terça-feira, 30 de agosto de 2011

Educação extra classe

Educação é foco diário.
Um caso interessante é o aluno na sala de aula prestar a atenção na explicação, mas mesmo assim ficar com dúvida e ter medo de perguntar ao professor com medo de ser repreendido, se passando ao ridículo.
Isso acontece!
O professor por sua vez, muitas vezes adianta o assunto por ser cobrado pela direção o conteúdo diário. Tudo tem que estar em dia.






Mais o que é que está acontecendo?
Por que alunos que podem tirar simples dúvidas tem que ir para um reforço fora do colégio?
Fica até mal para o colégio ver seus alunos em reforço, pois se declara incompetente na matéria de ensino.
Ah, tem o fulaninho e o sicraninho que são destaques na escola.
Quantos?
A escola precisa estar atenta e aproveitar ao máximo o potencial de seus alunos.
Lógico que há aqueles que realmente precisam de uma ajuda extra classe, pois podem ter algum distúrbio como TDA, Dislexia... 
O que vejo muito, em relação ao colégio do meu filho mais velho, é que falta uma parceria entre colégio, aluno e pais ou responsáveis.
O aluno tem direito de perguntar e esclarecer suas dúvidas. O professor tem o dever de explicar novamente, e o colégio precisa dar margem para que seus professores possam cumprir a sua meta profissional, realizando assim um resultado positivo.


Esse post não é uma crítica, é uma observação geral na visão de uma educadora e mãe.


Bom dia!


Imagem desse post retirada do Google

20 comentários:

  1. Karla, obrigada pela visitinha. Não deixe de passar lá hoje e participar do sorteio. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Pertinente tua observação...Por aqui, qq coisinha é Reforço escolar.Lindo dia,beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Olha eu aqui de novo pra agradecer esse carinho todo, que nem mereço. Karla quanta coisa boa recebi nesses dois anos e sua amizade foi sempre uma brisa suave perfumada.Muito obrigada amiga. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ana sou contra o reforço escolar, deixa na minha opinião, que a criança fique um pouco dependente disso e os pais na maioria sem tempo para ajudá-los recorrem a isto.Eu dou meus pulos e sento com Rubens até ...ele sentir-se seguro.Acredito também que tem que haver uma parceria pais e professores cada um faz sua parte.O professor não pode ser 100% até porque o número de alunos nas salas de aula é enorme,outro problema.
    beijos e um ótimo dia

    ResponderExcluir
  5. Olá,Ana!!

    E concordo contigo!! O pior é que é um problema velho...quando estudava eu morria de vergonha de perguntar...e assim a maioria dos alunos!! Até hoje?!Como podê? temos mais tecnologias, mais informações, mas o ensino continua igual...
    Beijos pra ti querida!!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Ana Karla!

    Muito oportuna a sua observação. Isso é fato, e creio que se não houver diálogo entre as partes interessadas, vai se tornando regra.
    É inconcebível o professor que não abre espaço em suas aulas para questionamentos e esclarecimentos de dúvidas. O profissional deve ser um instigador, não acha?

    Um abraço
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  7. Procede a sua observação, que bom se voce fosse ouvida, abraço de zélia

    ResponderExcluir
  8. O Reforço escolar deveria ser somente para casos especiais, mas quando se torna rotina para muitos alunos é preciso repensar os métodos empregados.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Karla
    Eu também não sei o que acontece, mas veja: meu filho sempre foi bom aluno, passou todos os anos, só no 2º colegial ficou com dificuldade em: história. E olha, meu maido é formado em história, adora conversar sobre isso, tem muitos livros sobre o assunto, e quando soubemos que ele estava com essa dificuldade perguntamos: mas porque não nos falou? porque não falou com o professor?
    E? nada. Disse que não gostava da matéria (pelo que falou, parece que não teve bons professores, sabe desses que estimulam o aluno, tipo a Jussara do blog Palavras Vagabundas?0.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá Ana Karla
    Você está certa, sem sincronia, não há educação.
    Bjux

    ResponderExcluir
  11. Alicia Fernández nos lembra que “a culpa, o considerar-se culpado, em geral, está no nível imaginário” (FERNANDEZ, 1994) e coloca que o contrário da culpa é a responsabilidade. Para ser responsável por seus atos, é necessário poder sair do lugar da culpa.

    Quando todos assumirem seu papel de verdade na educação a realidade muda.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Corretíssima essa observação. Parabéns pelo texto!
    Ah, daqui a pouco tem sorteio novo no meu blog, mais de 40 itens (mega sorteio). Espero vc!
    bjks
    Vivi
    www.viviass.blogspot.com
    www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Ana Karla!
    Nooossa isto é antigo viu?!
    No meu tempo graças a Deus não tinha tantas dúvidas, mas quando as tinha ficava caladinha e passava batido. É o famoso medo de parecer burro. A parceria escola-pais-aluno é imprescindível, senão no final todos perdem.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  14. Jesus!
    Esse post veio na hora certa. Estou com um problemão dentro desse assunto e que a escola não consegue resolver. Imagine uma professora de matemática que não corrigi exercícios, apenas pergunta se tem dúvida e todos ficam esperando alguém perguntar porque na faixa etári apré-adolescente eles tem vergonha de serem taxados de ...

    ResponderExcluir
  15. Também como mãe e profissional da educação... acho que existe um abismo muito grande entre família e escola. Uma culpa a outra pelo não sucesso do aluno que é o grande interessado e prejudicado em meio à esse fogo cruzado!
    Bjs...

    Rita Barroso
    http://blogdachickitabakana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Querida
    Moro em frente a um colégio e sei do que fala...
    Além do mais, a questão da educação é contínua... Estamos no mundo e ele se recicla e renovando vamos nós com ele...
    Bjm de paz

    ResponderExcluir
  17. Eu concordo com tudo que vc disse...
    É lamentável como está o ensino hoje em dia, tanto da parte de professores, diretores e principalmente de pais/responsáveis.
    Existem professores excelentes, mas que não podem fazer nada pra melhorar por conta de regras absurdas impostas à eles e tbm à falta de tempo.
    Aqui em minha cidade, perto de minha casa, uma excelente diretora que estava próxima de ser aposentada, foi "rebaixada" pra professora porqeu tinha competência demais. Ela modificou tanto a escola pra mais, que isso incomodou os outros, que a tiraram do cargo. Hoje a escola continua o mesmo marasmo de sempre. Eu achei um absurdo!

    Beijos....

    ResponderExcluir
  18. Aninha, para participar de todos os sorteios vc deve preencher o formulário no final de cada post sobre o sorteio que vc desejar participar.
    Tem sorteio novo com 40 itens, espero vc em todos!
    bjks
    Vivi
    www.viviass.blogspot.com
    www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi, Ana Karla... Assino o post com você! Concordo plenamente! Obrigada pela visita ao Livre Pensamento! Fico feliz de encontrá-la em meu cantinho! Bjks Tetê

    ResponderExcluir
  20. Cada vez que eu venho aqui é uma novidade boa, tanto nos temas tratados como no visual. Hoje, com a educação extra classe. Parabéns, querida. Muito bom. Beijos.

    ResponderExcluir