRIA.
ResponderExcluirBJS
É Norma, cesárea tem que ter um motivo sério.
ExcluirAna Karla, fiquei emocionada ao ler o que escreveu e ver o vídeo! É um fato: não se respeita o tempo do bebê e da mãe também!
ResponderExcluirO que pode ser uma solução, como no meu caso que tive pré-eclâmpsia, é aplicado desnecessariamente e visando facilitar o lucro ... é isso, eu penso!
Um beijinho!
Gloria, obrigada pelo carinho.
ExcluirNão se pode brincar com parto, seja cesárea ou normal. Quem pode ter parto normal sem complicações, não há por que não ter.
Xeros
Tive dois partos naturais, inclusive um gemelar, foi tudo perfeito, no outro dia estava em casa cuidando dos meus filhos, só acho que anatomicamente, nem todas as mulheres conseguem, é preciso ter uma boa avaliação.
ResponderExcluirBjs
Concordo Andréa, acho que por mais natural que possa ser, algumas não tem preparo. Acho que eu não teria. Optei logo por cesárea.
ExcluirXeros
Ana, há 24 anos tive meu filho de forma natural, esse já era o meu desejo antes mesmo de engravidar e foi maravilhoso, sempre que posso aconselho as amigas que façam o mesmo.
ResponderExcluirBeijos
Que lindo Néia!
ExcluirIncentive sim, pois se deu tudo certo pra você, por que não nas novas mamães. Que a cesárea fique reservada para o último caso.
Uma das minhas frustrações Aninha...o primeiro filhote, a marca era a partir de 10/10, nasceu dia 06, de cesárea, pq afinal dia 12 tinha feriado prolongado e o obstetra tinha que ir pra sua fazenda! Fazer o q? Disse-me que minha pressão tinha subido muito e que corria risco de eclampsia...numa gravidez sem nenhuma intercorrência! Se não fosse tão jovem, tão confiante nele, e com a experiência hospitalar que tenho hj, teria monitorado - eu mesma - minha pressão. A segunda acabou tb sendo...pra seguir o que já tinha sido. Que renasça o parto natural!!!
ResponderExcluirBeijuuss amaaada
Ô Regina, alguns médicos não são tão humanos como pensamos, mas na gestação ficamos muito frágeis e assim passamos a confiar totalmente neles e tudo o que eles dizem é mais que regra.
ExcluirQue renasça o parto natural.
Xerossss
A cesárea deveria ser uma ocorrência de emergência, mas médicos e hospitais ganham muito menos com o parto normal. O dinheiro interfere nas nossas vidas antes mesmo delas começarem.
ResponderExcluirÉ Allan, o dinheiro fala mais alto nessa hora. Claro que a cesárea rende muito mais.
ExcluirGostei da sua observação: "O dinheiro interfere nas nossas vidas antes mesmo delas começarem."
Olá, querida Karla
ResponderExcluirAi, ainda sinto a dor de 40 anos... parto normal com fórceps...
Depois, 2 cesáreas por necessidade...
Não teria coragem de ter tentado sabendo que tinha grande dificuldade para o normal ou humanizado...
Fique bem!!!
Bjm de paz
Nossa Ro, então foi um sofrimento, hein?
ExcluirAinda bem que agora podes contar história.
Xeros
Ana Karla, meus 3 partos foram de cesarianas, necessárias. Todos os filhos deram o sinal para nascer, aconteceu tudo na hora certa, nada programado. Não tenho nenhum momento de arrependimento, visto que não busquei pela cesárea.
ResponderExcluirClaro que programar o dia e a hora que a criança vai nascer é, no mínimo, desumano.
Beijo!
Pois é Lúcia, que nasçam de cesárea, mas que deixem os bebês darem sinal de que vão nascer. Se não der natural então que seja feita a cesárea.
ExcluirXeros
oi Ana Karla! amei seu cantinho, assim como vc acredito em muitas maneiras de nascer...vc escreve com simplicidade e coração, meu blog é sobre Adoção, passa lá! vou estar sempre por aqui. bju!
ResponderExcluirObrigada Jussara.
ExcluirVai ser um prazer passar no seu blog.
Bem vinda querida!
Xeros
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir