segunda-feira, 18 de abril de 2011

Livro Infantil



Hoje é dia nacional do livro infantil e por que hoje?



O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que o mesmo dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil, brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.
Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.
Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.
Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira e seus famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor de rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio?
Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.
Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Imagem desse post retirada do Google



17 comentários:

  1. Um a bela postagem. Falar de Monteiro Lobato é falar de um dos maiores escritores brasileiros, que tão bem soube escrever para as crianças de uma forma que encanta até os adultos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada do Monteiro Lobato... puxa, que falha! Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Belo o seu registro. Quem não usufruiu dos legados deste escritor, não é mesmo?
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha você lembrar Monteiro Lobato. Sua obra, supostamente,criada para criança retrata o Brasil na sua imaginação metafórica. É um dos meus escritores favoritos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Um dia importante a ser lembrado! beijos,chica

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana Karla!
    Bela homenagem para quem sempre estará presente no imaginário das crianças de nosso país. O Google também fez sua homenagem. Legal, bem merecida! Que mente fértil e criativa a de Monteiro Lobato! Bjo

    ResponderExcluir
  7. Excelente Ana Karla.
    Hoje Taubaté está em festa celebrando o dia do livro infantil
    beijinho.

    ResponderExcluir
  8. Minha geração cresceu assistindo as peripécias de Emília e cia na televisão. Quem de nós não se lembra dessa história? E ela é um sonho para os meninos e meninas nos dias de hoje, porque não podem mais subir em árvores nem andar livres pelas ruas....

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana Karla
    Bela postagem, muito bem lembrado, dedicar o dia do nascimento de Monteiro Lobato com data oficial da literatura infanto juvenil.
    Bjo

    ResponderExcluir
  10. Uma das coisas q eu mais gostei de moteiro lobato foi o sitio do pica pau amarelo era muito legal eu sempre assistia quando passava na tv, minha infância foi embora e o programa tbm é chato mas fazer o q neh

    Bjss

    ResponderExcluir
  11. Ola,querida Ana.
    Voce acertou em cheio com esse post.Monteiro Lobato foi o maior escritor de estorias infantis do Brasil.O primeiro livro que li depois de alfabetizada foi Reinaçoes de Naririnho,e eu amava aquele livro.Lembro que lia antes de dormir,ja na cama,todas as noites um pedacinho,e claro,viajava naquela fantasia maravilhosa.Amei,querida.Grande beijo.zenaide storino.

    ResponderExcluir
  12. Anna, sempre procuro postar livros infanto-juvenis e não sabia dessa data!
    Bela Lembrança.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  13. Olá filhota.
    Já disse que não gostode dia de nada. Mas este dia é realmente muito importante para literatura brasileira.
    Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
  14. Olá Ana Karla
    Acho que hoje as crianças nem sabem quem foi Monteiro Lobato. É uma pena.
    Bjux

    ResponderExcluir
  15. Olá Aninha, Monteiro Lobato é um gênio!!!
    Uma riqueza para cultura brasileira!!

    Tenha uma linda Semana!!!
    Paz e Luz!!!

    ResponderExcluir
  16. -Pois é ÉLYS, eu não poderia passar batida por esse dia.

    -Patty, que pena que não leu nada, mas certamente você conhece o Sítio do Picapau Amarelo, não é mesmo?

    -É sim NORMA. Monteiro Lobato marcou várias gerações.

    -MÔNICA, ele também é meu preferido.

    -E bem lembrado, né CHICA?

    -É VALÉRIA, eu vi a homenagem. Merecida demais.

    -LILIANE, a festa deve ter sido linda, pois literatura infantil é uma grande fonte de cultura.

    -Verdade TUKA, um sonho mesmo. As crianças não sabem o que é isso.

    -Também achei maravilhoso CÉLIA!

    -Pois é JES, fazer o que...mas ficam os livros que podemos relembrar sempre.

    -Obrigada ZENAIDE, não poderia deixar passar em branco um dia que me lembra uma infância inteira.

    -JUSSARA, confesso que eu também não sabia, mas vou tentar lembrar dela no próximo ano. kkkkk

    -Obrigada MÃE!

    -A maioria não sabem mesmo WANDERLEY. Alguns adultos, como eu, que apreciei muito, passo esse conhecimento para os meus pequeninos. Assim ele tem consciência de quem foi Monteiro Lobato.

    -É mesmo RO, uma grande riqueza para a cultura brasileira.

    XEROS

    ResponderExcluir
  17. Adoro a CUCA, pois historia sem um vilao fica morna e sem graça, mas com certeza o resultado tem que ser sempre: O bem vencendo o mal...bjin

    ResponderExcluir