domingo, 31 de janeiro de 2010

Carnaval e despedidas



Bom Dia!
Hoje em Olinda é dia das "Virgens de verdade" na Av. Beira Mar, esse sai  arrastando muitos foliões vestidos de mulher ou não..
O Carnaval de Olinda, como costumam dizer, tem muita irreverência, e eu concordo. Irreverência, alegria, descontração, criatividade.
Sobe e desce ladeira o dia inteiro.
Bloco passa, encontra outro e desce nesse, sobe com outro.
Muitas tribos reunidas por um só motivo: brincar, brincar e brincar.
Pelas ladeiras desfilam centenas de agremiações carnavalescas  que são troças, blocos, maracatús, caboclinhos, afoxés e muitos outros.
Aqui o carnaval está bombando, mas não devemos desviar todas as atenções para o carnaval, paralelo temos muitos assuntos que requerem muita atenção. 



Ontem foi um dia importante para mim.
Foi a despedida do meu irmão mais velho, que veio passar as férias aqui em Olinda, Recife, Pernambuco, depois de dois anos. Ele mora em Belém com a esposa e uma dos três filhos. Ele diz que lá é muito bonito, mas ainda não tive coragem de ir lá. Vou tentar ir nesse ano.
Tiramos muitas fotos, brincamos, nos divertimos muito em Maria Farinha.
Ah, conseguimos tirar fotos com a família toda reunida( aff, até que enfim!) e também reunir os cinco irmãos juntos( eu e meus quatro irmãos).
Em cima Denis o caçula dos homens, eu(caçula geral)
Em baixo: Douglas(o mais velho), Paula (a filha número 4) e Jadir Filho (o do meio).
Então do mais velho ao mais novo: Douglas, Jadir, Denis, Paula e Karla(eu).
Esse é um dos momentos raríssimos, pois depois de adultos cada um tomou seu rumo e não é muito fácil juntar esse quinteto.

Xeros!

sábado, 30 de janeiro de 2010

Origem do Carnaval

Imagem da internet


Dez mil anos antes de Cristo, homens, mulheres e crianças se reuniam no verão com os rostos mascarados e os corpos pintados para espantar os demônios da má colheita. As origens do carnaval têm sido buscadas nas mais antigas celebrações da humanidade, tais como as Festas Egípcias que homenageavam a deusa Isis e ao Touro Apis. Os gregos festejavam com grandiosidade nas Festas Lupercais e Saturnais a celebração da volta da primavera, que simbolizava o Renascer da Natureza. Mas num ponto todos concordavam, as grandes festas, como o carnaval, estão associadas a fenômenos astronômicos e a ciclos naturais. O carnaval se caracteriza por festas, divertimentos públicos, bailes de máscaras e manifestações folclóricas. Na Europa, os mais famosos carnavais foram ou são: os de Paris, Veneza, Munique e Roma, seguidos de Nápoles, Florença e Nice.
Fonte: Fundação Joaquim Nabuco

Carnaval de 2009 - Estou ao centro




Bom dia!


Ontem fui para as ladeiras de Olinda aproveitar um pouco das prévias. 
Alguns blocos estavam subindo e descendo por lá. 
Pouca gente, mas ao encontro de dois blocos, apertou. Ai que beleza! rs


Um grande destaque do carnaval aqui, são os bonecos gigantes de Olinda.
Toda Terça feira de Carnaval acontece o desfile de todos os bonecos juntos.
É muito lindo, emocionante, diferente...


Volto amanhã
Xeros.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

De volta!

Minha mãe fazendo fisioterapia

Bom dia!


Estou de volta e quero em primeiro lugar, justificar minha ausência e retribuir desde já o carinho de todos.
A minha mãe já saiu do hospital, já está fazendo fisioterapia com um fisioterapeuta maravilhoso que é Drº Jademilson Júnior, que atende particular e na Fisiotop de Olinda.
Bom, ela já está andando e fazendo tudo sozinha.


Além de ter me ausentado por esse motivo, aproveitei também para relaxar um pouco mais o restante das férias.
Momentos

E por último fui ao corre corre do material escolar dos meus meninos.
Gente como foi tão mais caro esse ano!
Livros, papelaria, paradidáticos, fardas...ai ai ai !
Não estou assim, reclamando, pois só o fato de poder comprar já me sinto previlegiada, mas que pesa, pesa.


Mudando de assunto, a partir de hoje falarei do Carnaval daqui, afinal de contas moro em Olinda!


"Olinda, quero cantar..."


Muitos xerosssssssssss


segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Atualizando


Em homenagem a minha mãe, o quintal dela.


Bom dia!
Ontem quando saí do hospital, deixei minha mãe com uma evolução muito boa. Já estava sentada, sem oxigênio, fez fisioterapia e provavelmente sairá hoje.
Daqui a pouco vou para o hospital para ficar um pouco com ela e quem sabe levá-la para casa.




Mudando de assunto, assisti um filme chamado " O menino do pijama listrado", já tinha lido o livro e agora o filme.
Uma história comovente, chocante e bastante conhecida.
Dois meninos que viram amigos e se comunicam diariamente separados por  uma cerca que divide o mundo de cada um. Realidade bem diferente.
De poucos comentários, como diz a sinopse.


A todos uma ótima semana.


Xeros!

domingo, 17 de janeiro de 2010

Unimed Recife



Bom dia!

Hoje será um dia mais alegre e menos cansativo para mim. Pois estou em casa após passar alguns dias com a minha mãe, que está  internada no hospital.
Ela internou-se no Hospital da Unimed Recife para colocar uma prótese no joelho, o que foi um sucesso.Sairia após 3 dias, mas teve umas complicação na respiração, mas está bem, reagindo bem.
Não sei ainda por quantos dias ela ficará, mas estou torcendo para que seja até segunda feira.
É um bom hospital onde ela está, mas os funcionários que nele trabalham, são a maioria mal humorados. As enfermeiras, nem se fala. Se você chama-as, elas vem com raiva, como se não fosse obrigação delas lhe atender. São demoradas. Querem que você faça o trabalho delas. Levei vários foras.
 A enfermeira chefe de ontem de manhã, foi super grosseira, mal educada, quando perguntei-lhe gentilmente se ela poderia me informar a que horas o médico da minha mãe passaria no hospital para avaliá-la.
Gente eu não acreditei no que vi e ouvi da enfermeira. Mas para não me dispor com aquela pessoa, se é que posso chamar de "pessoa", calei-me, dei meia volta ao apartamento e tentei comunicar-me com o médico.
Eu costumo me defender nesses casos e tomar as devidas providências, mas fiquei tão chocada que preferi esfriar a cabeça e logo mais na avaliação geral do hospital, farei questão em preencher todo o formulário e assim terei oportunidade de escrever tudo o que aconteceu. Espero que a direção do hospital tome as devidas providências.
Não pude pedir remoção da minha mãe para outro hospital, pois  creio eu, falta pouco para ela sair e também criaria uma tempestade muito grande.
 Na verdade a impressão que me passou, é que são pessoas que trazem problemas particulares para o trabalho. São mal amadas. Ignorantes.
Reconheço todo o côco, vômitos e sangue que um paciente desconhecido deixa ali. Reconheço todo o trabalho de uma enfermeira e dou os parabéns, mas não dá o direito de ser grosseira com quem a trata bem. Existem muitas profissões e nós somos livres para escolher.
Vocês não tem noção da quantidade de absurdos que essas enfermeiras fizeram e falaram.
Mas eu estava lá para averiguar.
Ah, e elas não gostam de dizer o que está medicando na paciente, olha só...tem que me dizer o nome de cada remédio que está sendo aplicado e quando não sei, tem que me dizer para que serve.
Detalhe: quando chega algum médico na enfermaria, elas quase não conseguem falar de tanta "doçura". Não deveria ser assim com o cliente?
Não são todas, mas a maioria.E que maioria!

Da copa vieram sempre funcionários simples e educados.
Da manutenção, da limpeza também.


Pois é, plano de saúde caro...

Ufa!

Um xero para todos!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Organizando

Imagem da internet


A mais rica biblioteca, quando desorganizada, não é tão proveitosa quanto uma bastante modesta, mas bem ordenada.( Schopenhauer)


Realmente do que adianta  ter milhares de títulos se está tudo desorganizado?
Como vou conseguir ler, achar algo na bagunça?
Assim mesmo, penso eu, são nossos pensamentos.
Captamos muitas informações diariamente. Na tela, no trabalho, na vizinhança.
Temos um verdadeiro bombardeio de informações e se não organizarmos tudo na cabeça vira uma bagunça e não saberemos onde aprendemos ou lemos ou vimos determinado assunto rebatido nesse momento.
Todos nós temos capacidade em ouvir e ver tudo e saber o que nos é proveitoso, dispensando aquilo que não é interessante. Começando com a raiva, rancor, ódio, ofensas, invejas, vinganças.
Vamos organizar nossas idéias e ter dias mais leves, aproveitando com mais sabedoria.


Xeros e um lindo dia!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

DIA DO COMPOSITOR






Bom dia!


Hoje é dia do compositor, aquele que se dedica a arte musical, autor de uma realização artística.
Que faz belas melodias para nossos ouvidos.
Posso citar alguns na minha lista, como Chico Buarque, Pixinguinha, Gilberto Gil, Vinícius de Moraes, Noel Rosa e muitos e muitos outros.
Mas na verdade quando falam em compositor me vem logo a cabeça Beethoven,  Chopin, Strauss, Mozart, Vivaldi, Schubert, Bach, Verdi.
Fica aqui a minha humilde homenagem ao dia do Compositor, que para min são todos os dias.


Quem você citaria para o dia de hoje?


Xerosss!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Redação


Imagem da internet


Abaixo uma redação feita por uma aluna do curso de Letras, da UFPE Universidade Federal de Pernambuco (Recife), que venceu um concurso interno promovido pelo professor titular da cadeira de Gramática Portuguesa. Ano de 2007. Muito interessante.


Redação:

Era a terceira vez que aquele substantivo e aquele artigo se encontravam no elevador. Um substantivo masculino, com um aspecto plural, com alguns anos bem vividos pelas preposições da vida. E o artigo era bem definido, feminino, singular: era ainda novinha, mas com um maravilhoso predicado nominal.


Era ingênua, silábica, um pouco átona, até ao contrário dele: um sujeito oculto, com todos os vícios de linguagem, fanáticos por leituras e filmes ortográficos. O substantivo gostou dessa situação: os dois sozinhos, num lugar sem ninguém ver e ouvir. E sem perder essa oportunidade, começou a se insinuar, a perguntar, a conversar.


O artigo feminino deixou as reticências de lado, e permitiu esse pequeno índice.
De repente, o elevador pára, só com os dois lá dentro: ótimo, pensou
o substantivo, mais um bom motivo para provocar alguns sinônimos. Pouco tempo depois, já estavam bem entre parênteses, quando o elevador recomeça a se movimentar: só que em vez de descer, sobe e pára justamente no andar do substantivo. Ele usou de toda a sua flexão verbal, e entrou com ela em seu aposto.


Ligou o fonema, e ficaram alguns instantes em silêncio, ouvindo uma
fonética clássica, bem suave e gostosa. Prepararam uma sintaxe dupla para ele e um hiato com gelo para ela. Ficaram conversando, sentados num vocativo, quando ele começou outra vez a se insinuar.


Ela foi deixando, ele foi usando seu forte adjunto adverbial, e rapidamente chegaram a um imperativo, todos os vocábulos diziam que iriam terminar num transitivo direto.


Começaram a se aproximar, ela tremendo de vocabulário, e ele sentindo seu ditongo crescente: se abraçaram, numa pontuação tão minúscula, que nem um período simples passaria entre os dois. Estavam nessa ênclise quando ela confessou que ainda era vírgula; ele não perdeu o ritmo e sugeriu uma ou outra soletrada em seu apóstrofo. É claro que ela se deixou levar por essas palavras, estava totalmente oxítona às vontades dele, e foram para o comum de dois gêneros.


Ela totalmente voz passiva, ele voz ativa. Entre beijos, carícias,
parônimos e substantivos, ele foi avançando cada vez mais: ficaram uns minutos nessa próclise, e ele, com todo o seu predicativo do objeto, ia tomando conta.


Estavam na posição de primeira e segunda pessoa do singular, ela era um perfeito agente da passiva, ele todo paroxítono, sentindo o pronome do seu grande travessão forçando aquele hífen ainda singular. Nisso a porta abriu repentinamente. Era o verbo auxiliar do edifício. Ele tinha percebido tudo, e entrou dando conjunções e adjetivos nos dois, que se encolheram gramaticalmente, cheios de preposições, locuções e exclamativas. Mas ao ver aquele corpo jovem, numa acentuação tônica, ou melhor, subtônica, o verbo
auxiliar diminuiu seus advérbios e declarou o seu particípio na história.


Os dois se olharam, e viram que isso era melhor do que uma metáfora por todo o edifício. O verbo auxiliar se entusiasmou e mostrou o seu adjunto adnominal. Que loucura, minha gente. Aquilo não era nem comparativo: era um superlativo absoluto. Foi se aproximando dos dois, com aquela coisa maiúscula, com aquele predicativo do sujeito apontado para seus objetos. Foi
chegando cada vez mais perto, comparando o ditongo do substantivo ao seu tritongo, propondo claramente uma mesóclise-a-trois. Só que as condições eram estas: enquanto abusava de um ditongo nasal, penetraria ao gerúndio do substantivo, e culminaria com um complemento verbal no artigo feminino.


O substantivo, vendo que poderia se transformar num artigo indefinido depois dessa, pensando em seu infinitivo, resolveu colocar um ponto final na história: agarrou o verbo auxiliar pelo seu conectivo, jogou-o pela janela e voltou ao seu trema, cada vez mais fiel à língua portuguesa, com o artigo feminino colocado em conjunção coordenativa conclusiva.

sábado, 9 de janeiro de 2010

FÉRIAS






Bom dia!


Estou em férias, mas passei por aqui por consideração a todos que aqui passam.
Durante esse mês estarei aqui sempre que possível.
Sabe como é que é, filhos e marido de férias, então as atividades(ou não atividades) são intensas.
No momento estou curtindo um lugar chamado Atapuz. 
Já estive lá várias vezes.
É uma praia que fica no município de Goiana, Pernambuco. 
Lá se encontra com facilidade peixe-boi por ficar a alguns quilômetros do Projeto Peixe-Boi em Itamaracá.
Muito mangue.
É um lugar altamente sossegado. Não há ruas asfaltada, nem grupos de jovens fazendo arruaças, colocando som alto, nem competições de jet-ski, nem imprudências de barcos no mar. 
Nada. 
Apenas Paz.
Um paraíso.
Deixo algumas fotos de lá.
Xeros.






Nós aqui nos refrescando, brincando, desopilando.


segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

TOLERÂNCIA ZERO


Imagem do site Edibar


Bom dia!


As pessoas tem andado em defensiva, sempre.
Faz algum tempo que venho observando esse comportamento, o que está fazendo as pessoas ficarem agressivas e sem tolerância.
Estou vivendo um tempo em que não posso mais fazer nenhum tipo de "brincadeira" ou "gracinha", por que antes de finalizar a "brincadeirinha" ou "gracinha", já estou sendo atacada com quatro pedras na mão. Normalmente me dizendo que sou isso, aquilo, que pareço com tal pessoa...
Pois é, tenho levado vários "foras", sendo taxada de estressada, incompreensiva, agressiva, mau humorada.
Ora, se antes da conclusão já estou levando uma "resposta defensiva, agressiva", então por que tenho que continuar sorridente e satisfeita?
A verdade é que não posso mais falar nada, pois sempre estou "sem razão".


Me sinto em um quartel general, onde o soldado tem que comparecer e sempre dizer: "Sim senhor".


As pessoas preferem ouvir inverdades e que você sempre concorde com elas, mesmo estando erradas.


Sem mais.


Xeros!


sábado, 2 de janeiro de 2010

ANO NOVO

Bom dia!


Para abrir esse novo ano, quero desejar a todos um lindo, próspero, feliz ano, com muito amor e muita paz.
Essa música do Gilberto Gil além de ser linda diz muito.
Ofereço a todos que passarem por aqui.






Eu comecei meu ano novo muito bem acompanhada por meus irmãos, meus filhos e maridão em confraternização.
Foi maravilhoso!
O almoço do dia 1º, fomos para o restaurante e a primeira pessoa que encontrei foi uma linda amiga, Gilka, que a vi há muitos anos atrás. Pelo menos uns 25 anos. Estudamos juntas na 1ª série. Ela era a minha melhor amiga.
Nós nos falamos sempre aqui pela net, mas vamos combinar, pessoalmente foi uma emoção sem igual.
Demais!


Xerossssss!