sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Carinho nos alimentos

Imagem retirada do Google

Ontem ao fatiar uma banana e colocar leite em pó e achocolatado para meu filho, fiquei pensando como é bom esse carinho dado aos filhos. Sim, por que caprichar nos alimentos, e a forma como é oferecido, demonstra um tanto de carinho sem igual.
Lembrei de quando criança, a minha mãe sempre preparava deliciosas receitas e quando ela nos servia sempre tinha uma bonita arrumação no prato, por mais simples que fosse. Até hoje ela faz assim e percebi que essa é uma forma carinhosa que ela tem com a gente. 
Aliás, ela faz com todos.
Quando estamos na casa dela, ela faz questão de ir pra cozinha preparar os alimentos e se for pra servir no prato o capricho é o mesmo de sempre.
E preparar um prato com carinho e amor tem outro sabor.

Imagem daqui


Meu marido acha que eu mimo demais os meus filhos, mas quero que eles também provem desse carinho que posso dar. Porém, aqui em casa, os dois já fazem muitas comidinhas por conta própria, pois é uma forma de me ajudar. Mas de vez em quando eu faço questão de servi-los.
E quem não gosta?

55 comentários:

  1. Sim! É muito bom!
    Meu pai sempre foi desses mimos, minha mãe tb, mas meu pai é meu xodó (eu sou o dele na verdade, sem nenhuma modéstia...rsrs). Ele é padeiro, confeiteiro, comi mto pão em forma de ursinho, jacaré...

    Eu reclamo aqui que ninguém põe nada na mesa para mim, marido lava louça, limpa, comprar pronto, mas esse miminho assim, não, não rola...rsrs
    Filho com 12 bem podia, eu ensino, conto como eu cuidava de meu irmão, com direito a mimos qd eu tinha doze anos, mas ele é meio carne de pescoço.

    Eu sirvo, efeito, tudo com prazer, seja para colocar na mesa, sej ano café na cama, num lanchinho, choclate, bombom quando marido esquece algo e vem buscar de carro, quando o filho já ta no corredor indo para escola.
    Adoro escrever algo no guardanapo, fazer corações, carinha, colocar enfeites nos pratos, talheres, no dia-a-dia e em datas e eventos só par gente ou para convidados eu me solto...rsrs...sou uma boba incorrigível.

    Uma feliz, mimada e deliciosa sexta para vc :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Tina, eu também reclamo as vezes por que ninguém coloca nada pra mim, mas eles bem que preparam a mesa para receber a comidinha. kkkkkk
      Continue assim, soltinha nas comidinhas.
      Xeros

      Excluir
  2. Carinho só pode fazer bem em tudo! beijos,lindo fds!chica

    ResponderExcluir
  3. Você está coberta de razão, Ana Karla o que mãe faz ´´e bom demais porque ela o faz com sacralidade. Meus filhos dizem que o leite de mãe não fica saboroso como o que eles faze e vivem dizendo:"Ah, mãe, o seu é mais gostoso!!!" Ando atrasadinha com os comentários, mas li e amei a sua opinião quanto à renúcia do Papa! E quantas asneiras ainda dizem! Sua mãe, minha xará querida, é um espetáculo como cozinheira. Adoro as recitinhas dela! Grande abraço a ela e a vc, com um lindo final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é dona MaLu, tem umas comidinhas que somente minha Mamy sabe fazer. Ela é fera mesmo na cozinha.
      Mas a senhora deve ser também. Mau, ou melhor dizendo, bem das Marias Luizas. kkkkkkk

      Excluir
  4. Oi Ana Karla
    Gostei muito do seu blog, já vou ficando por aqui. Você tem toda razão, o carinho que damos para nossos filhos é o que fica para sempre na memória deles!
    Bjos. Fique com Deus!
    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

  5. Olá, Ana Karla

    Acho este post um mimo. Vi-o e vim logo ver. Lembrei-me da minha mãe, sabe? especialmente, de um copo de leite com custard que ela me oferecia a meio da manhã. Para além de todo o carinho que ela punha em tudo o que se relacionasse com o bem-estar dos filhos. Também faço o mesmo com a minha filha...

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana Karla
    Minha mãe está com 89 anos, e até hoje os três filhos almoçam na casa dela todos os dias, comidinha feita por ela mesma (não tem e não gosta de empregada). Nada melhor que mino de mãe.
    Bjux

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Wanderley, me emocionei agora. Com toda essa idade, ela é uma "danadinha", hein!
      Também não sou chegada a empregada, vou fazendo o que dá.
      Xeros

      Excluir
  7. Pois é amiga, pode parecer bobagem mais me emocionei muito ai ler seu texto sobre o carinho que preparamos os alimentos para nossos filhos, eu sempre fiz isso para meus filhos e quando eles não gostavam de algo eu enfeitava tanto a comida que eles achavam engraçado e acabavam comendo e gostando...graças a todo carinho que tive em preparar todas as refeições hoje em dia meus filhos são rapazes que comem de tudo ( frutas, verduras e legumes).
    Mais me emocionei mesmo foi pensando no Alison, pode parecer mentira, mais o Alison é uma criança que não come nenhuma fruta e nenhum legume e verdura...nenhum mesmo amiga, só come batata frita, nem purê de batata que geralmente toda criança gosta ele como, eu tenho feito de tudo com muito carinho mais ele não aceita nem experimentar e quando eu insisto ele diz que não vai comer porque a mãe dele não fazia ele comer então ele não é obrigado a comer, ai eu explico a ele que eu não estou obrigando ele a comer, que eu quero apenas que ele experimente e se ele não gostar tudo bem...enfim, tem sido muito difícil amiga. Agora lendo seu texto fiquei a me perguntar como será que a mãe apresentava os alimentos/refeições à ele? Será que ela insistia para ele experimentar quando ele dizia que não gostava? Como será que foi essa mãe? Tantas dúvidas e tenho que me manter calada.
    Enfim, seu post mexeu comigo.
    Desculpe o enorme comentário.

    bjus e um lindo fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem do que se desculpar minha querida Vânia.
      As crianças precisam mesmo provar os alimentos e depois poderem dizer se realmente não gostam.
      Aqui em casa, os meus filhotes não comem todo tipo de frutas e verduras são pouquíssimas, mas vou incluindo no cardápio e assim eles vão provando.
      O Alison terá seu tempo de comer, acredite. Sei que é difícil, mas ele vai superar essa fase da vida dele junto com todos vocês.
      Xeros

      Excluir
  8. Ana faço isso com Rubens e entendo seu sentimento , é prazer , amor , dengo e a gente pode ate ficar cansada mas o beijo que recebo não tem preço . Descobri que nasci pra ser mãe 24h , gosto de cuidar do que é meu rss beijo grande um findi de paz , adorei seu post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô amiga que coisa mais linda as suas palavras, mãe 24horas é tudo de bom mesmo.
      Obrigada
      Xeros

      Excluir
  9. Marido reclama dos mimos, por que não sabe o prazer que é servir uma coisa gostosa para um filho, vai dizer que ele não se derrete para a mãe quando ela faz o que ele gosta? risos
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, marido reclama, mas ele mesmo faz um mimo desses de vez em quando.
      A mãe dele já partiu há um ano, mas ela babava muito os filhotes dela.
      kkkkkk
      Xeros

      Excluir
  10. Fazer minos é sempre muito bom. Um ótimo final de semana para vc.

    ResponderExcluir
  11. Acredite, estes mimos são alimentos do corpo e do coração.Como vc recebe(eu)carinhos assim e agora os realiza para seus filhos, sabe bem o quanto significam, Ana.
    Eu também sempre gostei de tratar os meus com estes mimozinhos.Isto é felicidade, né?
    Bom fim de semana.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felicidade pura Calu!
      Não acho que estou acostumando mal, uma vez que eles também vão pra cozinha inventar e ajudar.
      Xeros

      Excluir

  12. Oi filhota.
    Esse carinho que você fala, só dá quem o recebe.
    Recebi de todos em minha infância, minha avó, meus tios meus pais e até os empregados em casa de mamãe e dos empregados do trabalho de papai.
    Tento até hoje ser carinhosa em tudo que faço, só não sou perfeita. Valeu filhota.
    Beijos
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora está explicado de onde vem todo esse carinho nos alimentos. Você arrasa.
      Xeros

      Excluir
  13. Carinho é tudo.Sempre procurei fazer o melhor,fazer o que gostavam...Tínhamos mt leite em casa e fazia leite condensando que eles amavam,mas nunca fui muito de cozinha.Tinha o cuidado porém de que tivessem o de gostavam à mesa.Bjsssss...Minha mãe até pouco tempo fazia almoço pra mim e mandava por moto táxi.Há um ano depois de AVC,as coisas mudaram um pouco...Bjss amiga!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só quanto carinho da sua mãe, Zilda.
      Felizarda.
      Leite condensado de leite puro de vaca é tudo de bommmm.
      Xeros

      Excluir
  14. Olá Ana Karla
    Mimo e carinho de mãe são muito bem-vindos em qualquer idade.
    É muito gostoso mesmo agradar os filhos com uma comidinha saborosa, preparada com muito amor e capricho.
    Estava lendo os comentários, a Lulú, Maria Luíza é sua mãe?
    Ela já fez comentários no meu bloguinho.
    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Olá Ana Karla,
    Até hoje eu faço mimos para meus filhos, quando consigo reunir os três e suas famílias, ai eu me solto, tudo que eles gostam, e toda a atenção eu dou (marido fica com ciúmes kkk)
    E você tem uma mãe muito especial!
    Obrigada pelo carinho viu?!!
    Xerocas carinhosas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Go, você tem "cara" que gosta de fazer esses mimos.kkkk
      Você merece o carinho amiga.
      Xeros

      Excluir
  16. Que linda postagem amiga!
    Aproveite... ame muito, mime bastante e curta
    todos os momentos possíveis desta fase de seus filhos.
    Esses carinhos fazem toda diferença e o tempo passa muito rápido.
    Abraços! Boa noite e um lindo amanhã pra ti.

    ResponderExcluir
  17. Ana, acho que é ótimo esse mimo!
    Quem não gosta? todos gostam, com todas as idades!!
    beijos e um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  18. Exatamente! Nossa alimentação deve estar sempre bonita ao prato. A beleza que os olhos testemunham o estômago aplaude sempre. Minha neta Giovanna já disse: - Ninguém aqui sabe fazer uma banana amassadinha bonita, com canela, farelinhos, sucrilhos e chocolate que nem meu vô! (todo avô é "bobo" mesmo; não quero ser diferente... rsrsrsr)

    A vida é assim mesmo, bonita em seus mínimos detalhes. É só querer ver que vemos... Abs

    ResponderExcluir
  19. Ana, vc me fez sentir ainda mais saudade do tempo em que minha mãe, tão atenciosa e esmerada na cozinha, fazia questão de preparar os pratos que os filhos mais gostavam. Hoje, apesar dos meus parcos dotes culinários, tento fazer para o meu filho uns agradinhos, tão bom isso né?
    Adorei seu texto!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Néia.
      O que importa não é a quantidade do sabemos fazer, mas a qualidade que podemos proporcionar.
      Xeros

      Excluir
  20. É muito bom dar ou receber carinho, nos faz amados. Tem selinho pra você.

    Saudades

    Bjss

    ResponderExcluir
  21. Olá, queria Karla
    Sempre faço assim pros netinhos e eles ficam felizes da vida...
    Vc fz muito bem!!!
    Bjm de paz e orante

    ResponderExcluir
  22. Mimo demais e amor não fazem mal. São exemplo quereles levaram para o resto de suas vidas, hoje muitos pais nem participam da vida dos filhos....infelizmente.
    Curte cada banana cortada e cada prato elaborado isso não tem preço.
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  23. Karlinha, amor, atenção, carinho e firmeza de mãe formam as criaturas. Você está certa em mimar e em cobrar e ensinar. Mistura perfeita.
    Imagino a Lulu, carinhosa com vocês. Gosto muito dela!
    Beijos, cherosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Lúcia, Lulú sempre foi muito carinhosa quanto a alimentação.

      Excluir
  24. Não sabia que a Lulú é sua mãe...
    Os homens sempre acham que mimamos demais os filhos. Acho até que é uma pontinha de ciúmes.
    Minha mãe sempre paparicou os filhos, mas como sou a caçula e demorei mais para sair de casa, recebi mais mimos. A minha mãe sempre me acordou com o café da manhã na cama. Acha que é demais? Esse cuidado era o medo que eu saísse de casa sem comer, já que ela saía antes de mim.
    Não cresci ingrata e tenho a certeza que ela faria isso até hoje se aqui estivesse.
    Também sou do tipo que paparica os filhos, mas não faço nada contrariada - é tudo espontâneo! Em troca, recebo muitos mimos também!

    Acho que tudo se ajeitou por aqui...
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Luma, Lulú é minha Mamy.
      Bom demais.
      Também faço sem esperar a troca, mas quando recebo os carinhos, me derreto toda.

      Agora sim Luma, está tudo OK.
      Obrigada

      Excluir
  25. Olá aninha!
    As feiras sempre estão acontecendo :)
    Creio que nesse fim de semana estarei no Recife antigo.
    Obrigada pelo carinho no bloguinho flor!
    xeroo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laurinha, como sempre estou na praia no final de semana, então fica difícil de aparecer, mas assim que coincidir um final de semana por aqui, vou te encontrar com certeza.
      Xeros

      Excluir
  26. E tem coisa melhor que dengar os filhos? Ah, não tem não!! Se tem, eu desconheço (e sinceramente, quero continuar desconhecendo...rsrsrsrs).

    Este teu post me deu uma ideia para outro post meu! :P

    Bjinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Trícia, se tem coisa melhor, eu não quero conhecer.
      kkkkkkkkk
      Xeros

      Excluir
  27. Inspirada no teu post, aqui o meu! :)
    http://espelhodesi.blogspot.com.br/2013/04/um-pouco-de-mimo.html

    PS: Adorei teu blog, li vários posts...mais tarde volto aqui pra comentar mais!:D

    ResponderExcluir