segunda-feira, 19 de abril de 2010

Blogagem Coletiva - Vermelho ou vinho.

Bom dia!

Eu como sempre(rs), pensei em falar da McLaren para representar a minha blogagem vermelha que por sinal tivemos uma dobradinha maravilhosa ontem, mas como estive na Casa dos meus pais, na Cidade das Flores esse final de semana, me veio a boa idéia em falar de vinhos, pois meu pai é enófilo e achei interessante, inclusive, esclarecer para alguns, essas palavrinhas dos elaboradores e amantes de vinhos.


 Então vamos lá:
Enófilo é o amante de vinhos, que aprecia, que gosta.
Enólogo é o responsável pela elaboração do vinho
E ainda tem também o Sommelier  que é conhecido como o maitre das bebidas. Ele deve conhecer para poder orientar seus clientes, sobre todo tipo de bebida, desde água, café, chás e muito especialmente bebidas alcoólicas como o vinho.

Ah, tem também o Enochato ( que li no site da Academia do Vinho), aquela espécie da qual todos nós conhecemos um exemplar (ou vários).
O enochato chega às festas ou ao restaurante, pega uma taça, certifica-se de que tem bastante gente olhando, faz cara de entendido, gira o copo no sentido horário e com inclinação de 26,487º em relação a Greenwich, funga dentro da taça, revira os olhos, fala um monte de coisas complicadas e depois olha para as outras pessoas presentes com ar superior, como se elas fossem a ralé da humanidade por não entender de vinhos tanto quanto ele.
É justamente por causa dos enochatos que o vinho tem essa fama de coisa complicada, inacessível, sofisticada, exclusiva de gente rica, metida e chata.
É preciso acabar com essa impressão elitista que as pessoas têm do vinho.
No século 17, a Igreja Católica dava pão e vinho às famílias pobres! Vinho era considerado item de primeira necessidade, fazia parte da cesta básica!
Todo mundo deveria ter a oportunidade de aprender a tomar vinhos, sem achar que o vinho e sua cultura representam chatice ou um bicho papão, cheio de mistérios e dificuldades.

Bom, resumi ao máximo.
Deixo o site abaixo para quem quiser saber mais.

Fontes de informação: Academia do Vinho
Imagens: Internet

XEROS !

24 comentários:

  1. Não sou enóloga,mas....sou amante do vinho tinto de preferencia,uva Merlot. Resumindo ao máximo,acredito que o vinho entre entendimentos técnicos ou algo mais,é preciso tomar com uma companhia agradável, e pra mim, não existem conversas melhores quando o paladar fica preso na boca.Eita falei foi muito.
    beijo e uma semana de muita paz

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!!!
    acho vinho tão chique...
    mas não consigo beber muito...rsrsrs...uma tacinha pra mim chega... quero minha coca zero!!!
    Gosto dos docinhos, aqueles pra tomar comendo sobremesa...hummmm...
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Ana Karla, bom dia!
    Que aula hein?
    Adorei. É sempre bom aprender. Faz muito tempo que não bebo nada alcoólico. Mas já fui apreciadora de vinho branco...o tinto nunca combinou comigo!rsrssr
    Enochato!!!! Essa foi muito boa!!!
    Resumindo ...gostei muito desse seu post.
    Um beijo gostoso
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  4. Ficou muito legal e esclarecedora e os enochatos, são um porre,rsrssr...beijos,chica

    ResponderExcluir
  5. Ana, amei o post, principalmente por causa dos enochatos...rs!
    Boa semana.

    ResponderExcluir
  6. Enochatos pra mim está na mesma categoria de chatos dos politicamente corretos e dos ecochatos...dá no saco!E como gostam de aparecer...eu sempre que vejo essas figuras, digo sempre que bom é o que a gente gosta! Pouco me importa se custa 10 ou 1 milhão de reais...não é isso?
    Bjs e gostei demais xerosa...tomara que muitos chatos leiam isso...

    ResponderExcluir
  7. Enochato???Adorei!!!!!
    Vou ter que degustar um vinho neste fim de semana, não vai ter jeito , esses blogs me deixaram com vontade ! Kkkkkk....
    Bjos
    Fran

    ResponderExcluir
  8. Muito bom post amiga!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. hehehe Adorei o "enochatos" e quando li eles foram ganhando rosto... conheço alguns que realmente merecem este título.
    Vinho é ótimo, romântico, gostoso, aconchegante e saudável. Uma cesta básica com vinho seria maravilhosa! Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Adorei o enochato !!!! ótimo!!!Bjs

    ResponderExcluir
  11. oiee Lindona!!!
    bem eu sou enosóbria...parei de beber...um pequeno gole de vinho no final do ano na hora do almoço...nd de álcool mais o fígado véio de guerra absorve...e o pouco que bebo parece que bebi sozinha a garrafa inteira,rs.
    Linda semana pra ti....mas gostei dos esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  12. Adorei a aula, gosto de vinho, mais não sabia nada sobre o assunto.E eu conheço alguns enochatos, e eles agem assim mesmo...rs.

    Beijos e flores!

    ResponderExcluir
  13. Ana, achei seu blog na página da Tata, adorei o que falou sobre enochatos, trabalho com vinhos e sei bem como eles são rsrsrsrsrs
    Ooooooooooooootro xero pra vc.
    Meu blog é: cris-mãedeadolescente, passe por lá.

    ResponderExcluir
  14. Oi Ana, um belo post este para quem curte vinhos, o que não é o meu caso, pois não sou das bebidas alcoólicas, sou mesmo do refrigerente, e este tem o nome de uma marca bem famosa, digamos a melhor, mas como informação teu post foi muito bom, e teu template está lindo.
    Beijos, boa noite, Mauro

    ResponderExcluir
  15. Olá amiga

    Amo vinho. Ótimo post, parabéns.

    Bjo

    ResponderExcluir
  16. Oi Ana Karla!
    Gostei da sua explicação sobre quem entende de vinho.Muito bom saber.
    Bjs,Rozani

    ResponderExcluir
  17. q chique essa postagem em vermelho...arrasou!
    querida, dediquei um meme pra vc! espero que curta...é divertido!

    ResponderExcluir
  18. Agradeço a todos que comentaram:
    Cris, Yasmine, Tata, Astrid, Chica, Gina,Glorinha, Farnçoise, Fátima, Tati, Vivi, Teresa, Nanda, Cris, Mauro, Kinha, Rozani e Tatiane.
    Obrigada também pelos elogios.
    Fico muito feliz quando os amigos passam por aqui e comentam.

    Eu não sou enóloga, mas gostaria muito. Aprecio os espumantes, frissantes.
    E eu também adorei o enochato. kkkkk

    Um xero para todos!

    ResponderExcluir
  19. hahahahaha não conhecia o termo enochato!! Mas a figura já botei reparo! (rs*) Beijus,

    ResponderExcluir
  20. Olá Ana,
    Eu também cá do outro lado alinhei na blogagem colectiva, só ainda não deu foi para visitar todos, por isso estou aqui um pouco fora do tempo!...
    Obrigada pelas informações e por essa novidade do «enochato», está muito bem visto.
    Não sou grande consumidora, mas sou apreciadora de um bom vinho, que para mim está ligado à alegria, ao convívio, à festa.
    Beijinhos,
    Manú

    ResponderExcluir
  21. Gostei do reforço da aula, principalmente o espécime do qual eu não tinha conhecimento do termo, mas da figura já conheço há bastante tempo.
    Valeu!
    XEROS...

    ResponderExcluir
  22. Olá filhota.
    Amei a sua postagem, disse o que se precisa saber sobre as classes que apreciam o vinho.
    Beijos
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir
  23. Bom dia
    Bons esclarecimentos, mas o enochato para mim foi surpresa; identifiquei alguns, rsrs, bjs

    ResponderExcluir